Notícias



Substitutivo do Plano Municipal de Educação é aprovado em Sessão Ordinária



Publicado por: Imprensa


O substitutivo do projeto de lei do Plano Municipal de Educação (PME) foi apresentado e aprovado por unanimidade durante a 23ª Sessão Ordinária que aconteceu na segunda-feira (6), na Câmara Municipal de Araras. Mais de 700 pessoas estiveram presentes para acompanhar a votação.

Antes do início da sessão os vereadores se reuniram e construíram juntos o substitutivo do plano, sendo que o texto original vinha gerando polêmica entre os munícipes, no qual foi alterada a redação de seis estratégias das metas do Plano Municipal de Educação do Município de Araras do decênio 2015/2024.

A presidente e vereadora Magda Carbonero Celidorio (PSDC), no início dos trabalhos da Ordem do Dia, leu as 20 metas do projeto do PME e na sequência o mesmo foi colocado em discussão antes de sua votação, e explanado pelos vereadores.

"Nós queremos construir políticas que beneficiem a população, esse é o nosso objetivo" disse o vice-presidente da Câmara e vereador Marcelo de Oliveira (PRB)

"É uma satisfação ver essa Casa lotada, ver tantas pessoas preocupadas com o desenvolvimento das nossas crianças e cidade", disse o vereador Mário Corrochel Neto – Bonezinho (PP)

"Nós discutimos aqui o futuro educacional de Araras", falou o vereador Carlos José da Silva Nascimento- Zé Bedé (PT)

"Acredito que esse seja um momento histórico para esta Câmara, em que grande número e pessoas de diversos segmentos estão presentes com o sentimento de zelo coletivo, de zelo pelo município" disse o vereador Breno Zanoni Cortella (PT)

"Temos que ser capazes, enquanto cidadãos, de debater uma questão que é realidade e promover uma cultura de paz", explanou o vereador Valdevir Carlos Anadão - Professor Dê (PT)

"O que se prega na realidade é o entendimento, o consenso e a paz", falou o vereador Francisco Nucci Neto (PMDB)

"Estamos promovendo a paz e o debate", ressaltou o vereador Eduardo Elias Dias – Du Segurança (PHS)

"Eu parabenizo a todos que nos mandaram mensagens, que se preocuparam e nos ajudaram a chegar num consenso e em um plano que represente o que a população de Araras quer", completou o vereador Erinson Mercatelli (PSB).

“Tendo em vista que o texto do projeto estabelece boas diretrizes para a educação local e que os anseios da comunidade foram todos contemplados, agradeço aos nobres pares por terem colaborado com a união de emendas feita com o vereador Zé Bedé”, falou a vereadora Anete Monteiro dos Santos Casagrande (PSDB), justificando o seu voto.

“Eu deixo o parabéns a todas as pessoas que vieram até aqui hoje. E agradeço todos os seguimentos da sociedade, igrejas evangélicas, católicas, movimento LGBT, que colaboraram com os vereadores com as sugestões. Com isso foi possível montar o projeto substitutivo. Obrigado a todos vocês que tiveram uma participação muito importante neste substitutivo do projeto que acabou de ser votado”, agradeceu a presidente e vereadora Magda Carbonero Celidorio ao final da votação.

A Câmara Municipal de Araras se preparou para receber um número grande de pessoas e montou uma estrutura com telão de alta resolução e som para que os munícipes presentes no Átrio “Presidente Vereador Pedro Pessotto Filho” também acompanhassem ao vivo a sessão.

Acompanhe as mudanças realizadas na redação do PME:

Estratégia da Meta 3:

Como era:

  •   Incentivar a cultura da paz e da tolerância nas escolas do município, criando programas contra o bulling, o preconceito étnico, religioso, de orientação sexual e inclusive de local de residência no município;

Como ficou:

  •   Incentivar a cultura da paz e da tolerância nas escolas do município, implementando políticas públicas que tenham por objetivo erradicar todas as formas de discriminação;

 

Estratégias da Meta 4:

Como era:

  • Instituir programas e ações de combate ao preconceito e discriminação no ambiente escolar e comunitário por meio de campanhas na mídia nos estabelecimentos de ensino e na comunidade geral garantindo as temáticas da diversidade (pessoa com deficiência, diversidade sexual, emigração, abrigos, questões étnico-raciais);

 

Como ficou:

  • Instituir programas e ações contra todo tipo de discriminação no ambiente escolar e comunitário;

 

Como era:

  • Rever os conteúdos e estratégias de abordagens relacionadas à diversidade sexual em sala de aula e construí-los com a participação de pedagogos e de representantes de organizações de direito público, como Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, Conselho Municipal da Ação e Inclusão Social, Conselho Municipal da Educação, Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, OAB e outros;

 

Como ficou:

  • Rever os conteúdos e estratégias de abordagens relacionadas à cidadania em sala de aula e construí-los com a participação de pedagogos e de representantes de organizações de direito público, como Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, Conselho Municipal da Ação e Inclusão Social, Conselho Municipal da Educação, Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, OAB, Ministério Público e Conselho Tutelar;

 

Estratégias da meta 7:

Como era:

  •    Garantir políticas de combate e prevenção à violência na escola, inclusive pelo desenvolvimento de ações destinadas à capacitação de educadores para detecção dos sinais de suas causas, como a violência doméstica e sexual, favorecendo a adoção das providências adequadas para promover a construção da cultura de paz e um ambiente escolar dotado de segurança para a comunidade;

 

Como ficou:

  • Garantir políticas de combate e prevenção a violência na escola, inclusive pelo desenvolvimento de ações destinadas à educação continuada para detecção dos sinais de suas causas, como a violência doméstica e sexual, favorecendo a adoção das providências adequadas para promover a construção da cultura de paz e um ambiente escolar dotado de segurança para a comunidade;

 

Como era:

  • Estabelecer políticas de estímulo às escolas que melhorarem o desempenho no Ideb, de modo a valorizar o mérito do corpo docente, da direção e da comunidade escolar.

 

Como ficou:

  • Fomentar a construção de um currículo mínimo, por disciplina, no prazo máximo de 05 (cinco) anos, universalizando os conteúdos trabalhados em sala de aula, de forma transdisciplinar.

 

Estratégia da meta 8:

 

Como era:

  •  Realizar Censo Escolar Municipal, a cada 3 anos, de maneira a mapear a demanda social por EJA, buscando detectar a população não escolarizada ou com baixa escolaridade, de maneira a subsidiar o planejamento de ações e de oferta de vagas desta modalidade.

 

Como ficou:

  • Realizar Censo Escolar Municipal, a cada 2 anos, de maneira a mapear a demanda social por EJA, buscando detectar a população não escolarizada ou com baixa escolaridade, de maneira a subsidiar o planejamento de ações e de oferta de vagas desta modalidade.


Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Saiba o destino das doações da campanha beneficente às vítimas da chuva do Rio Grande do Sul

16 de maio de 2024

A campanha beneficente às vítimas da chuva no Rio Grande do Sul, realizada em conjunto entre a Câmara Municipal de Araras, a Associação Separados para o Senhor (ASS), a Defesa Civil, o Tiro de Guer...



Escola Cognus visita Câmara de Araras

16 de maio de 2024

Mais uma escola visitou a Câmara Municipal de Araras para atividades do programa educacional Câmara Cidadã, desenvolvido pela Escola Legislativa de Araras “Vereador Dr. Francisco Nucci Neto”. Desta...



Nova legislatura da Câmara Jovem realiza sua primeira sessão ordinária

16 de maio de 2024

A Câmara Jovem começou uma nova legislatura e já fez sua 1ª Sessão Ordinária nesta quarta-feira (15), pelo comando da presidente Sophia Helena Parreira Milinski. Como convidada, participou a presi...



Câmara Municipal realizou Ato Solene em comemoração aos 100 anos do TCESP durante a 15ª Sessão Ordinária

15 de maio de 2024

Durante a 15ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal, que ocorreu na última segunda-feira (13), foi realizado Ato Solene em comemoração aos 100 anos de existência do Tribunal de Contas do Estado de S...



Alunos da Emef Adriano Ademir Lombi visitam a Câmara Municipal

15 de maio de 2024

A Câmara Municipal de Araras recebeu a visita de 58 crianças do 5º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Adriano Ademir Lombi, na manhã desta quarta-feira (15). A visita faz parte do...



Projetos de nomes de ruas são aprovados em sessão

15 de maio de 2024

Os vereadores aprovaram, na última sessão ordinária (13), seis projetos de lei que nomeiam ruas de loteamentos em Araras. Todos os projetos são de autoria do vereador e vice-presidente da Câmara Mu...





111

Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!