Notícias



Programa PróDébito é aprovado na 32ª Sessão Ordinária



Publicado por: Imprensa


Na 32ª Sessão Ordinária, realizada na segunda-feira (9), foi aprovado pelos parlamentares o projeto de lei complementar do Executivo Municipal que institui o Programa de Incentivo ao Pagamento de Débitos com o Município de Araras – PróDébito.

O programa é destinado a fomentar o adimplemento de créditos tributários ou não tributários, em razão de fatos geradores ocorridos até 31 de dezembro de 2012, vencidos e não pagos, inscritos ou não na dívida ativa do município, mesmo que discutidos judicialmente em ação proposta pelo sujeito passivo ou em fase de execução fiscal já ajuizada, inclusive os saldos de créditos que tenham sido objeto de parcelamento anterior, não cumpridos integralmente.

O prefeito Nelson Dimas Brambilla apresentou justificativa em que afirma que o município de Araras já contou com três anteriores programas de recuperação de créditos, mediante as leis nº 3.402/02, nº3634/04, bem como a lei complementar nº 9/2011, proporcionando aos contribuintes a oportunidade de regularizarem a sua situação fiscal perante a Fazenda Pública Municipal, com a possibilidade de parcelamentos.  

A Administração ainda frisou que com a aprovação da lei terá um novo instrumento legal, garantindo a possibilidade de efetuar o pagamento do débito em quatro parcelas. De acordo com o Executivo, as adaptações são necessárias para proporcionar aos contribuintes melhores condições para regularizar a situação fiscal perante o erário. 

Na justificativa destacou também que nos termos da legislação e da doutrina tributária, os tributos compreendem os impostos, as taxas e as contribuições de melhoria, possibilitando-se, assim, o adimplemento, pelos munícipes interessados, de vários créditos municipais, como IPTU, ISS e outros débitos existentes com a Prefeitura Municipal, o Saema e a Emhaba, por conta da utilização do serviço público.

Ao aderir ao programa o contribuinte poderá começar a pagar a 4ª parcela a partir de 20 de setembro de 2013. Parcelar em três vezes se começar em outubro, duas em novembro e quitar em parcela única em dezembro. As parcelas serão iguais e sucessivas, vencíveis no dia 23 de cada mês ou no primeiro dia útil subsequente, quando naquele dia não houve expediente bancário. O valor mínimo de cada parcela será de R$ 50,00.

Durante a discussão do projeto os vereadores manifestaram suas opiniões sobre o PróDébito. O vereador José Roberto Rimério – Miqueira (PTB) elogiou o projeto e disse que atende sua indicação e do vereador Marcelo de Oliveira (PRB) feita alguns meses atrás. O vereador Marcelo de Oliveira destacou que o projeto veio em um momento muito oportuno. O vereador Carlos José da Silva Nascimento – Zé Bedé (PT) pediu para a população aproveitar a oportunidade dada pela Administração para pagamento das dívidas.  O vereador Mário Corrochel Neto – Bonezinho (PP) frisou que é favorável ao projeto, mas gostaria que a negociação fosse feita em mais parcelas.  O vereador Valdevir Carlos Anadão (PT) ressaltou que é necessário um equilíbrio, criando condições para ajudar quem tem problemas com o pagamento de dívidas e também favorecer os bons pagadores. O vereador Erinson Mercatelli (PSB) também disse que se deve valorizar o bom pagador.


Publicado em: 10 de setembro de 2013

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Notícias da Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Nota de esclarecimento sobre problemas técnicos na Câmara Municipal

20 de maio de 2024

Na tarde desta segunda-feira (20), a Câmara Municipal de Araras passou por problemas técnicos em sua rede de transmissão, rede de sistema e conexão de internet. O problema já foi resolvido, porém a...



Pauta 16ª Sessão Ordinária 20/05/2024

20 de maio de 2024

https://www.araras.sp.leg.br/Arquivos/Downloads/79e87c56-9150-4c13-b728-e8cb3137bad0.pdf



Saiba o destino das doações da campanha beneficente às vítimas da chuva do Rio Grande do Sul

16 de maio de 2024

A campanha beneficente às vítimas da chuva no Rio Grande do Sul, realizada em conjunto entre a Câmara Municipal de Araras, a Associação Separados para o Senhor (ASS), a Defesa Civil, o Tiro de Guer...



Escola Cognus visita Câmara de Araras

16 de maio de 2024

Mais uma escola visitou a Câmara Municipal de Araras para atividades do programa educacional Câmara Cidadã, desenvolvido pela Escola Legislativa de Araras “Vereador Dr. Francisco Nucci Neto”. Desta...



Nova legislatura da Câmara Jovem realiza sua primeira sessão ordinária

16 de maio de 2024

A Câmara Jovem começou uma nova legislatura e já fez sua 1ª Sessão Ordinária nesta quarta-feira (15), pelo comando da presidente Sophia Helena Parreira Milinski. Como convidada, participou a presi...



Câmara Municipal realizou Ato Solene em comemoração aos 100 anos do TCESP durante a 15ª Sessão Ordinária

15 de maio de 2024

Durante a 15ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal, que ocorreu na última segunda-feira (13), foi realizado Ato Solene em comemoração aos 100 anos de existência do Tribunal de Contas do Estado de S...





111

Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!