Notícias



Homofobia foi debatida na Câmara de Araras



Publicado por: Imprensa


A Câmara Municipal de Araras promoveu na quarta e quinta-feira (22 e 23) atividades de reflexão contra a homofobia. A iniciativa partiu do projeto “Câmara Cidadã”, em razão do Dia Municipal de Combate a Homofobia, instituído pela lei municipal 4.204/2008, celebrado no dia 17 de maio.

Na noite de quarta-feira, aconteceu um debate sobre o tema reunindo cidadãos e representantes da ONG “Somos” e do Movimento LGBT de Araras. A presidente da ONG Somos de Araras, Maria Eduarda Negretto apresentou dados estatísticos de violência contra homossexuais e falou sobre o preconceito.

Na quinta-feira pela manhã, a Casa recebeu o coordenador geral do Centro de Apoio à Diversidade (CAD) de Limeira, José Laércio Baraldi Júnior. O CAD é uma ONG cujo objetivo principal é contribuir para a melhoria da convivência entre crianças, adolescentes, jovens e adultos brasileiros, por meio do incentivo à aceitação das diferenças, promovendo uma educação de respeito e valorização à diversidade.

O evento contou com a participação de estudantes do ensino médio das Escolas Estaduais Profº. Vicente Ferreira dos Santos e Carlota Fernandes de Souza Rodini.

Baraldi conversou com os alunos que tiraram muitas dúvidas, entre elas, sobre união civil estável entre homossexuais e adoção de crianças para casais homoafetivos. Os jovens ainda questionaram o palestrante sobre como lidar com o preconceito e relação com a família, amigos e a sociedade.

O presidente da Câmara, vereador Breno Cortella (PT) e os vereadores Marcelo de Oliveira (PRB) e Eduardo Elias Dias - Du Segurança (PHS) acompanharam parte dessas atividades que ocorrem no Plenário "Vereador Bruno Moyses Batistela".

O dia 17 de maio foi instituído como Dia Nacional da Homofobia por decreto nº 12635/2010 do Presidente da República no dia 4 de junho de 2010, às vésperas da 14ª Parada do Orgulho LGBT, realizada em São Paulo. O documento foi publicado no Diário Oficial da União na segunda-feira, dia 7 de junho, e atendeu a uma reivindicação da ABGLT (Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais) ao então presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

A data se tornou o Dia Internacional de Combate a Homofobia quando no ano de 1990, a Organização Mundial da Saúde (OMS) realizou assembleia geral que aprovou a retirada do código 302.0 (Homossexualidade) da Classificação Internacional de Doenças (CID), declarando que “a homossexualidade não constitui doença, nem distúrbio e nem perversão”. A nova classificação entrou em vigor em 1993. Essa conquista foi um marco para a luta contra a homofobia no mundo.

O Estado de São Paulo conta com a lei estadual nº 10.948/2001 que dispõe sobre as penalidades a serem aplicadas à prática de discriminação em razão de orientação sexual, sendo passível de punição toda e qualquer manifestação atentatória ou discriminatória praticada contra a população LGBT.

Em Araras, a lei foi apresentada pela Comissão Permanente de Legislação Participativa que atendeu pedido da ONG Somos que subscreveu a proposta. Conforme Regimento Interno da Câmara, a Legislação Participativa deve receber, processar e encaminhar sugestões legislativas, apresentadas por pessoas jurídicas de direito privado e entidades de classe, bem como, as sugestões subscritas por, no mínimo, 50 eleitores de Araras.

O presidente da Câmara, vereador Breno Cortella (PT) e os vereadores Marcelo de Oliveira (PRB) e Eduardo Elias Dias - Du Segurança (PHS) acompanharam parte dessas atividades que ocorrem no Plenário "Vereador Bruno Moyses Batistela".

 

Fotos

Legenda 1: Baraldi conversou com estudantes das Escolas Estaduais Vicente Ferreira e Carlota Rodini no dia 23

Legenda 2: José Laércio Baraldi Júnior é coordenador geral do Centro de Apoio à Diversidade (CAD) de Limeira

Legenda 3: Participantes do debate de terça-feira (22)

Legenda 4: A presidente da ONG Somos de Araras, Maria Eduarda Negretto apresentou dados estatísticos de violência contra homossexuais


Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Entrega de Título de Cidadão Ararense acontece na próxima quinta-feira

02 de maio de 2024

Acontece na próxima quinta-feira (9), a partir das 19 horas, entrega de Título de Cidadão Ararense ao Sr. Wallasy Batista da Silva Carlos. A honraria ocorrerá no plenário “Vereador Bruno Moysés Bat...



Cerimônia de comemoração de 90 anos do Cesário Coimbra ocorreu no último sábado

02 de maio de 2024

Aconteceu no dia 27 de abril (sábado), cerimônia de comemoração dos 90 anos de existência da Escola Estadual “Dr. Cesário Coimbra”, de Araras. Estiveram presentes no evento autoridades como a diret...



Entrega de Título de Cidadão Ararense acontece nesta quarta-feira

02 de maio de 2024

Está marcada para esta quarta-feira (8) entrega de Título de Cidadão Ararense ao Sr. Juciel Paulo Silva, a partir das 19h, no plenário “Vereador Bruno Moysés Batistela” da Câmara Municipal de Arara...



Câmara da Terceira Idade realiza 7ª Sessão Ordinária

02 de maio de 2024

A Câmara da Terceira Idade realizou a 7ª Sessão Ordinária nesta terça-feira (30). A presidente Helena Maria Felizatti Franzoni comandou os trabalhos, cumprindo todos os procedimentos. Na Palavra Li...



Vereadores aprovam verba para revitalização do Lago Municipal

30 de abril de 2024

Os vereadores aprovaram na 13ª Sessão Ordinária, desta segunda-feira (29), o Projeto de Lei nº 46/2024, que autoriza a abertura de crédito adicional especial ao orçamento vigente destinado à revita...



Antônio César Hildebrand e Silva recebe Título de Cidadão Ararense

30 de abril de 2024

Na noite da última sexta-feira (26), a Câmara Municipal de Araras concedeu o Título de Cidadão Ararense ao Sr. Antônio César Hildebrand e Silva. O vereador José Roberto Apolari (MDB) é o autor do D...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!