Notícias



Moção apela pelo Estatuto da Igualdade Racial



Publicado por: Imprensa


Vai ser encaminhada ao presidente da Câmara dos Deputados, Deputado Federal Arlindo Chinaglia uma Moção de Apelo que pede a aprovação urgente do Estatuto da Igualdade Racial.
A moção é de autoria do vereador Breno Cortella (PT) e foi votada nesta segunda-feira, recebendo 8 votos a favor e os votos contrários dos vereadores Marcelo de Oliveira (PPS) e Nelsinho Barbosa (PSB).
O Estatuto da Igualdade Racial foi fruto de um processo de debates entre políticos, pesquisadores e, principalmente, representantes do poder público e do Movimento Negro de o país.
Durante a elaboração do Estatuto foram realizadas audiências públicas e visitas a alguns estados para que iniciativas exitosas de combate à discriminação e ações de promoção da igualdade racial fossem inseridas no documento. Em meados de 2002, após a realização de um seminário especial para discutir o tema, o Estatuto foi apresentado à Câmara e ao Senado.
Segundo o vereador o projeto de lei é amplo e prevê, em seus capítulos, questões como pesquisa, formas de prevenção e combate de doenças prevalecentes na população negra (tais como a anemia falciforme); direito à liberdade religiosa e de culto, especialmente no que diz respeito às religiões de matriz africana; reconhecimento e titulação das terras remanescentes de quilombos; inclusão no mercado de trabalho através da contratação preferencial de profissionais negros, tanto na administração pública quanto nas empresas privadas; a apresentação de candidaturas pelos partidos políticos e a participação de artistas e profissionais negros na televisão, publicidade e cinema.
“O Estatuto da Igualdade Racial, além da luta pela inserção, busca a verdadeira igualdade racial. É um mecanismo legal para a reparação de todo o processo de discriminação dos negros desde a época da escravidão”, opina Cortella.
Para o vereador a aprovação desse Estatuto significará um grande avanço na construção de uma sociedade justa e democrática.
“Por isso, esse projeto merece grande atenção dos ilustres Congressistas e deve ser rapidamente votado e aprovado. E não há data melhor para encaminhar tal pedido que o dia 20 de novembro, Dia Nacional da Consciência Negra, marco na luta das negras e dos negros no país, dia de morte de Zumbi dos Palmares”, justiça ele.
Além de Arlindo Chinaglia também receberão cópia do texto o Presidente do Senado Federal e a todas as lideranças de bancadas da Câmara dos Deputados e do Senado Federal.


Publicado em: 27 de novembro de 2007

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Notícias da Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Advogada Maria Angélica de Mello recebe título de cidadã ararense

14 de junho de 2024

Na noite desta quinta-feira (13), a Câmara Municipal de Araras realizou a sessão solene de entrega do Título de Cidadã Ararense à advogada Maria Angélica de Mello, conforme o Decreto Legislativo nº...



Câmara recebe alunos da Escola Estadual Yolanda Salles Cabianca

13 de junho de 2024

A Câmara Municipal recebeu na tarde desta quarta-feira (12), visita de 15 alunos do ensino fundamental da Escola Estadual Yolanda Salles Cabianca, como parte do projeto Grêmio, da Escola Legislativ...



Câmara Municipal recebe visita dos alunos da Escola Estadual Lions Clube

13 de junho de 2024

Na última terça-feira (11), a Câmara Municipal de Araras recebeu a visita de alunos do ensino fundamental da Escola Estadual Lions Clube. Eles compõem o grêmio estudantil da instituição e vieram co...



Escola Estadual José Ometto visita Câmara Municipal

13 de junho de 2024

Ocorreu na tarde da última segunda-feira (10) visita da Escola Estadual José Ometto. Foram 12 alunos do ensino fundamental, integrantes do grêmio estudantil da escola. A visita faz parte do projeto...



Projetos sobre sustentabilidade e coleta de lixo eletrônico são vencedores da 12ª edição do prêmio Cidade das Árvores

12 de junho de 2024

Na última terça-feira (11), ocorreu no plenário “Vereador Bruno Moysés Batistela” da Câmara Municipal de Araras a 12ª edição do prêmio “Cidade das Árvores” de preservação ambiental. A premiação é c...



Plano Diretor de Turismo é aprovado em sessão extraordinária

11 de junho de 2024

Em sessão extraordinária, realizada nesta segunda-feira (10), os vereadores aprovaram o Plano Diretor de Turismo de Araras, revisado na forma de lei e aprovado pelo Conselho Municipal de Turismo....





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!