Notícias



Resultado da 19ª Sessão Ordinária 2012



Publicado por: Imprensa


(Reunião realizada no dia 11 de junho de 2012)
 
Início: 20h12                                                
Intervalo: não houve
Encerramento: 21h35
1-                 Aprovação automática da Ata da 18ª Sessão Ordinária. APROVADA
2. Projetos de Lei Executivo Municipal:
(Proc. 123/12) – Denomina “Praça Rotary”, o Sistema de Lazer I – Jardim das Nações I, e dá providências correlatas. Atende pedido do Rotary Club Araras, que também estará autorizada a promover a limpeza da praça, plantar árvores e realizar ações no local, voltadas à população, sempre com prévia comunicação às autoridades públicas municipais. O Rotary fica autorizado a instalar marco rotatório no espaço.
(Proc. 128/12) – Dispõe sobre alterações na Lei Municipal nº 3.849 de 20 de março de 2006, que Autoriza o Executivo Municipal a celebrar convênio com a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE Araras e dá providências correlatas.  O projeto altera o valor de repasse da subvenção a Apae Araras, associação civil sem fins econômicos. A atuação do município é necessária neste caso para que a Apae possa manter o serviço de excelência que presta à sociedade ararense. Ocorre que, em virtude de diversos fatores econômicos, os custos para a manutenção da Apae aumentaram em demasia, colocando em risco sua continuidade da maneira como hoje funciona. Segundo documentos fornecidos pela Apae, a mesma vem trabalhando atualmente com déficit mensal de R$ 8.552,67. Portanto, a presente propositura visa autorizar o Poder Executivo a conceder a Apae subvenção no valor de R$ 402,64 para cada aluno matriculado, até o limite máximo de 253 alunos. A subvenção ora estabelecida será reajustada anualmente pelo IPCA-E (Índice de Preço ao Consumidor Amplo Especial) ou outro indexador que venha a ser estabelecido pelo Governo Federal. Os demais dispositivos da Lei Municipal 3.849 permanecem inalterados. Fundada em 25 de outubro de 1969, a Apae Araras é entidade filantrópica considerada exemplo no Brasil e em todas as suas áreas de atuação. Seu objetivo principal é cuidar de pessoas com deficiências intelectuais e Síndrome de Down. O atendimento especializado, o apoio à família e a defesa dos direitos dos deficientes são três preceitos que fundamentam a vida institucional da Apae Araras.
3. Projetos de Lei Legislativo Municipal:
Vereador Eduardo de Moraes - (Proc. 127/12) – Dispõe sobre o uso de telefone celular nos estabelecimentos municipais de ensino. O projeto tem como objetivo atender a solicitação de diretores, equipes técnicas, professores e pais de alunos, ouvidos pelo vereador Eduardo de Moraes, os quais apontaram problemas que vem ocorrendo em sala de aula em razão do uso de celulares pelos estudantes. O desvio de atenção de crianças e adolescentes, ocasionado pelos aparelhos de telefone, atrapalha o aprendizado, isolando-os das atividades em classe e dispersando a atenção dos demais alunos. Conforme a propositura, todas as escolas deverão reunir pais e responsáveis para informa-los de que a medida está sendo adotada da rede municipal de ensino, garantindo que todos tenham conhecimento da proibição. A desobediência deste artigo acarretará na adoção de medidas previstas em regimento escolar ou normas de convivência da escola. Caberá à unidade escolar adotar medidas que visem a conscientização dos alunos sobre a interferência do celular nas praticas educativas, prejudicando seu aprendizado e sua socialização.
Vereador Erinson Mercatelli - (Proc. 126/12) – Institui o “Dia Municipal da Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa” e dá outras providências. No dia 15 de junho é comemorado o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, e a propositura visa estender a iniciativa no município. Fica instituído o “Dia Municipal daConscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, a ser realizado, anualmente, no dia 15 de junho. O dia municipal da Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa visa promover um encontro, cujo objetivo deve ser orientar, discutir, criar alternativas eprincipalmente prevenir ocorrências de violência contra idosos. A efetivação do dia municipal daConscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, fica a cargo dos órgãos competentes do Poder Executivo em consonância com os Poderes Legislativo e Judiciário, Ministério Público e entidades da Sociedade Civil. As atividades do dia municipal da conscientização da violência contra a pessoa idosa deverão ser coordenadas pela Secretaria Municipal de Ação e Inclusão Social. Deverá ser criada uma comissão organizadora com representantes dos seguintes órgãos: Conselho Municipal do idoso, Ministério Público, CREAS – Centro de Referência Especializado de Assistência Social, Delegacia de Polícia, Secretaria de Saúde, Poder Legislativo, Câmara da terceira idade, e outros órgãos que se entender necessário.
 
4. Requerimentos:
Vereador Léo Teodoro Gurnhak – (Proc. 125/12) – Convocaçãode sessão secreta da Câmara Municipal de Araras para votação de proposta para outorga de Título de Cidadão Ararense.
Vereador Valdemir Gomes – (Proc. 124/12) – Informações sobre o funcionamento dos aparelhos de ponto digital da Prefeitura.
5. Indicações:
Vereador Breno Zanoni Cortella – (Prot. 536/12) – Recolocação de tenda na Escola Rural EMEIEF “Ivan Inácio de Oliveira Zurita”. (Prot. 537/12) – Implantação de ciclovia e ciclofaixas. (Prot. 538/12) – Operação tapa-buraco na rua Laerte Tognasca. (Prot. 539/12) – Denominação de Unidade de Saúde em nome de Adalgisa dos Santos Gonçalves. (Prot. 540/12) – Estudo para melhorias no trânsito na confluência das avenidas Washington Luiz, Saudade, Ignácio Zurita Neto e Ângelo Franzini.
 
Vereador Eduardo de Moraes – (Prot. 546/12) – Extinguir cratera no Jardim Bela Vista.
Vereador Eder Donizeti Muller(Prot. 548/12) – Instalação de lombada na rua principal interna do residencial “Arnaldo Mazon”, no bairro Narciso Gomes. (Prot. 549/12) – Instalação de boca de lobo defronte a entrada do residencial “Arnaldo Mazon”, no bairro Narciso Gomes. (Prot. 550/12) – Instalação de lombada na rua principal interna do residencial “Victório Arthur Corrocher”, no Jardim Nova Olinda. (Prot. 551/12) – Instalação de lombada na rua João Buzo (Biris), defronte ao residencial “Victório Arthur Corrocher”, no Jardim Nova Olinda.
Vereador Léo Teodoro Gurnhak – (Prot. 552/12) – Colocação de cestas de lixo nos blocos de apartamentos do Condomínio “Arnaldo Mazon”. (Prot. 553/12) – Colocação de cestos de lixo na rua Tiradentes. (Prot. 554/12) – Fiscalização de limpeza de calçadas e terrenos. (Prot. 555/12) – Fiscalização e colocação de cestos de lixo para os lancheiros que atuam em frente à Uniararas. (Prot. 556/12) – Melhorias na sinalização nas ruas próximas à Uniararas (Fundação Hermínio Ometto).
Vereador Magda Regina Carbonero Celidório – (Prot. 557/12) – Urgente recapeamento asfáltico na rua João Favetta, localizada no Jardim da Colina. (Prot. 558/12) – Sugironegociação junto ao banco do Brasil S/A visando a redução das taxas de juros para financiamento habitacional aos servidores públicos municipais (Lei Municipal nº 4.384, de 15 de abril de 2011). (Prot. 559/12) – Sugiro a realização de convênio com demais instituições financeiras de Araras para financiamento habitacional aos servidores públicos municipais.
6. Ofício recebido do Executivo nº: 171/2012.
7. Ofícios diversos: Ministério da Saúde (2), Ministério da Educação e Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.
8. Balanço Geral: PM/2011
2ª Parte - TRIBUNA LIVRE
Orador: André Luiz dos Santos
Assunto: Cumprimento da Lei Municipal que autoriza o uso dos veículos dos oficiais de justiça. Não compareceu ao plenário.
 
3ª Parte - PALAVRA LIVRE
Uso da palavra pelos Vereadores.
(RESUMO DO QUE FOI DITO PELOS VEREADORES – mais detalhes no site www.camara-araras.sp.gov.br na TV Câmara)
 
Expediente reduzido a 30 minutos, conforme determinação regimental
II. ORDEM DO DIA
1. Parecer do Tribunal de Contas:
(Proc. 105/12) – TC- 001548/026/08: Prestação de contas, bem como anexos e acessórios e parecer emitido pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, relativo às contas da Prefeitura Municipal de Araras no exercício de 2008. Em sessão a Egrégia 1ª Câmara, de 14 de setembro de 2010, as contas receberam parecer desfavorável à sua aprovação, com recomendações e determinações, conforme publicado no Diário Oficial do Estado de 25 de setembro de 2010, cujo parecer foi reformado em sessão de reexame, no sentido da emissão de parecer favorável. Manteve-se, no entanto, as recomendações, conforme publicado no Diário Oficial do Estado em 16 de dezembro de 2011.
(VOTAÇÃO NOMINAL – 2/3 PARA REJEIÇÃO) – 2º TURNO - APROVADO por 11 votos (todos os vereadores favoráveis ao parecer)
 
2. Projeto de Lei – Legislativo Municipal:
Vereador Marcelo Coelho Fachini – (Proc. 89/12) – Institui o “Dia de Combate à Violência Doméstica” e dá outras providências.
(VOTAÇÃO SIMBÓLICA – MAIORIA SIMPLES) APROVADO POR UNANIMIDADE
Conforme justificativa da propositura, a violência doméstica é problema universal que atinge milhares de pessoas de forma silenciosa e dissimulada. Entenda-se por violência doméstica aquela que ocorre no âmbito da família, da unidade doméstica ou de qualquer relação íntima de afeto, na qual o agressor conviva com o ofendido, independente de coabitação, envolvendo não apenas as mulheres, mas também as crianças, adolescentes e idosos. Trata-se de um problema que acomete ambos os sexos e não obedece nível social, econômico, religioso ou cultural. Segundo o Ministério da Saúde, as agressões constituem a principal causa de morte de jovens entre 5 e 19 anos, sendo que a maior parte provém do ambiente doméstico. A Unicef estima que diariamente 18 mil crianças e adolescentes sejam espancados no Brasil. Os acidentes e violência domésticas provocam 64,4% das mortes de crianças e adolescentes no país, conforme levantamento de 1997. A violência doméstica é um dos fatores que mais estimula crianças a viver nas ruas. Já a violência conjugal, a mais frequente, tem forte impacto sobre a saúde física e mental das mulheres e em suas manifestações física, sexual e psicológica, é um problema de saúde pública relevante, pela magnitude do número de vítimas. As mulheres agredidas tendem a ser menos produtivas: segundo o Banco Mundial, estima-se que em média, em cada cinco faltas no trabalho feminino se dá em decorrência da violência.
 
3. Requerimentos APROVADO
III. EXPLICAÇÕES PESSOAIS
Uso da palavra pelos Vereadores.
(RESUMO DO QUE FOI DITO PELOS VEREADORES – mais detalhes no site www.camara-araras.sp.gov.br na TV Câmara)
 
Léo Gurnhak – falou de suas indicações. Falou da reativação do Conselho Municipal da Mulher. Informou que há nova diretoria da Etec “Pref. Alberto Feres” que deverá ser sacramentada junto à superintendência do Centro Paula Souza, assinado pelos edis desta Casa.
Magda Regina C. Celidório – esteve no Banco do Brasil verificando taxas de juros de financiamento de moradia e possíveis modificações.
Eduardo de Moraes – cumprimenta vereadores da Câmara Jovem e informa que se reunião nesta semana para falar com os 11 vereadores jovens, ajudando-os dentro do que é permitido conforme regimento interno da Casa. Falou do projeto de lei do Executivo relativo à subvenção da APAE e pede votação na próxima sessão.
 
Breno Zanoni Cortella – falou da importância da Câmara Jovem e também fez uma reflexão sobre o que é esta instituição e seu espaço dentro da Casa. 
Irineu Norival Maretto – se direcionou aos vereadores jovens presentes na sessão, que em reunião a ser realizada nesta semana pede a todos que leiam o regimento interno da Câmara Municipal de Araras. E que tenham cuidado nas relações com todos, expressando suas intenções com clareza e verdade. Pede uma reflexão a todos.  
 
 
• próxima Sessão Ordinária – 18 de junho de 2012, às 20 horas.


Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Saiba o destino das doações da campanha beneficente às vítimas da chuva do Rio Grande do Sul

16 de maio de 2024

A campanha beneficente às vítimas da chuva no Rio Grande do Sul, realizada em conjunto entre a Câmara Municipal de Araras, a Associação Separados para o Senhor (ASS), a Defesa Civil, o Tiro de Guer...



Escola Cognus visita Câmara de Araras

16 de maio de 2024

Mais uma escola visitou a Câmara Municipal de Araras para atividades do programa educacional Câmara Cidadã, desenvolvido pela Escola Legislativa de Araras “Vereador Dr. Francisco Nucci Neto”. Desta...



Nova legislatura da Câmara Jovem realiza sua primeira sessão ordinária

16 de maio de 2024

A Câmara Jovem começou uma nova legislatura e já fez sua 1ª Sessão Ordinária nesta quarta-feira (15), pelo comando da presidente Sophia Helena Parreira Milinski. Como convidada, participou a presi...



Câmara Municipal realizou Ato Solene em comemoração aos 100 anos do TCESP durante a 15ª Sessão Ordinária

15 de maio de 2024

Durante a 15ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal, que ocorreu na última segunda-feira (13), foi realizado Ato Solene em comemoração aos 100 anos de existência do Tribunal de Contas do Estado de S...



Alunos da Emef Adriano Ademir Lombi visitam a Câmara Municipal

15 de maio de 2024

A Câmara Municipal de Araras recebeu a visita de 58 crianças do 5º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Adriano Ademir Lombi, na manhã desta quarta-feira (15). A visita faz parte do...



Projetos de nomes de ruas são aprovados em sessão

15 de maio de 2024

Os vereadores aprovaram, na última sessão ordinária (13), seis projetos de lei que nomeiam ruas de loteamentos em Araras. Todos os projetos são de autoria do vereador e vice-presidente da Câmara Mu...





111

Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!