Notícias



Audiência Pública do Araprev é marcada por desrespeito ao legislativo municipal



Publicado por: Eduarda Peccinatti - Diretoria de Comunicação da CMA


Presidente da autarquia, Gilberto Del Bel, fez acusações e ataques à presidente e aos demais vereadores.

 

Na manhã desta quinta-feira (14), às 9h, o Araprev (Serviço de Previdência Social do Município de Araras) utilizou o plenário da Câmara Municipal de Araras, para a realização de uma audiência pública, com o objetivo de exibir a prestação de contas do ano de 2022 até outubro de 2023, incluindo resultados de investimentos, avaliação atuarial e governança corporativa.

A audiência foi comandada pelo presidente executivo do Araprev, Gilberto Del Bell, que antes da apresentação da prestação de contas aproveitou o espaço para um discurso que fugia do tema proposto pela audiência e atacou o legislativo municipal, que recentemente aprovou o Projeto de Lei Complementar nº 36/2023 do Araprev, pelo qual o município ficou autorizado a dar em pagamento à entidade, 109 imóveis.

Incomodado com o discurso feito na época da votação do projeto, pela presidente da Câmara Municipal, a vereadora Mirian Vanessa Pires (ela foi uma dos 5 vereadores contrários ao projeto), Gilberto Del Bel fez graves acusações à gestão dela e aos trabalhos dos vereadores da atual legislatura.

A plateia composta basicamente por alguns funcionários do Araprev – até por conta do horário e da falta de divulgação por parte da autarquia – também tinha a presença de vereadores incomodados com o desrespeito e as acusações de Gilberto Del Bel. Entre eles, estava a presidente Mirian Vanessa, que pediu para falar entre o discurso de Gilberto e a apresentação da prestação de contas do Araprev, já que havia sido citada. Todavia ela teve a fala negada pelo presidente da autarquia naquele momento.

Apresentada a prestação de contas pelas funcionárias do Araprev, Silmara Flávio Pacagnella, coordenadora jurídica, e Marleidi Silva Santos Medeiros, coordenadora financeira, os vereadores puderam falar. Rodrigo Soares do Santos (PSDB), Ana Júlia Casagrande (PSDB) e Regina Noêmia Geromel Corrochel (PTB) questionaram a falta de respeito com o trabalho dos vereadores, o fato de a audiência não ser em horário mais acessível aos funcionários públicos e se não deveria ter acontecido antes da votação do projeto.  Eles também pediram para que o presidente do Araprev oficializasse as denúncias que diz ter contra a Câmara Municipal, para que, se forem reais, os vereadores tomem as providências devidas. Todos também defenderam a gestão e a idoneidade da presidente Mirian Vanessa que, enfim, também teve seu espaço de fala.

A presidente começou explicando o discurso dela no dia da votação do projeto do Araprev, que tanto incomodou o presidente executivo da autarquia. “Quando eu critico, critico o cargo em si, independente de quem estiver nele. É uma questão de impessoalidade, coisa que o senhor não me respeitou nesse sentido, o senhor atacou a minha pessoa. Eu falo em renovação em relação a cadeira que o senhor ocupa, a gestão precisa ser modificada com ideias novas, com benefícios aos servidores.”, disse a presidente Mirian Vanessa.

Sobre as acusações feitas à Câmara Municipal, Mirian Vanessa rebateu dizendo que “todos os vereadores realizam trabalho sério e o senhor julgou e ofendeu até os vereadores que votaram favoráveis ao projeto que vocês fizeram com o prefeito”. E continuou, “muito ruim o senhor vir aqui hoje e utilizar a fala que usei na tribuna, representando a população, para iniciar a audiência de prestação de contas. A gente tem que saber o que se discute. Essa audiência é para que? É técnica? Para mostrar as contas do Araprev? Ok! A gente fugiu do foco porque o senhor iniciou essa discussão. Discussão que a gente fez com os 11 vereadores no plenário, mostrando a nossa opinião, e eu fui eleita pra isso!”.

Mirian Vanessa ainda concluiu dizendo, “na hora que o Araprev soube do posicionamento da Câmara em relação ao projeto, podia ter feito audiência pública. Estamos discutindo agora, coisas que deveriam ser discutidas lá atrás. O Araprev fez audiência pública sobre coisas que a Prefeitura queria fazer com ele? Não fez! A Câmara fez a dela. O Araprev fez?”, questionou.

O vídeo da audiência pública do Araprev pode ser conferido no link https://www.youtube.com/live/IDj7Y4LSdug?si=KtieeWzeuf8nDbbK .


Publicado em: 16 de dezembro de 2023

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Notícias da Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Mesa Diretora da Câmara Jovem é 100% feminina

25 de abril de 2024

Durante a capacitação dos integrantes da nova legislatura da Câmara Jovem, realizada neste sábado (20), os vereadores jovens votaram a formação da Mesa Diretora. O diferencial é que, desta vez, a M...



Câmara homenageia cinco escoteiros

25 de abril de 2024

A Câmara Municipal de Araras realizou a solenidade de entrega do Diploma de Mérito Escoteiro, que homenageou cinco integrantes do Grupo Escoteiro Arara Azul. O evento ocorreu nesta quarta-feira (24...



EMEF Profª Adalgisa participa do projeto Câmara Cidadã

25 de abril de 2024

A Escola Legislativa de Araras “Vereador Dr. Francisco Nucci Neto” recebeu, nesta quarta-feira (24), a visita de 43 alunos do 8º ano da EMEF Profª Adalgisa Perim Balestro Franzini, que participaram...



Novos vereadores da Câmara Jovem são instruídos em capacitação

25 de abril de 2024

Os novos vereadores jovens participaram de uma capacitação na manhã do último sábado (20), na Câmara Municipal de Araras. O objetivo foi instruí-los sobre os deveres do vereador jovem e as funções...



Título Policial Destaque é entregue aos homenageados

24 de abril de 2024

A Câmara Municipal de Araras realizou o Ato Solene de entrega do título “Policial Destaque” nesta segunda-feira (22), durante a 12ª Sessão Ordinária. Os homenageados foram o escrivão de polícia, Na...



Câmara aprova alteração no Conselho Municipal de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra

23 de abril de 2024

Os vereadores aprovaram na 12ª Sessão Ordinária desta segunda-feira (22) o Projeto de Lei nº 191/2023, vindo do Poder Executivo, que altera a redação da lei que criou o Conselho Municipal de Partic...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!