Notícias



Prefeito protocola projeto de lei do índice de valorização da Educação



Publicado por: Imprensa


 

O prefeito Nelson Dimas Brambilla protocolou na Câmara Municipal na tarde desta segunda-feira (11) o projeto de lei que visa premiar os professores da rede municipal de ensino pelo IVPE (Índice de Valorização do Profissional da Educação).

O chefe do Poder Executivo foi pessoalmente à Câmara, acompanhado pela secretária municipal de Educação, Elizabeth Cilindri e pelo secretário de Governo e Relações Institucionais, Eduardo de Moraes. Brambilla foi recebido pelo presidente da Câmara, Breno Cortella, pelos vereadores Marcelo de Oliveira (PRB), Valdevir Carlos Anadão – Profº Dê (PT) e pela vereadora professora Anete Monteiro dos Santos Casagrande (PSDB).

Conforme o projeto a premiação será em dinheiro, com recursos do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação).

A proposta prevê que o professor que não faltou nenhum dia durante o ano terá direito a 100% do prêmio; quem teve de 1 a 3 faltas será recompensado com 85% do valor; e para aqueles que tiverem de 4 a 6 faltas, 75% do valor. O professor que tiver acima de 6 faltas não terá direito à gratificação.  As faltas serão computadas até o encerramento do ano letivo e o pagamento do benefício deverá ser feito até o primeiro trimestre do ano subsequente.

Os professores ACTs (Admitidos em Caráter Temporário) também terão direito à gratificação, proporcional aos meses trabalhos. Nesse caso, o pagamento do prêmio será feito junto à rescisão.

O direito à premiação é estendido também a coordenadores, diretores, vice-diretores, supervisores e equipe técnica de apoio. 

“Em razão da importância do assunto que viemos à Câmara entregar esse projeto que vem criar condições para melhorar o ensino em nossas escolas. Com ele vamos incentivar a presença dentro da sala de aula e valorizar aquele que é a mola propulsora do desenvolvimento: o professor”, disse Brambilla.

Segundo o presidente Breno, a presença do chefe do Poder Executivo na Casa Legislativa revela a importância do tema. “Nós recebemos com alegria esse projeto e queremos debater com toda a sociedade essa valorização da educação e dos professores. Pretendemos apreciar com celeridade, pois garantir esse índice nos parece ser um desejo da Câmara para ainda esse ano", afirmou o presidente Breno.

O vereador Profº Dê destacou a importância da criação do índice de valorização do professor e agradeceu ao prefeito Brambilla por ter acatado a ideia. “O mais importante é a incorporação de 5% a cada 3 anos para os educadores que cumprirem as metas estipuladas pelo índice. Assim damos início  a valorização da carreira do professor incorporando no salário e continuando para  a futura aposentadoria”, comentou.

O vereador Marcelo de Oliveira disse que o projeto é importante, pois "sai do papel e passa a ser uma realidade, mais próxima da população e dos profissionais tão responsáveis que são nossos professores”.

 A vereadora Profª Anete afirmou que "todo benefício que o poder público conceder aos professores é muito bem vindo. No início do meu mandato estive no gabinete do prefeito para discutirmos sobre isso e sobre a educação em nosso município", declarou.

O projeto será lido na sessão desta segunda-feira (11), em seguida será encaminhado à Diretoria Jurídica e para as comissões permanentes. A íntegra do projeto e sua tramitação podem ser conferidas pelo site da Câmara.

 


Publicado em: 11 de novembro de 2013

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Notícias da Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Saiba o destino das doações da campanha beneficente às vítimas da chuva do Rio Grande do Sul

16 de maio de 2024

A campanha beneficente às vítimas da chuva no Rio Grande do Sul, realizada em conjunto entre a Câmara Municipal de Araras, a Associação Separados para o Senhor (ASS), a Defesa Civil, o Tiro de Guer...



Escola Cognus visita Câmara de Araras

16 de maio de 2024

Mais uma escola visitou a Câmara Municipal de Araras para atividades do programa educacional Câmara Cidadã, desenvolvido pela Escola Legislativa de Araras “Vereador Dr. Francisco Nucci Neto”. Desta...



Nova legislatura da Câmara Jovem realiza sua primeira sessão ordinária

16 de maio de 2024

A Câmara Jovem começou uma nova legislatura e já fez sua 1ª Sessão Ordinária nesta quarta-feira (15), pelo comando da presidente Sophia Helena Parreira Milinski. Como convidada, participou a presi...



Câmara Municipal realizou Ato Solene em comemoração aos 100 anos do TCESP durante a 15ª Sessão Ordinária

15 de maio de 2024

Durante a 15ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal, que ocorreu na última segunda-feira (13), foi realizado Ato Solene em comemoração aos 100 anos de existência do Tribunal de Contas do Estado de S...



Alunos da Emef Adriano Ademir Lombi visitam a Câmara Municipal

15 de maio de 2024

A Câmara Municipal de Araras recebeu a visita de 58 crianças do 5º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Adriano Ademir Lombi, na manhã desta quarta-feira (15). A visita faz parte do...



Projetos de nomes de ruas são aprovados em sessão

15 de maio de 2024

Os vereadores aprovaram, na última sessão ordinária (13), seis projetos de lei que nomeiam ruas de loteamentos em Araras. Todos os projetos são de autoria do vereador e vice-presidente da Câmara Mu...





111

Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!