Notícias



Instituição do Programa “Anjos da Guarda” nas escolas é aprovado na Câmara

O projeto foi aprovado por unanimidade pelos vereadores

Publicado por: Nilsinho Zanchetta - Diretoria de Comunicação da CMA


Os vereadores aprovaram por unanimidade na última segunda-feira, dia 26 de setembro, durante a 34ª sessão ordinária o Projeto de Lei do Executivo Municipal que institui em Araras o Programa “Anjos da Guarda”, o qual tem o objetivo de aproximar a comunidade escolar das forças policiais do município com ações preventivas e educativas aos alunos do ensino Infantil, Fundamental, Médio e EJA (Educação de Jovens Adultos) da Rede Municipal, Estadual e Particular de Ensino.

As ações do Programa “Anjos da Guarda” serão realizadas em parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e a Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Civil sobre os mais variados temas como: Educação Ambiental, Educação de Trânsito, Prevenção de acidentes domésticos, civismo e cidadania, direitos humanos, noções básicas sobre o Estatuto da Criança e Adolescente, abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, violência doméstica (abuso e exploração sexual, física, psicológica, moral, abandono e negligência, patrimonial e financeira), bullying, articular a cultura da paz no âmbito escolar, cultura, gestação precoce e suas consequências, aleitamento materno, o mau uso da internet, além de conscientizar os jovens sobre os riscos do uso de drogas lícitas ou ilícitas.

Este trabalho já vem sendo realizado no município pelos guardas municipais, inspetor Ponessi e pelo guarda civil municipal Mayra Meneghini, que foram aplaudidos de pé pelos vereadores após à aprovação do projeto na sessão camarária. O Programa “Anjos da Guarda” se transformou agora em lei e isso consiste na informação, conscientização e na construção de uma rede de apoio intersetorial com base nas demandas oriundas das visitas e acompanhamentos pelos agentes integrantes do projeto.

Os agentes da Guarda Civil Municipal que integrarão este projeto, receberão capacitação especifica para atuar nas escolas com desenvoltura, empatia, criatividade e criticidade, a fim de favorecer o desenvolvimento, habilidades e competências socioemocionais dos alunos. Até mesmo um cachorro adestrado e apto à socialização com crianças deverá fazer parte das ações do Programa “Anjos da Guarda”.

O Projeto aprovado de autoria do Executivo Municipal foi uma indicação da vereadora Deise Aparecida Olimpio de Oliveira, que durante o seu discurso na sessão camarária disse que o Programa “Anjos da Guarda” desde o seu início tem mudado a história de crianças em Araras. “Este projeto mudou a história de muitas crianças de Araras, crianças que deixaram de ser abusadas sexualmente, este projeto foi reconhecido por todas as autoridades da cidade. Criminosos foram presos. Numa única escola em Araras em que o Programa “Anjos da Guarda” esteve presente, sete crianças denunciaram abuso sexual”, discursa a parlamentar.

A vice-Presidente da Câmara Municipal, a vereadora Mirian Vanessa Pires, destaca que com o Programa “Anjos da Guarda” nas escolas, as crianças vão se sentir seguras. “Infelizmente a violência e o abuso sexual estão presentes em nossa cidade, isso é uma realidade e este projeto vem para proteger as nossas crianças e quando elas encontrarem os guardas deste projeto, elas vão se sentir seguras, e é segurança que a Guarda Municipal tem que passar, elas precisam sentir protegidas e não ameaçadas, as crianças precisam ter uma infância digna”, disse.

A Secretária da Mesa, a vereadora Ana Júlia Casagrande, disse que este projeto aprovado servirá de exemplo para outros municípios. “É um dos projetos mais importantes que aprovamos aqui na Câmara. Tive a oportunidade de ver de perto a apresentação deste trabalho em uma escola e quando a Mayra se vestiu de anjo, as crianças ficaram eufóricas e elas se sentiram protegidas”, disse.

O Presidente Rodrigo Soares dos Santos não conteve a emoção e pediu proteção para todas as crianças. “Eu tive o prazer de ver este trabalho de perto, e durante a apresentação eu vi uma criança pedir socorro para a guarda municipal Mayra Meneghini, esta criança estava sofrendo abuso dentro de casa, a cidade de Araras tem o maior índice de abuso infantil, isso precisa mudar, por isso, este projeto é a construção de um trabalho que será referência nacional e vai refletir na vida das crianças ararenses”, disse o parlamentar.

O vereador Marcelo de Oliveira ressalta que este trabalho fundamental é de pessoas comprometidas com o próximo. “Temos que enaltecer essas ações, é um trabalho de proteger as crianças e adolescentes da nossa cidade”, disse.

A vereadora Maria do Socorro Paiva de Souza fez questão de enumerar os demais temas que serão abordados nas escolas e lembrou da importância de orientar os alunos sobre os malefícios das drogas. “Este tipo de orientação é muito importante nas nossas escolas, é importante aprender enquanto criança, pois, quando ela crescer ela vai se lembrar do que foi ensinado e não entrará no mundo das drogas”, discursa.

O vereador José Roberto Apolari elogiou a dinâmica do projeto. “O projeto engloba vários temas e inclusive o da violência doméstica, as crianças terão a oportunidade de passar para os integrantes do Programa “Anjos da Guarda” as agressões que acontecem dentro de casa”, sugere.

A vereadora Regina Noêmia Geromél Corrochel destaca que com este projeto, a criança terá facilidade para denunciar eventual abuso. “O mais é importante é que quando o jovem se depara com alguém que ele poderá se abrir, ele sente segurança e isso é muito importante, temos muitas crianças que sofrem abusos dentro de casa por pessoas do mesmo sangue e muitas delas não sabem o que é um abuso, por isso, este trabalho é magnifico”, disse.

A vereadora Elaine Brambilla ponderou que o ambiente escolar é o ideal para a realização deste projeto. “A criança será orientada, alertada e terá alguém para ela se reportar, pois, ela criará um vínculo de confiança com os guardas municipais que integrarão o projeto”, comenta.

Por fim, o vereador Manoel Oliveira dos Santos Filho, o Mané da Rádio, parabenizou a guarda municipal Mayra pela criação deste projeto nas escolas. “Gostaria de parabenizar este maravilhoso projeto, eu fiquei sabendo que a guarda municipal Mayra Meneghini que já desenvolve este trabalho nas escolas teria o sonho de ser médica para salvar vidas, eu só quero dizer a ela, que ela já está salvando vidas mesmo sem ser médica, parabéns”, finaliza.

O projeto aprovado por todos os vereadores segue agora para a sanção e promulgação do Prefeito Municipal de Araras, Pedro Eliseu Filho.

 

 

 

 

 


Publicado em: 29 de setembro de 2022

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Notícias da Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Mesa Diretora da Câmara Jovem é 100% feminina

25 de abril de 2024

Durante a capacitação dos integrantes da nova legislatura da Câmara Jovem, realizada neste sábado (20), os vereadores jovens votaram a formação da Mesa Diretora. O diferencial é que, desta vez, a M...



Câmara homenageia cinco escoteiros

25 de abril de 2024

A Câmara Municipal de Araras realizou a solenidade de entrega do Diploma de Mérito Escoteiro, que homenageou cinco integrantes do Grupo Escoteiro Arara Azul. O evento ocorreu nesta quarta-feira (24...



EMEF Profª Adalgisa participa do projeto Câmara Cidadã

25 de abril de 2024

A Escola Legislativa de Araras “Vereador Dr. Francisco Nucci Neto” recebeu, nesta quarta-feira (24), a visita de 43 alunos do 8º ano da EMEF Profª Adalgisa Perim Balestro Franzini, que participaram...



Novos vereadores da Câmara Jovem são instruídos em capacitação

25 de abril de 2024

Os novos vereadores jovens participaram de uma capacitação na manhã do último sábado (20), na Câmara Municipal de Araras. O objetivo foi instruí-los sobre os deveres do vereador jovem e as funções...



Título Policial Destaque é entregue aos homenageados

24 de abril de 2024

A Câmara Municipal de Araras realizou o Ato Solene de entrega do título “Policial Destaque” nesta segunda-feira (22), durante a 12ª Sessão Ordinária. Os homenageados foram o escrivão de polícia, Na...



Câmara aprova alteração no Conselho Municipal de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra

23 de abril de 2024

Os vereadores aprovaram na 12ª Sessão Ordinária desta segunda-feira (22) o Projeto de Lei nº 191/2023, vindo do Poder Executivo, que altera a redação da lei que criou o Conselho Municipal de Partic...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!