Notícias



Projetos de Leis Complementares são aprovados durante 27ª Sessão Ordinária



Publicado por: Imprensa


As alterações de Leis Complementares do Executivo Municipal que dispõe sobre a reorganização administrativa da Prefeitura Municipal de Araras, do Saema (Serviço de Água e Esgoto do Município de Araras) do Serviço Municipal de Transportes Coletivos de Araras – SMTCA, e da Emhaba (Empresa Municipal de Habitação de Araras), e sobre o quadro de cargos e funções da Prefeitura Municipal de Araras, foram aprovados por unanimidade durante a 27ª Sessão Ordinária que ocorreu na segunda-feira (3), na Câmara Municipal.

O Projeto de Lei Complementar nº 3/2015, que altera a Lei Municipal nº 4.230, de 7 de janeiro de 2009, e que dispõe sobre a reorganização administrativa da Prefeitura Municipal de Araras, Saema, SMTCA, e da Emhaba, tem o objetivo de  criar o Departamento Administrativo na Secretaria Municipal de Educação, bem como a Coordenadoria de Educação Integral.

O Departamento Administrativo terá a incumbência de atuar junto às questões relativas aos processos administrativos que envolvem a Secretaria Municipal de Educação, fazendo com que o Departamento de Ensino passe a cuidar exclusivamente dos aspectos pedagógicos inerentes ao sistema de ensino.

Já a Coordenadoria de Educação Integral terá como atuação preponderante a condução e coordenação da implantação, desenvolvimento e acompanhamento do projeto de educação integral do Município de Araras.

Também foi aprovado pelos parlamentares o Projeto de Lei Complementar nº. 4/2015 que altera a Lei Complementar nº 16, de 30 de maio de 2012, que "dispõe sobre o quadro de cargos e funções da Prefeitura Municipal de Araras" e tem por objetivo criar cargos efetivos de provimento por concurso público de diretor, vice-diretor, supervisor, professor coordenador pedagógico, tradutor e intérprete de libras e inspetor de alunos.

Esta medida propiciará a diminuição da rotatividade de gestores frente às unidades escolares, bem como reduzirá significativamente o número de professores temporários admitidos para suprir as vagas dos profissionais da educação que se afastam para desempenharem as funções de confiança de diretores, vice-diretores, supervisores e professores coordenadores pedagógicos. A redução na admissão dos professores temporários vem ao encontro das recomendações feitas pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo e pelo Ministério Público.

Também cria o cargo de Diretor do Departamento Administrativo, desmembrando, assim, atividades administrativas do já existente cargo de Diretor do Departamento de Ensino, que passará a se dedicar exclusivamente às questões pedagógicas, otimizando os serviços desenvolvidos pela Secretaria Municipal de Educação.

Também foram votadas na 27ª Sessão Ordinária e aprovadas por unanimidades as emendas aditivas do Projeto de Lei Complementar nº. 4/2015 de autoria dos vereadores Anete Monteiro dos Santos Casagrande (PSDB) e Valdevir Carlos Anadão – Professor Dê (PT), que se lê:

Emenda aditiva:

Fica inserido no anexo 3 da Lei Complementar, adicionado ao anexo 4 da Lei Complementar nº 16/2012, no rol de atribuição de Diretor um inciso XXVIII, com a seguinte redação:

XXVIII – Apoiar e ser co-responsável juntamente com o professor – coordenador pedagógico do HTPC da sua unidade de ensino.

Emenda aditiva:

Fica inserido no anexo 3 da Lei Complementar, adicionado ao anexo 4 da Lei Complementar nº 16/2012, no rol de atribuição de vice-diretor um inciso XV, com a seguinte redação:

XV – Apoiar e ser co-responsável juntamente com o professor – coordenador pedagógico do HTPC da sua unidade de ensino.

Emenda aditiva:

Fica inserido no anexo 3 da Lei Complementar, adicionado ao anexo 4 da Lei Complementar nº 16/2012, no rol do professor coordenador pedagógico um inciso XVII, com a seguinte redação:

XVII – Organizar os horários de trabalhos pedagógicos coletivos (HTPC) com apoio dos demais integrantes da equipe gestora.

A emenda aditiva do Projeto de Lei Complementar nº. 4/2015 de autoria dos vereadores Anete Monteiro dos Santos Casagrande (PSDB), Breno Zanoni Cortella (PT), Eder Donizeti Muller (PROS), Eduardo Elias Dias – Du Segurança (PHS), Erinson Mercatelli (PSB), Francisco Nucci Neto (PMDB), Magda Carbonero Celidorio (PSDC), Marcelo de Oliveira (PRB), Mário Corochel Neto – Bonezinho (PP) e Valdevir Carlos Anadão – professor Dê (PT) também foi aprovada por unanimidade durante a sessão, onde se lê:

Emenda aditiva:

Insere parágrafo único no art. 4º com a seguinte redação.

Art. 4º)-

(...)

Parágrafo único – As alterações das denominações previstas nos incisos I e II deste artigo passarão a viger a partir de 01/01/2016.

Os projetos aprovados seguem na forma de autógrafo ao prefeito para eventual sanção e promulgação.


Publicado em: 04 de agosto de 2015

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Notícias da Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Saiba o destino das doações da campanha beneficente às vítimas da chuva do Rio Grande do Sul

16 de maio de 2024

A campanha beneficente às vítimas da chuva no Rio Grande do Sul, realizada em conjunto entre a Câmara Municipal de Araras, a Associação Separados para o Senhor (ASS), a Defesa Civil, o Tiro de Guer...



Escola Cognus visita Câmara de Araras

16 de maio de 2024

Mais uma escola visitou a Câmara Municipal de Araras para atividades do programa educacional Câmara Cidadã, desenvolvido pela Escola Legislativa de Araras “Vereador Dr. Francisco Nucci Neto”. Desta...



Nova legislatura da Câmara Jovem realiza sua primeira sessão ordinária

16 de maio de 2024

A Câmara Jovem começou uma nova legislatura e já fez sua 1ª Sessão Ordinária nesta quarta-feira (15), pelo comando da presidente Sophia Helena Parreira Milinski. Como convidada, participou a presi...



Câmara Municipal realizou Ato Solene em comemoração aos 100 anos do TCESP durante a 15ª Sessão Ordinária

15 de maio de 2024

Durante a 15ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal, que ocorreu na última segunda-feira (13), foi realizado Ato Solene em comemoração aos 100 anos de existência do Tribunal de Contas do Estado de S...



Alunos da Emef Adriano Ademir Lombi visitam a Câmara Municipal

15 de maio de 2024

A Câmara Municipal de Araras recebeu a visita de 58 crianças do 5º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Adriano Ademir Lombi, na manhã desta quarta-feira (15). A visita faz parte do...



Projetos de nomes de ruas são aprovados em sessão

15 de maio de 2024

Os vereadores aprovaram, na última sessão ordinária (13), seis projetos de lei que nomeiam ruas de loteamentos em Araras. Todos os projetos são de autoria do vereador e vice-presidente da Câmara Mu...





111

Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!