Notícias



Maretto pede licença e Anete assume vaga



Publicado por: Imprensa


Pelas próximas três sessões ordinárias o vereador Irineu Norival Maretto (PMDB) será substituído pela suplente da coligação PMDB-PV Anete Monteiro dos Santos Casagrande (PV), com 1.025 votos.
Maretto entrou com pedido de licença na tarde desta quinta-feira. O afastamento, não remunerado, será de 20 dias, entre 7 e 26 de agosto. O legislador, que tem compromissos profissionais pelos próximos 15 dias, seria obrigado a se ausentar por duas sessões ordinárias (10 e 17 de agosto). “Mas num ato de reconhecimento ao PV, em função da colaboração deste partido e da professora Anete com o PMDB nas eleições, afinal os votos do partido e dela ajudaram a fazer o coeficiente eleitoral para eleger a mim e ao Marcelo Fachini, decidi estender a licença para 20 dias e dar essa oportunidade à suplente”, justificou ele.
A licença é regimental. Consta no Artigo 51 do Regimento Interno e também no Artigo 39 da Lei Orgânica do Município de Araras. No caso específico dessa licença, ela não é remunerada. Conforme o inciso II, do referido artigo do Regimento Interno, o vereador se licencia, sem remuneração, desde que o afastamento, para tratar de interesses particulares, não ultrapasse 120 dias por sessão legislativa.
Esta não é a primeira vez que Anete assume uma vaga em função da licença de um titular. No mandato passado, em 2006, ela foi convidada a legislar no lugar no então vereador Ricardo Franco, como segunda suplente da coligação PFL/PRP. Por um acordo entre Ricardo e o advogado José Roberto Apolari, primeiro suplente, este abriria mão de assumir durante o período de licença, uma vez que já exerceu a função também por 30 dias durante um primeiro afastamento do titular em 2005.
Formada em história e pedagogia, a nova vereadora é especialista em educação especial. Anete também é técnica em enfermagem. Atualmente leciona, pelo município, no Caic, na Zona Leste, e pelo estado na Escola Vergueiro, no Belvedere.
Na manhã desta sexta-feira (7), ela recebeu o convite para comparecer na Câmara e receber, das mãos do presidente Derci Tófolo (DEM), a carta de convocação. “Fiquei surpresa com essa possibilidade. É muito bom voltar e de uma forma serena, sem ser por causa das turbulências em que se encontra nossa política”, disse ela.
A professora já adiantou que deve focar o curto período de trabalho na educação. “Farei o possível para contribuir com a melhora do ensino do nosso município e, principalmente, com a melhora das condições de trabalho dos nossos professores”, completou.
Com a presença de Anete na Câmara, Araras passa a contar, novamente, com duas mulheres no poder Legislativo. No entanto, Magda Carbonero Celidório (DEM) é titular no cargo de vereadora. A última vez que uma dobradinha feminina aconteceu na Câmara foi na 9ª Legislatura, entre aos anos de 1983 e 1989 com a presença das professoras Mara Iliane Figueiredo, na época pelo PMDB, e Silvia Garcia Simões Zuntini, pelo PTB.


Publicado em: 07 de agosto de 2009

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Notícias da Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Escola Legislativa promove fórum sobre participação feminina no esporte

08 de maio de 2024

No dia 29 de maio (quarta-feira), entre às 14 e 17 horas, será promovido o “Fórum Municipal Mulher e Esporte”, no plenário “Vereador Bruno Moysés Batistela”, da Câmara Municipal de Araras. O evento...



Dia da Leucemia Mieloide Crônica é aprovado na Câmara

07 de maio de 2024

Na sessão ordinária desta segunda-feira (6), os vereadores da Câmara Municipal de Araras aprovaram o Projeto de Lei nº 158/2023, que institui o Dia da Leucemia Mieloide Crônica no município de Arar...



Campanha “De Olho nos Olhinhos” é aprovada na Câmara

07 de maio de 2024

Os vereadores da Câmara Municipal de Araras aprovaram nesta segunda-feira (6) o Projeto de Lei nº 163/2023, que institui a Semana Municipal de Conscientização e Prevenção sobre o Retinoblastoma em...



Vereadores aprovam atendimento preferencial a pessoas transplantadas

07 de maio de 2024

Na sessão ordinária desta segunda-feira (6), os vereadores aprovaram o Projeto de Lei nº 155/2023, que visa assegurar o atendimento preferencial a pessoas que tenham sido submetidas a transplante d...



Romaria de Cavaleiros fará parte do calendário do município

07 de maio de 2024

Durante a 14ª Sessão Ordinária, desta segunda-feira (6), os vereadores da Câmara Municipal de Araras aprovaram o Projeto de Lei nº 153/2023, que institui e inclui no Calendário Oficial do Município...



Diploma de Mérito “Comerciante Exemplar” é instituído em Araras

07 de maio de 2024

Foi aprovado na 14ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Araras o Projeto de Decreto Legislativo nº 23/2023, de autoria da vereadora Ana Júlia Casagrande (PSD). É instituído o Diploma de Mérito...





111

Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!