Notícias



Câmara aprova mudança na legislação para implantar Zona Azul na região central de Araras

O projeto foi aprovado por unanimidade e visa atender comerciantes e consumidores

Publicado por: Nilsinho Zanchetta


Foi aprovada por unanimidade, na última segunda-feira (28), durante a 8ª sessão ordinária, uma alteração na redação do artigo 11 da lei que trata sobre o sistema rotativo na região central de Araras. Com a aprovação pelos vereadores, o Executivo Municipal fica autorizado a terceirizar mediante licitação, na modalidade concorrência, o sistema de Zona Azul.

 

Com este novo formato, o pagamento pelo estacionamento deverá ser feito em parquímetros que serão instalados em vários pontos da cidade pela empresa vencedora da licitação, que terá 10 anos de concessão.

 

A implantação da Zona Azul visa solucionar a situação atual do problema de falta de vagas para estacionamento nas ruas da região central da cidade, já que, por meio, da concessão a utilização das vagas será rotativa, por tempo limitado, cujo controle será realizado por sistema automatizado e informatizado, ou seja, por parquímetros, propiciando aos usuários facilidade para o estacionamento e para o pagamento da tarifa.  

 

A volta do estacionamento rotativo atende a reivindicação dos munícipes, que atualmente têm dificuldade em encontrar vagas para estacionamento, bem como, dos próprios comerciantes, que apresentaram inclusive um abaixo-assinado solicitando urgência na implantação do sistema.

 

O Prefeito Pedro Eliseu Filho deixou claro que fará com agilidade a publicação da lei no Diário Oficial e autorizar a abertura de licitação para implantação da Zona Azul, o mais rápido possível.  

 

Durante a discussão do projeto, a vereadora Maria do Socorro Paiva de Souza, destacou importância da volta da Zona Azul. “O estacionamento rotativo vai solucionar o problema da falta de vagas na região central”, disse.

 

O vereador José Roberto Apolari disse que com a Zona Azul haverá uma melhora, inclusive na segurança. “Os comerciantes estavam pedindo o sistema de estacionamento rotativo, certamente haverá uma melhora na segurança no centro, pois, haverá um policiamento mais ostensivo”, comenta.

 

Para o vereador Manoel Oliveira dos Santos Filho, a implantação da Zona Azul é um mal necessário. “É importante aprovarmos este projeto, pois, ninguém está conseguindo estacionar nas ruas da região central”, disse.

 

A vice-Presidente, vereadora Mirian Vanessa Pires explica que haverá um seguro para quem pagar a Zona Azul e toda a arrecadação do estacionamento rotativo de pelo menos um sábado do mês será revertida para o Fundo Social de Solidariedade. “É importante pontuar que a concessionária vencedora terá que garantir um seguro para quem paga a Zona Azul contra danos, furtos ou prejuízo de qualquer natureza”, destaca.   

 

Para o vereador Marcelo de Oliveira, com a implantação da Zona Azul, a tendência é de aumentar as vendas no comércio. “Estamos fazendo a nossa parte, este processo foi tramitado de maneira recorde no Legislativo, sugiro que a publicação no Diário Oficial seja feita urgentemente e com agilidade, pois, os comerciantes necessitam da Zona Azul para poder atrair mais consumidores”, pondera.

 

A vereadora Ana Júlia Casagrande destaca que os consumidores terão mais facilidade para estacionar os carros e fazer suas compras no comércio local. “As pessoas não estavam conseguindo encontrar vagas para estacionar na região central. Os consumidores passaram a comprar em cidades da região, por isso, com a volta da Zona Azul será muito importante para os munícipes e comerciantes, inclusive é bom enfatizar que está mantido o valor de 10% de incentivo ao comércio de Araras”, disse.

 

O Presidente Rodrigo Soares que sempre trabalhou no comércio, destaca a necessidade do estacionamento rotativo. “Eu que trabalho no comércio sei bem a necessidade da Zona Azul, vai ser bom para os comerciantes e para os consumidores. Cabe ao Executivo acelerar o processo de licitação para que a Zona Azul seja implantada rapidamente. A Câmara fez o papel dela de agilizar os trâmites”, finaliza.   

 

 


Publicado em: 29 de março de 2022

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Notícias da Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Mesa Diretora da Câmara Jovem é 100% feminina

25 de abril de 2024

Durante a capacitação dos integrantes da nova legislatura da Câmara Jovem, realizada neste sábado (20), os vereadores jovens votaram a formação da Mesa Diretora. O diferencial é que, desta vez, a M...



Câmara homenageia cinco escoteiros

25 de abril de 2024

A Câmara Municipal de Araras realizou a solenidade de entrega do Diploma de Mérito Escoteiro, que homenageou cinco integrantes do Grupo Escoteiro Arara Azul. O evento ocorreu nesta quarta-feira (24...



EMEF Profª Adalgisa participa do projeto Câmara Cidadã

25 de abril de 2024

A Escola Legislativa de Araras “Vereador Dr. Francisco Nucci Neto” recebeu, nesta quarta-feira (24), a visita de 43 alunos do 8º ano da EMEF Profª Adalgisa Perim Balestro Franzini, que participaram...



Novos vereadores da Câmara Jovem são instruídos em capacitação

25 de abril de 2024

Os novos vereadores jovens participaram de uma capacitação na manhã do último sábado (20), na Câmara Municipal de Araras. O objetivo foi instruí-los sobre os deveres do vereador jovem e as funções...



Título Policial Destaque é entregue aos homenageados

24 de abril de 2024

A Câmara Municipal de Araras realizou o Ato Solene de entrega do título “Policial Destaque” nesta segunda-feira (22), durante a 12ª Sessão Ordinária. Os homenageados foram o escrivão de polícia, Na...



Câmara aprova alteração no Conselho Municipal de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra

23 de abril de 2024

Os vereadores aprovaram na 12ª Sessão Ordinária desta segunda-feira (22) o Projeto de Lei nº 191/2023, vindo do Poder Executivo, que altera a redação da lei que criou o Conselho Municipal de Partic...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!