Notícias



Lei obriga fixação de lista de médicos plantonistas em estabelecimentos de saúde de Araras

A lista deverá ser divulgada, por meio, de painéis ou quadro de informações em tamanho visível

Publicado por: Nilsinho Zanchetta - Diretoria de Comunicação da CMA


Foi aprovado por unanimidade na última segunda-feira (17), durante a 20ª sessão ordinária de 2019, o projeto de lei de autoria do vereador Jackson de Jesus (PROS), que obriga os hospitais, unidades de saúde, centro de saúde, postos de saúde e demais estabelecimentos de saúde da rede pública e privada de Araras a fixarem nas entradas principais e de acesso ao público, a lista dos médicos plantonistas e do responsável pelo plantão, contendo as respectivas especialidades e o horário da escala de trabalho deles.

A lista deverá ser divulgada, por meio, de painéis ou quadro de informações em tamanho visível, devendo ser fixado em local de livre acesso aos munícipes. A lei sugere ainda, que o Executivo disponibilize um número de telefone para denúncias e informações sobre os plantões.

Para o autor da proposta, o vereador Jackson de Jesus, a medida trará mais transparência e controle dos profissionais da saúde que atuam em Araras. “O objetivo é moralizar a questão da carga horária dos médicos, caso ele não esteja no plantão, que ele justifique essa ausência, gostaria, inclusive, que a população nos ajudasse a fiscalizar acompanhando o painel de divulgação nos estabelecimentos de saúde”, justifica.

O vereador Pedro Eliseu Sobrinho (DEM) espera que na prática a lei funcione. “O projeto tem uma ótima intenção, espero que o secretário de Saúde, Romildo Benedito Borelli e o prefeito Junior Franco (DEM), consigam colocar em funcionamento para o bem da nossa população”, comenta.

Para o vereador Felipe Dezoti Beloto (PR), a lei é louvável, porém, alguns estabelecimentos de saúde poderão ter mais pacientes do que outros. “É um projeto importante que visa transparência e regulamentação do horário dos médicos, no entanto, é preciso repensar o sistema da consulta, pois, os pacientes passarão a frequentar os estabelecimentos de saúde, onde estão os médicos de preferência deles”, explica.

O parlamentar, José Roberto Apolari (PTB), disse que com essa exigência que a lei propõe, muitos médicos deixarão de atender na rede pública de saúde. “O projeto é interessante, mas penso que vamos perder vários médicos na rede pública, pois, eles darão preferência aos seus consultórios, onde financeiramente eles ganham muito mais”, pondera.

Para a vereadora Regina Noêmia Geromel Corrochel (PTB), o médico tem que cumprir as regras como qualquer outro funcionário público. “Eu não vejo diferença nenhuma entre um professor, contador e servente, todos têm a sua importância e todos têm que cumprir com suas obrigações, ninguém é insubstituível, sempre teremos profissionais dispostos a trabalhar”, explica.

O vereador Célio Alves Pacheco (PDT) disse que o médico tem que cumprir com o que foi determinado no concurso público. “O médico fez o seu juramento no ato de sua formação e se ele aceitou a participar do concurso público, então que ele cumpra com suas obrigações e atenda a população”, disse.

O parlamentar, Marcelo de Oliveira elogiou a lei e fez duras críticas a forma em que o médico atua na rede pública de saúde. “O médico é servidor e o nome dele tem que ser fixado sim nos estabelecimentos de saúde para que o paciente saiba, por qual médico ele foi atendido, pois, muitas vezes o paciente é maltratado, muitas vezes o médico sequer olha para o rosto do paciente. Se o médico não estiver contente com essa exigência da lei, que peça a conta e não mais participe de concurso público, temos que cobrar desses médicos sim, pois, eles recebem salário com o dinheiro dos impostos do povo e não recebem pouco não e, vale salientar que agora nós temos aqui uma faculdade de formação de médicos e muitos querem trabalhar”, relata.

 

 


Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Classificação preliminar do Processo Seletivo de Estágios é divulgado nesta sexta-feira

03 de maio de 2024

Nesta sexta-feira (3), o Indepac (Instituto de Cultura, Desenvolvimento Educacional, Promoção Humana e Ação Comunitária) divulga o gabarito oficial após recursos, o edital de notas e de classificaç...



Câmara Municipal aprova prestação de contas da Prefeitura em 1º turno

03 de maio de 2024

O Projeto de Decreto Legislativo nº 9/2024 foi discutido em 1º turno durante a 13ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Araras. O assunto do projeto é a análise do parecer do Tribunal de Contas...



Vereadores da Terceira Idade visitam Câmara de Itapevi

03 de maio de 2024

Os vereadores da 7ª Legislatura da Câmara da Terceira Idade visitaram a Câmara Municipal de Itapevi nesta segunda-feira (29). Eles também conheceram as obras do Museu de Arte do Parlamento de Itape...



Entrega de Título de Cidadão Ararense acontece na próxima quinta-feira

02 de maio de 2024

Acontece na próxima quinta-feira (9), a partir das 19 horas, entrega de Título de Cidadão Ararense ao Sr. Wallasy Batista da Silva Carlos. A honraria ocorrerá no plenário “Vereador Bruno Moysés Bat...



Cerimônia de comemoração de 90 anos do Cesário Coimbra ocorreu no último sábado

02 de maio de 2024

Aconteceu no dia 27 de abril (sábado), cerimônia de comemoração dos 90 anos de existência da Escola Estadual “Dr. Cesário Coimbra”, de Araras. Estiveram presentes no evento autoridades como a diret...



Entrega de Título de Cidadão Ararense acontece nesta quarta-feira

02 de maio de 2024

Está marcada para esta quarta-feira (8) entrega de Título de Cidadão Ararense ao Sr. Juciel Paulo Silva, a partir das 19h, no plenário “Vereador Bruno Moysés Batistela” da Câmara Municipal de Arara...





111

Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!