Notícias



Câmara encerra ciclo de Audiências Públicas



Publicado por: Imprensa


Foi encerrado na noite desta quinta-feira o ciclo de Audiências Públicas que debateu o Plano Diretor de Araras no âmbito do Poder Legislativo. Foram quatro encontros e no último deles a Comissão de Obras, Serviços Públicos, Educação, Saúde, Assistência Social, Juventude, Agricultura e Ecologia, se reuniram com a população, especialistas no assunto e membros da administração municipal para debaterem sobre Educação, Saúde, Esporte, Cultura, Turismo e Assistência Social.
Apesar de ter sido o último encontro, conforme previsto em edital publicado no final do mês passado, o vereador Marcelo de Oliveira (PMDB) não descarta a necessidade de um novo encontro. “Alguns pontos podem ser melhor trabalhados, enquanto outros nem foram abordados”, explica.
O vereador Breno Cortella (PT), também membro da comissão, concorda com o colega vereador e ainda afirma que todos os encontros já realizados foram bem válidos e deverão ser muito aproveitados para a elaboração das emendas que deverão ser apresentadas ao Plenário durante a votação do Plano Diretor pela Câmara Municipal.
A primeira Audiência Pública foi realizada no dia 3 de agosto. Na ocasião foi discutido o futuro da Segurança Pública em Araras. Na seqüência, em 10 de agosto, o debate reuniu as discussões sobre Zoneamento, Habitação, Saneamento e Urbanismo. E na noite desta quarta-feira, em 16 de agosto, os assuntos abordados foram Desenvolvimento Econômico, Transporte e Meio Ambiente.
O Plano Diretor é o instrumento básico traçado para a política de desenvolvimento do município. Deve-se pensar globalmente e agir localmente. Reflete os anseios da comunidade e indica os caminhos para uma cidade melhor. Sua principal finalidade é orientar a atuação do poder público e da iniciativa privada na construção dos espaços urbano e rural na oferta dos serviços públicos essenciais, visando assegurar melhores condições de vida para a população.
Ele é elaborado por iniciativa do prefeito, devendo ser discutido com a comunidade, para ser transformado em lei pela Câmara Municipal. De sua implantação, espera-se que se proponham meios para garantir e incentivar a participação popular na gestão do município. Que aponte rumos para um desenvolvimento local e regional economicamente viável, socialmente justo e ecologicamente equilibrado.
Para a realização das audiências públicas foi criado um regimento interno que determina as normas dessa sessão, inclusive o tempo de explanação dos técnicos que serão convidados a debater o assunto. O regimento esclarece que a audiência pública é considerada um evento livre, permitindo a presença de qualquer pessoa ou entidade interessada no assunto objeto da discussão.
 
4ª Audiência
            O público participou mais dos debates durante a quarta Audiência Pública feita pela Câmara de Araras. Mas antes de suas indagações foi a vez de especialistas que atuam no Poder Público Municipal apresentarem seus projetos e que já constam no documento encaminhado ao Poder Legislativo.
O primeiro a falar foi o enfermeiro Erinson Mercatelli pela Secretária de Saúde. Segundo ele a prioridade de investimento no setor é com a saúde preventiva e a intensificação do trabalho que já está sendo feito com o Comitê contra a Mortalidade Infantil. “Hoje nós temos um investimento de até 23% do orçamento municipal na Saúde. Maior do que o previsto por lei. Isso faz com que sejamos referências no Estado”, lembrou ele,
            Pela Educação, a professora Silva Garcia Simões Zuntini, que responde pela pasta, falou da necessidade de se implantar núcleos de Educação de Jovens e Adultos em todas as regiões. “Além disso nós vamos construir três grandes centros de Educação Infantil, além de um voltado para o Atendimento ao Deficiente, já em estudo para ser implantado no Jardim Fátima”, disse a professora anunciando também um projeto que vai contemplar a educação rural.
            Para Esporte, Cultura e Turismo, apesar da pequena fatia que detém do orçamento, a professora Paula Lopes de Castro mostrou-se disposta a ampliar o acesso às oficinas e escolinhas já existentes. “Já o turismo passa pelo desenvolvimento econômico e de ações que deverão ser feitas com outros departamentos”, disse ela.
            Em Assistência Social, Eduardo de Moraes lembrou que nenhum ação pode ser feita individualmente sem trabalhar também com a família e a anunciou a implantação das Casas de Família com atendimento de psicólogos, assistentes sociais e outros profissionais. “Isso vai evitar o deslocamento da população para o centro da cidade. Vamos chegar mais perto da realidade de cada região”, concluiu.
            Depois do secretariado foi a vez da população se manifestar. O professor de história Fábio Cressoni falou da necessidade de se criar um Arquivo Municipal para guardar toda a documentação da cidade. “Infelizmente estamos atrasados e muito já se perdeu. É preciso tomar uma atitude o mais rápido possível”. Como resposta ele ouviu das autoridades presentes que a proposta vai ser encaminhada ao Poder Público Municipal e com certeza incorporada ao Plano Diretor.
            Adolfo Affonso questionou o fechamento do Banco de Sangue, e como resposta ouviu que a proposta também será encaminhada. Enquanto Isabel Mendes pediu que as escolas e projetos educacionais tenham seu horário de atendimento estendidos além das 16h30 em função do horário de trabalho dos pais. Já Laura Botezelli pediu a intensificação de um trabalho para o tratamento contra as drogas para crianças e adolescentes.    
 
Participação Popular
Apesar do encerramento das audiências a população ainda pode participar com o preenchimento do Formulário de Participação Popular disponível na recepção da Câmara. Outro mecanismo que também pode ser usado é o e-mail colocado à disposição com a mesma finalidade (imprensa@camara-araras.sp.gov.br).
Segundo Marcelo de Oliveira, todas as propostas apresentadas durante as audiências servirão de base para que os vereadores elaborem emendas que devem ser votadas até o começo de outubro. Prazo final para aprovação do Plano Diretor pela Câmara de Araras.


Publicado em: 31 de agosto de 2006

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Notícias da Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Saiba o destino das doações da campanha beneficente às vítimas da chuva do Rio Grande do Sul

16 de maio de 2024

A campanha beneficente às vítimas da chuva no Rio Grande do Sul, realizada em conjunto entre a Câmara Municipal de Araras, a Associação Separados para o Senhor (ASS), a Defesa Civil, o Tiro de Guer...



Escola Cognus visita Câmara de Araras

16 de maio de 2024

Mais uma escola visitou a Câmara Municipal de Araras para atividades do programa educacional Câmara Cidadã, desenvolvido pela Escola Legislativa de Araras “Vereador Dr. Francisco Nucci Neto”. Desta...



Nova legislatura da Câmara Jovem realiza sua primeira sessão ordinária

16 de maio de 2024

A Câmara Jovem começou uma nova legislatura e já fez sua 1ª Sessão Ordinária nesta quarta-feira (15), pelo comando da presidente Sophia Helena Parreira Milinski. Como convidada, participou a presi...



Câmara Municipal realizou Ato Solene em comemoração aos 100 anos do TCESP durante a 15ª Sessão Ordinária

15 de maio de 2024

Durante a 15ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal, que ocorreu na última segunda-feira (13), foi realizado Ato Solene em comemoração aos 100 anos de existência do Tribunal de Contas do Estado de S...



Alunos da Emef Adriano Ademir Lombi visitam a Câmara Municipal

15 de maio de 2024

A Câmara Municipal de Araras recebeu a visita de 58 crianças do 5º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Adriano Ademir Lombi, na manhã desta quarta-feira (15). A visita faz parte do...



Projetos de nomes de ruas são aprovados em sessão

15 de maio de 2024

Os vereadores aprovaram, na última sessão ordinária (13), seis projetos de lei que nomeiam ruas de loteamentos em Araras. Todos os projetos são de autoria do vereador e vice-presidente da Câmara Mu...





111

Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!