Notícias



Pelo 2º ano Câmara não tem recesso em julho



Publicado por: Imprensa


Pelo segundo ano consecutivo o Poder Legislativo de Araras não vai parar as atividades como nos anos anteriores. Até 2005, durante o sétimo mês do ano, o movimento na Câmara Municipal de Araras acontecia apenas no chamado horário comercial. Com o recesso de 30 dias nesse período, alguns funcionários aproveitavam para cumprir as férias a que tinham direito, e nos gabinetes os vereadores atendiam a população normalmente, mas não havia sessão ordinária.
Em 2007 vem a comprovação da necessidade do fim do recesso. Processos tramitam pela casa, como a LDO – Lei de Diretrizes Orçamentárias, já em apreciação pelos vereadores. Além disso, outros assuntos tomam conta do Poder Legislativo e fazem com que a Cada de Leis esteja movimentada e chamando a atenção do público.
O fim do recesso de julho na Câmara de Araras foi decretado no começo de 2006. Com aprovação unânime pelos 11 vereadores, a alteração é considera histórica para a Câmara.
O projeto que deu nova redação ao Artigo 11 da Loma foi apresentado pelo vereador Marcelo de Oliveira (PMDB). Antes dele outros vereadores também apresentaram projeto semelhante, mas até então, a Câmara entendia não ser o momento adequado, o que veio a acontecer somente no ano passado.
Com a mudança os vereadores da Câmara Municipal de Araras passam a se reunir para as sessões ordinárias no período de 1º de fevereiro a 15 de dezembro de cada ano. Durante a votação foram apresentadas emendas, mas rejeitadas. Uma delas pedia que o projeto de alteração do fim de recesso entrasse em vigor a partir de 1º de janeiro de 2009, na próxima Legislatura.
Porém a cidade não pára. Há um ano corria pelo Legislativo o texto do novo Plano Diretor de Desenvolvimento. Sem recesso foi possível realizar audiências públicas e discutir questões importantes ao longo das sessões.
 
Região
Passado um ano, nada mudou nas Câmaras Municipais da região. Nem todos os vereadores das cidades vizinhas desenvolveram a mesma visão que o Poder Legislativo local. Em Limeira o recesso durante o mês de julho continua com 15 dias. O mesmo acontece em Americana. Já em Rio Claro, nem no ano passado e em 2007 foi apresentada uma proposta para a sua extinção.
Em Piracicaba o recesso continua. Em Campinas a discussão não voltou ao plenário depois que a Comissão de Constituição, Legalidade e Redação emitiu parecer contrário à proposta de emenda à Lei Orgânica da cidade dos vereadores Ângelo Barreto (PT) e Petterson Prado (PPS). O projeto, que encerraria o recesso parlamentar no mês de julho, foi avaliado como inconstitucional e, desta forma nem chegou a ser votado em 2006. Na ocasião os vereadores prometeram recorrer, mas essa decisão só poderia valer, se aprovada, a partir de 2007. O que também não aconteceu.
Nessa época do ano o que se vê nos Legislativos é a chamada operação “limpa-pauta”, para apreciar, aprovar ou não, tudo o que está em tramitação pela casa e evitar que sessões extraordinárias sejam convocadas durante o recesso.
Araras já não vive essa realidade. “Nós demos um grande passo. Nosso trabalho aqui em Araras mudou e o povo percebe que a Câmara caminha com modernidade e respeito”, declara Marcelo de Oliveira, autor da lei do fim do recesso.
José Roberto Rimério, o Miqueira (PTB), agora presidente da Câmara, acredita que o fato trouxe moralidade para o Poder Legislativo. “Acredito que com o passar dos anos outros vereadores, das cidades vizinhas, tomarão a mesma medida. Não como exemplo, mas como necessidade de se adequarem ao ritmo dos municípios onde os problemas não tiram férias”, conclui.


Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Saiba o destino das doações da campanha beneficente às vítimas da chuva do Rio Grande do Sul

16 de maio de 2024

A campanha beneficente às vítimas da chuva no Rio Grande do Sul, realizada em conjunto entre a Câmara Municipal de Araras, a Associação Separados para o Senhor (ASS), a Defesa Civil, o Tiro de Guer...



Escola Cognus visita Câmara de Araras

16 de maio de 2024

Mais uma escola visitou a Câmara Municipal de Araras para atividades do programa educacional Câmara Cidadã, desenvolvido pela Escola Legislativa de Araras “Vereador Dr. Francisco Nucci Neto”. Desta...



Nova legislatura da Câmara Jovem realiza sua primeira sessão ordinária

16 de maio de 2024

A Câmara Jovem começou uma nova legislatura e já fez sua 1ª Sessão Ordinária nesta quarta-feira (15), pelo comando da presidente Sophia Helena Parreira Milinski. Como convidada, participou a presi...



Câmara Municipal realizou Ato Solene em comemoração aos 100 anos do TCESP durante a 15ª Sessão Ordinária

15 de maio de 2024

Durante a 15ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal, que ocorreu na última segunda-feira (13), foi realizado Ato Solene em comemoração aos 100 anos de existência do Tribunal de Contas do Estado de S...



Alunos da Emef Adriano Ademir Lombi visitam a Câmara Municipal

15 de maio de 2024

A Câmara Municipal de Araras recebeu a visita de 58 crianças do 5º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Adriano Ademir Lombi, na manhã desta quarta-feira (15). A visita faz parte do...



Projetos de nomes de ruas são aprovados em sessão

15 de maio de 2024

Os vereadores aprovaram, na última sessão ordinária (13), seis projetos de lei que nomeiam ruas de loteamentos em Araras. Todos os projetos são de autoria do vereador e vice-presidente da Câmara Mu...





111

Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!