Notícias



Câmara organiza história dos Cidadãos Ararenses



Publicado por: Imprensa


            Foram dois meses de pesquisa. Nas sete caixas de arquivo muitas curiosidades até então esquecidas e que agora vem à tona. Um resultado que vai ajudar a preservar a história da Câmara Municipal de Araras e também da cidade.
            Como imaginar que o radialista e esportista Fiore Gigliotti não recebeu o título de cidadão ararense porque não preenchia as leis da época? E foi ele, que no rádio, durante as transmissões futebolísticas citava Araras como “Cidade Encantamento”. Este e tantos outros fatos formam agora um material de pesquisa disponibilizado no site da Câmara: www.camara-araras.sp.gov.br.
            É possível saber quantas pessoas foram homenageadas até os dias atuais, ficando a cargo da Assessoria de Comunicação, responsável pela pesquisa, a sua atualização constante, sempre que um novo Projeto de Lei for aprovado e também um título outorgado.
            Segundo o jornalista Rafael Faria, assessor de comunicação da Câmara, existe diferença entre a aprovação e a outorga. “Existem muitos casos de títulos aprovados e que não foram entregues. Um dos casos é o da professora Judith Ferrão Legaspe. Ela faleceu antes da realização da cerimônia”, exemplifica.
            O projeto de homenagem à professora foi apresentado pelo então vereador Pedro Butafava em 11 de agosto de 1981. No entanto, tempos depois, Judith Legaspe morreu e o vereador viu-se obrigado a assinar o pedido de arquivamento da homenagem.
            A concessão do Título de Cidadania é uma homenagem a pessoas, que, reconhecidamente, tenham prestado serviços ao município, ou nele se destacado pela atuação exemplar na vida política e particular. É necessário que a pessoa resida em Araras há mais de cinco anos, exceção para as autoridades públicas ou outra pessoa que tenha prestado algum serviço relevante à cidade ou participado de alguma atividade que promova o nome de Araras.
            Atualmente, como consta no Regimento Interno da Câmara de Araras, a entrega deve ser em uma sessão solene, em data a ser designada após entendimento entre o autor, o homenageado e a Mesa Diretora da Câmara. Cada vereador pode apresentar até duas concessões por ano, a não ser que a proposta seja rejeitada.
 
Curiosidades
            Os primeiros cidadãos ararenses, homenageados na história da Câmara, foram Fábio da Silva Prado e Renata Crespi Prado, em 30 de novembro de 1960. O casal, na ocasião era reconhecido pelas inúmeras contribuições para o desenvolvimento da cidade. Da doação do primeiro acervo da Biblioteca Municipal “Martico Prado”, ao custeio das obras iniciais da Maternidade da Santa Casa de Misericórdia de Araras.
            Já o último homenageado, pelo menos até o momento (01/09/07), foi o engenheiro agrônomo Sizuo Matsuoka, em julho deste ano, com homenagem feita pelo vereador Romildo Benedito Borelli – Baiano da Farmácia (PTB).
Nestes 47 anos de história são 89 títulos entregues, considerando a entrega em conjunto para seis casais. Outros 21 títulos foram aprovados, mas sem a realização de cerimônia, e alguns destes, provavelmente, nem entregues serão. Há casos de pessoas falecidas. Outras que se mudaram de Araras, rompendo os vínculos com a cidade. Já em outros casos, cerimônias estão agendadas. No dia 14 de setembro vai ser a vez do professor Mário Beraldo e no dia 28, do mesmo mês, do médico Sérgio Mattos Puls.
 
Site
            No site da Câmara todas estas informações estão divididas em quatro tópicos, para facilitar a busca de quem precisar destes trechos da história da cidade. Junto dos botões que contam a história da Câmara e da cidade, foi criado o botão “Cidadania” e logo abaixo, como subtítulos, os botões “O que é?”, “Homenageados”, “Aprovados” e “Curiosidades”.
            O presidente da Câmara, José Roberto Rimério – Miqueira (PTB), ao comentar o resultado deste trabalho lembra que durante seus anos como vereador nunca houve a preocupação de resgatar os fatos da Câmara. “Espero que esse material sirva de fonte de pesquisa para a população e também como exemplo. Se essas pessoas foram homenageadas é porque mereceram, fizeram algo louvável para a cidade”, diz Miqueira. “Qualquer pessoa, nascida ou não em Araras, também pode e deve agir assim. Seria melhor pra todos”, completa.


Publicado em: 31 de agosto de 2007

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Notícias da Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Audiências públicas na Câmara serão realizadas somente após às 18 horas

29 de maio de 2024

Foi aprovado durante a 17ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal o Projeto de Resolução nº 5/2024 de autoria da vereadora e presidente da Casa, Mirian Vanessa Pires Franzini (PSD). Com a aprovação,...



Projeto que regulamenta o aumento do prazo de Comissões de Assuntos Relevantes é aprovado

29 de maio de 2024

Foi aprovado, durante a 17ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal, o Projeto de Resolução nº 22/2023, de autoria do então vereador e hoje suplente Murilo Coghi. Com a aprovação, é inserido o § 8º A...



Projeto Todos Por Elas é aprovado em sessão

29 de maio de 2024

Os vereadores da Câmara Municipal de Araras aprovaram o Projeto de Lei nº 02/2024, que institui em Araras o projeto Todos Por Elas, do Programa de Prevenção a Doenças e Promoção da Saúde e Dignidad...



Câmara prorroga Comissão de Assuntos Relevantes sobre situação dos veículos do transporte coletivo municipal

28 de maio de 2024

Os vereadores votaram e aprovaram, durante a 17ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal, a prorrogação do prazo de funcionamento da Comissão Temporária de Assuntos Relevantes, que tem o propósito aco...



Criação de comissão de fiscalização do Rodeio 2024 é aprovada em sessão

28 de maio de 2024

Os vereadores aprovaram a criação de uma Comissão de Assuntos Relevantes para fiscalização do Rodeio 2024, por meio do Projeto de Resolução nº 12/2024, votado na sessão ordinária desta segunda-feir...



Prêmio “Aluno Destaque Inclusivo” é aprovado em Araras

28 de maio de 2024

A Câmara Municipal votou e aprovou, durante a 17ª Sessão Ordinária de 2024, o Projeto de Decreto Legislativo nº 24/2023. É instituído o reconhecimento “Aluno Destaque Inclusivo” nas instituições de...





111

Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!