Hermínio Ometto



Imagem do vereador

Hermínio Ometto

BIOGRAFIA

EMPRESÁRIO, USINEIRO, POLÍTICO
PREFEITO MUNICIPAL NA GESTÃO 1952-1955
Hermínio Ometto nasceu na Fazenda Àgua Santa, em Piracicaba aos 14 de janeiro de 1914, filho dos imigrantes italianos José Ometto e Romana Belloni Ometto.
Em 1935 seu pai, José Ometto, compra a Fazenda São João em Araras onde muda-se com toda sua família. Casou-se com Dona Duse Rüegger em 1936 e tiveram um único filho: Gilberto Ruegger Ometto.
Em 1947 formou-se em Ciências Econômicas e Administrativas pela Pucc - Pontifícia Universidade Católica de Campinas.
Hermínio, o empresário;
Em 1941 implantou juntamente com seus familiares a Usina São João. No final da Segunda Guerra Mundial, o estabelecimento obteve a liderança para a produção de açucar, de acordo com as normas do Instituto de Açucar e Àlcool.
No âmbito esportivo funda em 1953 a Sociedade Esportiva e Recreativa Usina São João que em 1961 entra para o futebol profissional ficando até 1964. No ano de 1973, juntamente com mais três abnegados cidadãos ararenses, cria a Fundação Regional de Ensino Superior de Araras, hoje Fundação Hermínio Ometto (Uniararas).
Os anos longe do futebol terminam em 1981, quando resolve voltar com o time da Usina ao profissionalismo. Mas, por causa da lei da época que não permitia times com nomes de empresas, funda em 14 de janeiro (dia de seu aniversário) o União São João Esporte Clube, mantendo as cores verde e branca e as iniciais USJ.
Hermínio, o político:
Em 1947 foi eleito vereador através da 1ª Coligação Ararense ocupando a Presidência da Câmara e em 1952 tornou-se prefeito através da 2ª Coligação Ararense com mandato até 1955.
A sua gestão foi marcada por obras importantes no setor educacional. Participou da comissão para a implantação da escola Dr. Cesário Coimbra, da inauguração do Parque Infantil Herminio Ometto, além de doar terrenos e recursos para a construção das Creches Romana Ometto e Nona Catharina.
Em seu governo foram inaugurados a Usina Termo-Elétrica, o Aero Clube, a Biblioteca Municipal Martinico Prado, o asfalto da Via Anhanguera (ligando Araras a Leme), a Rádio Clube Ararense e foi iniciada a construção do Estádio Hermínio Ometto, tornando-se posteriormente abrigo para o União São João E.C. e da primeira sala de cinema da cidade, o Cine Araruna.
O último dia do seu governo foi marcado por festa na cidade, a aceitação popular era muito grande e a despedida do governante, ocorrida em 29 de dezembro de 1955, começou com festejos na Praça Barão e terminou com evento de gala no Clube Ararense.
Faleceu em 08 de junho de 1986 e foi decretado luto oficial por conta da grande comoção que tomou o povo de Araras.

 

 

 




Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!