Notícias



Diplomação de “Professor de Práticas Inovadoras” é celebrada na Câmara



Publicado por: Eduarda Peccinatti - Diretoria de Comunicação da CMA


A Câmara Municipal de Araras realizou a primeira edição da entrega do diploma “Professor de Práticas Inovadoras – Professora Dorotéia Matos Rodrigues de Freitas”, na última quarta-feira (29), no plenário “Vereador Bruno Moysés Batistela”.

A ideia da premiação de reconhecimento aos professores partiu da vereadora e atual vice-presidente da Câmara, Regina Noêmia Geromel Corrochel (PTB), que presidiu a solenidade.

Além dela, compuseram a mesa da solenidade a coordenadora de gestão e planejamento educacional, Elisangela Zaniboni, representando a Secretaria Municipal de Educação; e Angelane Beck Soares dos Santos, representando os familiares e amigos da professora Dorotéia Matos Rodrigues de Freitas (que leva o nome desta premiação).

O diploma “Professor de Práticas Inovadoras – Profa. Dorotéia Matos Rodrigues de Freitas” visa enaltecer e reconhecer o mérito dos professores da rede pública municipal do ensino de Araras, que realizam importantes iniciativas em busca da aprendizagem de todos os alunos, por meio de projetos bem-sucedidos, criativos e inovadores.

O concurso consiste na seleção e premiação dos quatro melhores projetos desenvolvidos nas escolas municipais de Araras, em todas as etapas da educação básica, e que no exercício da atividade docente contribuíram de forma relevante para a qualidade da educação de Araras.

A diplomação envolve projetos da Educação Infantil, do Ensino Fundamental I, do Ensino Fundamental II e da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

 

- Professora Maria Carolina da Silva Mariano, da Emei Francisca Maria Mendes Marques.

Desenvolve o projeto Leitura e Escrita na Educação Infantil, para promover a alfabetização de forma bem mais lúdica, com os alunos de 5 e 6 anos, do Jardim II. Os alunos têm o cantinho da leitura usado nos primeiros 30 minutos de aula. São apresentadas histórias a eles, que viram jogos, brincadeiras, músicas, gincana dos sons das letras, construções e até animações em 3D. O projeto estimula o interesse e o envolvimento das crianças e torna a alfabetização mais fácil e eficaz.

 

- Professora Maria Luiza Machado Pereira, da Emef João Poletti.

Realiza o projeto Astronomia, desenvolvido com alunos do 5º ano do Ensino Fundamental I. Com uso de mapas celestes e aplicativos digitais, o projeto permite que os alunos conheçam e explorem o sistema solar. O projeto estimula a observação, o raciocínio lógico, a criatividade e o trabalho em equipe. Juntos os alunos utilizaram o Espaço Maker, do Fab Lab, para confeccionar maquetes dos planetas e um planetário, usando impressão 3D e corte a laser.

 

- Professor Rafael Marquezin, da Emef Professor Julio Ridolfo.

Trabalha com o Projeto Interdisciplinar Música na Escola, que surgiu para combater a ansiedade e a ociosidade no contraturno escolar. O projeto promove aulas com instrumentos musicais e outras atividades; contribui para a integração social, cultural e artística, despertando o interesse e a sensibilidade dos alunos e uma sociedade mais harmônica; desenvolve a criatividade, promove saúde mental e lazer, revela talentos, trabalha a pluralidade e desenvolve a autoconsciência.

 

- Professora Ketry Gurnhak de Carvalho, da Emef Thereza Colette Ometto.

Atua com o projeto EJA Empreendedora, o qual promove a educação empreendedora, desenvolvendo oficinas que estimulam o reaproveitamento e a transformação de materiais em objetos de aprendizagem, utilizados em sala de aula e também em artes comercializáveis, estimulando a melhoria da renda familiar dos alunos e criando oportunidades de trabalho.

 

É importante destacar que o objetivo dessa premiação é valorizar, reconhecer, enaltecer o trabalho dos professores como atores fundamentais no processo formativo das novas gerações, dando visibilidade às práticas inovadoras no contexto pedagógico, promovendo o estímulo à participação dos professores como sujeitos ativos no desenvolvimento da educação de Araras.

Além disso, resgatar o respeito, o orgulho, o reconhecimento pela profissão, a qual exige muito esforço, preparo, conhecimento, pesquisa, tempo e dedicação e que requer, mais ainda, compromisso e comprometimento.

 

 

Eliane Pessotto

Jornalista/ CMA

 


Publicado em: 01 de dezembro de 2023

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Notícias da Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Mesa Diretora da Câmara Jovem é 100% feminina

25 de abril de 2024

Durante a capacitação dos integrantes da nova legislatura da Câmara Jovem, realizada neste sábado (20), os vereadores jovens votaram a formação da Mesa Diretora. O diferencial é que, desta vez, a M...



Câmara homenageia cinco escoteiros

25 de abril de 2024

A Câmara Municipal de Araras realizou a solenidade de entrega do Diploma de Mérito Escoteiro, que homenageou cinco integrantes do Grupo Escoteiro Arara Azul. O evento ocorreu nesta quarta-feira (24...



EMEF Profª Adalgisa participa do projeto Câmara Cidadã

25 de abril de 2024

A Escola Legislativa de Araras “Vereador Dr. Francisco Nucci Neto” recebeu, nesta quarta-feira (24), a visita de 43 alunos do 8º ano da EMEF Profª Adalgisa Perim Balestro Franzini, que participaram...



Novos vereadores da Câmara Jovem são instruídos em capacitação

25 de abril de 2024

Os novos vereadores jovens participaram de uma capacitação na manhã do último sábado (20), na Câmara Municipal de Araras. O objetivo foi instruí-los sobre os deveres do vereador jovem e as funções...



Título Policial Destaque é entregue aos homenageados

24 de abril de 2024

A Câmara Municipal de Araras realizou o Ato Solene de entrega do título “Policial Destaque” nesta segunda-feira (22), durante a 12ª Sessão Ordinária. Os homenageados foram o escrivão de polícia, Na...



Câmara aprova alteração no Conselho Municipal de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra

23 de abril de 2024

Os vereadores aprovaram na 12ª Sessão Ordinária desta segunda-feira (22) o Projeto de Lei nº 191/2023, vindo do Poder Executivo, que altera a redação da lei que criou o Conselho Municipal de Partic...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!