Notícias



Palestras e exposição integram série de eventos do Outubro Rosa



Publicado por: Imprensa


A Câmara Municipal de Araras, que aderiu à campanha mundial "Outubro Rosa", contra o câncer de mama, deu início neste dia 1º de outubro à várias atividades, como ciclo de palestras e debates, exposição "A Mulher e o Câncer de Mama", em parceria com o Inca (Instituto Nacional do Câncer "José de Alencar Gomes da Silva"), e também inauguração da iluminação cor-de-rosa da fachada da Casa.

O ciclo de palestras da campanha "Outubro Rosa" começou nesta quinta-feira com a participação do médico mastologista Gustavo Dahmen, que discorreu sobre o tema câncer de mama e mamografia.

O palestrante falou sobre os sintomas do câncer de mama, o tratamento e prevenção da doença, os fatores de risco, e também sobre a importância da realização do exame de mamografia e do auto-exame. Gustavo também tirou dúvidas do público presente, que participou ativamente da palestra.

O mastologista fez observações a respeito dos sintomas. "O câncer de mama não apresenta muitos sintomas, e a grande maioria das pacientes relatou que não sentia nada. É importante observar se houver secreção transparente ou cor de sangue", disse.

Participaram deste primeiro dia alunos da EJA (Educação de Jovens e Adultos) da Emeif "Professora Thereza Colette Ometto", munícipes e mulheres que já superaram a doença e deram seus depoimentos.

A programação segue com palestras que terão a participação voluntária dos médicos Marcelo Montoni (Cirurgião Plástico), André Desuó Bueno de Oliveira (Mastologista), Fábio Veloso Alexandrino (Oncologista) e Rogério Jorge Castro (Oncologista e Hematologista), além dos testemunhos de pacientes que já passaram ou que ainda estão em tratamento.

A vereadora Magda Carbonero Celidorio (PSDC), presidente da Câmara Municipal, afirma que a programação do "Outubro Rosa" na Câmara é uma oportunidade para discutir e debater o câncer de mama, assunto este de grande importância para a comunidade. "O nosso objetivo é conscientizar a população para a prevenção e formas de tratamento. Esta será uma ótima oportunidade para a população tirar dúvidas com os profissionais e trocar ideias", ressalta.

Os eventos do "Outubro Rosa" são uma parceria da Câmara Municipal, Escola Legislativa e Câmara Participativa.

Iluminação

Com o início da campanha "Outubro Rosa", a Câmara Municipal iluminou a fachada do prédio do Legislativo com luzes de led na cor-de-rosa, chamando a atenção dos munícipes que passam pelo local. A iluminação permanecerá durante todo o mês de Outubro.

A primeira iniciativa vista no Brasil em relação ao Outubro Rosa, foi a iluminação em rosa do monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista (mais conhecido como o Obelisco do Ibirapuera), situado em São Paulo/SP. Em 2 de outubro de 2002, quando foi comemorado os 70 Anos do Encerramento da Revolução, o monumento ficou iluminado de rosa.

Essa iniciativa foi de um grupo de mulheres simpatizantes com a causa do câncer de mama que, com o apoio de uma empresa europeia de cosméticos, iluminou de rosa o Obelisco do Ibirapuera em alusão ao "Outubro Rosa".

Exposição

Integrando a campanha, foi aberta neste primeiro dia de outubro a exposição "A Mulher e o Câncer de Mama" no Espaço Artístico-Cultural da Câmara Municipal de Araras, no Átrio "Presidente Vereador Pedro Pessotto Filho". A exposição, que é uma parceria entre a Câmara Municipal de Araras e o Inca (Instituto Nacional do Câncer "José de Alencar Gomes da Silva"), conta com 48 lâminas que tratam do assunto de forma clara e objetiva, como "O câncer de mama na antiguidade", "Primeiros passos para a cirurgia", "Raio X à Mamografia", "Tratamento", " A Cronologia das ações nacionais de controle do câncer de mama", entre outros.

Adesão

Os funcionários e vereadores da Câmara também abraçaram a causa da campanha "Outubro Rosa", sendo que todos os funcionários e servidores estão trabalhando com roupas cor-de-rosa ou com um broche com a fita símbolo da Campanha.

Outubro Rosa

O Outubro Rosa foi criado no início da década de 90, mesma época em que o símbolo da prevenção ao câncer de mama, o laço cor-de-rosa, foi lançado pela Fundação "Susan G. Komen for the Cure" e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York (EUA) e, desde então, promovido anualmente em diversos países.

Mais comum entre as mulheres, a maioria dos casos de câncer de mama tem sido diagnosticada já em estágios avançados. No Brasil, as taxas de mortalidade pela enfermidade continuam elevadas, exigindo cada vez mais atenção à necessidade do diagnóstico precoce, que, aliada ao tratamento, possibilita melhores resultados.

A doença é causada pela multiplicação anormal das células da mama, que formam um tumor maligno. Os sintomas consistem em alterações na pele que recobre a mama, como abaulamentos ou retrações, inclusive no mamilo, ou aspecto semelhante à casca de laranja. Secreção no mamilo e nódulo (caroço) endurecido e fixo no seio, geralmente indolor, também são sinais de alerta. Podem também surgir nódulos palpáveis na axila e no pescoço.

Programação

15/10 - 19h – Dr. Marcelo Montoni - Cirurgião Plástico

20/10 - 19h – Dr. André Desuó Bueno de Oliveira – Mastologista, e Dr. Fábio Veloso Alexandrino - Oncologista

27/10 - 19h – Dr. Rogério Jorge Castro - Oncologista e hematologista

 

Com informações do Inca - Instituto Nacional do Câncer "José de Alencar Gomes da Silva"

Clique aqui e acesse as fotos do evento.


Publicado em: 02 de outubro de 2015

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Notícias da Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Ato Solene em comemoração aos 100 anos do TCESP ocorre nesta segunda-feira

08 de maio de 2024

A Câmara Municipal de Araras realiza nesta segunda-feira, 13 de maio, Ato Solene em comemoração aos 100 anos de existência do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP). A solenidade começa...



Escola Legislativa promove fórum sobre participação feminina no esporte

08 de maio de 2024

No dia 29 de maio (quarta-feira), entre às 14 e 17 horas, será promovido o “Fórum Municipal Mulher e Esporte”, no plenário “Vereador Bruno Moysés Batistela”, da Câmara Municipal de Araras. O evento...



Dia da Leucemia Mieloide Crônica é aprovado na Câmara

07 de maio de 2024

Na sessão ordinária desta segunda-feira (6), os vereadores da Câmara Municipal de Araras aprovaram o Projeto de Lei nº 158/2023, de autoria da vereadora Ana Júlia Casagrande (PSD), que institui o D...



Campanha “De Olho nos Olhinhos” é aprovada na Câmara

07 de maio de 2024

Os vereadores da Câmara Municipal de Araras aprovaram nesta segunda-feira (6) o Projeto de Lei nº 163/2023, de autoria da vereadora Maria do Socorro Paiva de Souza (PSD), que institui a Semana Muni...



Vereadores aprovam atendimento preferencial a pessoas transplantadas

07 de maio de 2024

Na sessão ordinária desta segunda-feira (6), os vereadores aprovaram o Projeto de Lei nº 155/2023, que visa assegurar o atendimento preferencial a pessoas que tenham sido submetidas a transplante d...



Romaria de Cavaleiros fará parte do calendário do município

07 de maio de 2024

Durante a 14ª Sessão Ordinária, desta segunda-feira (6), os vereadores da Câmara Municipal de Araras aprovaram o Projeto de Lei nº 153/2023, de autoria da vereadora e presidente da Câmara, Mirian V...





111

Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!