Notícias



Vereador Zé Bedé propõe retirada dos termos orientação e diversidade sexual do Plano de Educação



Publicado por: Imprensa


O vereador Carlos José da Silva Nascimento – Zé Bedé  (PT), protocolou na tarde desta terça-feira (30) três emendas parlamentares de alterações ao Projeto de Lei nº 25/2015, que “Dispõe sobre o Plano Municipal de Ensino para o período de 2015/2024”.

As emendas proposta retira os termos “orientação sexual”, “diversidade sexual” e a palavra “sexual” das metas do projeto.

Zé Bedé afirma que apesar de não ver problemas nos termos usados no Plano Municipal de Educação, decidiu apresentar as emendas para acabar com a polêmica.

“Não temos que colocar um contra os outros, e sim tentar buscar uma solução. Se a palavra sexual, por exemplo, está causando uma certa insegurança aos católicos, evangélicos ou famílias, então que elas sejam retiradas do projeto”, disse o vereador.

A primeira emenda substitui a expressão “de orientação sexual” por “a violação de direitos individuais”, que já é garantido na Constituição Federal.

Segundo o vereador, o artigo 5º da Constituição Federal deixa claro que “Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade”. 

Já a segunda emenda, tira a palavra “sexual” no trecho que fala sobre “Instituir programas e ações de combate ao preconceito e discriminação no ambiente escolar e comunitário por meio de campanhas na mídia nos estabelecimentos de ensino e na comunidade geral garantindo as temáticas da diversidade (pessoa com deficiência, diversidade, emigração, abrigos, questões étnico-raciais)”.  “Mas isso, não quer dizer que outros temas não possam ser discutidos no ambiente escolar”, completou o vereador.

E, a terceira emenda substitui a expressão “diversidade sexual” por “cidadania” e suprimir o trecho “e outros” no trecho que cita  “Rever os conteúdos e estratégias de abordagens relacionadas à cidadania em sala de aula e construí-los com a participação de pedagogos e de representantes de organizações de direito público, como Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, Conselho Municipal da Ação e Inclusão Social, Conselho Municipal da Educação, Conselho Municipal da Criança e do Adolescente e OAB”.

Nesse caso, o vereador acrescenta que o objetivo realmente é tranquilizar a população, mas isso, não quer dizer que quaisquer cidadãos também não possam participar dessas discussões.

Por outro lado, o vereador lamenta apenas pelo debate estar dando mais ênfase a essas questões sobre sexualidade e sendo deixado de lado outros aspectos importantes para o Plano Municipal de Educação, que trata principalmente da melhoria na qualidade de ensino e a diminuição na evasão escolar.

O vereador Zé Bedé, disse que tem um grande respeito pelos LGBTTs e pelos grupos religiosos que estão se mobilizando. No entanto, ressalta o que está em pauta é o futuro da Educação de nossa cidade para os próximos 10 anos e não a "ideologia de gênero", que pressupõe que cada indivíduo tem o direito de escolher o próprio gênero, sem ser definido, necessariamente, pelo sexo biológico ou a desconstrução da família. “Por isso reafirmo, se esses termos causavam insegurança, propus essas alterações, que será analisada ou até mesmo melhoradas pelos demais vereadores e vereadoras”.

Zé Bedé, lembra ainda que todos devem deixar as diferenças de lado e somar, porque os vereadores legislam pra todos e que o grande objetivo é garantir um ensino de qualidade no município.

 

Com informações da assessoria do gabinete do vereador Carlos José da Silva Nascimento – Zé Bedé  (PT).


Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Saiba o destino das doações da campanha beneficente às vítimas da chuva do Rio Grande do Sul

16 de maio de 2024

A campanha beneficente às vítimas da chuva no Rio Grande do Sul, realizada em conjunto entre a Câmara Municipal de Araras, a Associação Separados para o Senhor (ASS), a Defesa Civil, o Tiro de Guer...



Escola Cognus visita Câmara de Araras

16 de maio de 2024

Mais uma escola visitou a Câmara Municipal de Araras para atividades do programa educacional Câmara Cidadã, desenvolvido pela Escola Legislativa de Araras “Vereador Dr. Francisco Nucci Neto”. Desta...



Nova legislatura da Câmara Jovem realiza sua primeira sessão ordinária

16 de maio de 2024

A Câmara Jovem começou uma nova legislatura e já fez sua 1ª Sessão Ordinária nesta quarta-feira (15), pelo comando da presidente Sophia Helena Parreira Milinski. Como convidada, participou a presi...



Câmara Municipal realizou Ato Solene em comemoração aos 100 anos do TCESP durante a 15ª Sessão Ordinária

15 de maio de 2024

Durante a 15ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal, que ocorreu na última segunda-feira (13), foi realizado Ato Solene em comemoração aos 100 anos de existência do Tribunal de Contas do Estado de S...



Alunos da Emef Adriano Ademir Lombi visitam a Câmara Municipal

15 de maio de 2024

A Câmara Municipal de Araras recebeu a visita de 58 crianças do 5º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Adriano Ademir Lombi, na manhã desta quarta-feira (15). A visita faz parte do...



Projetos de nomes de ruas são aprovados em sessão

15 de maio de 2024

Os vereadores aprovaram, na última sessão ordinária (13), seis projetos de lei que nomeiam ruas de loteamentos em Araras. Todos os projetos são de autoria do vereador e vice-presidente da Câmara Mu...





111

Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!