Breno Zanoni Cortella



Imagem do vereador

Breno Zanoni Cortella

BIOGRAFIA

BRENO ZANONI CORTELLA 

Breno Zanoni Cortella, 30 anos, advogado, casado com Bruna Maria Borges de Oliveira Cortella, filho de Clélma Cristina de Oliveira Zanoni Cortella e Étore Cortella Neto.

Breno nasceu no dia 24 de janeiro de 1985, seus pais já moravam em Araras, mas o nascimento ocorreu na capital do Estado, pelas mãos da Dra. Nilva Landi. A médica era amiga e de confiança da família, que a conheciam desde Santa Cruz do Rio Pardo, cidade dos avós maternos e paternos de Breno. O Hospital Nove de Julho de São Paulo, onde nasceu, era credenciado pelo convênio médico fornecido pela empresa que seu pai trabalhava na época.

Assim, Breno sempre morou em Araras, inclusive na zona rural, pois residiu por um período na Usina Santa Lucia, onde seu pai Étore trabalhou durante oito anos.

Desde jovem Breno mostrava interesse por problemas sociais, por direitos, por justiça e por defender interesses coletivos. Em 2001, aos 16 anos, Breno estava no ensino médio e fundou com colegas o Grêmio Estudantil de sua escola, sendo Vice-Presidente do Grêmio do Liceu Paulo Freire (Araras). 

No mesmo ano Breno decide ampliar a militância política iniciada no movimento estudantil e filia-se ao Partido dos Trabalhadores (PT). Tem influência nessa decisão o tio paterno de Breno, o professor da PUC-SP e filósofo Mário Sérgio Cortella, que foi secretário municipal de Educação de São Paulo na gestão da prefeita Luiza Erundina (1991-1992). A iniciativa foi de Breno, mas consultado o tio apoiou a decisão do sobrinho e deu guarida dentro da família que era politizada, mas não engajada em partidos.

No ano seguinte, com 17 anos de idade, Breno atuou em uma proposta que começava na Legislativo Municipal, a Câmara-Jovem de Araras. Criada pelo então presidente Irineu Norival Marretto, teve como seu idealizador o ex-vereador Pedro Pessotto Filho, na época Secretário Administrativo da Câmara. Assim, nascia também a amizade de Breno com um de seus mentores políticos, Pedro Pessotto Filho, que veio a falecer em 2013.

Breno foi eleito por maioria dos votos o Vereador-Jovem de sua escola e depois eleito também pelos demais vereadores-jovens o primeiro presidente da Câmara-Jovem de Araras. Foi aí também que Breno conheceu sua esposa.

Bruna era vereadora-jovem da Escola Prefeito Alberto Feres (Centro Paula Souza) e foi eleita Secretária da Mesa da Câmara-Jovem. O namoro do casal teve início no ano seguinte, após o término do mandato de ambos.

No ano de 2003, com a Juventude do PT, realizou ações em defesa de estudantes para garantir o direito à meia entrada na Festa do Peão, que continuaram até o ano seguinte.

Em 2004 Breno começou o ano cursando Direito na Universidade Presbiteriana Mackenzie, em São Paulo. Lá ficava durante a semana na casa de seu tio Mário Sérgio Cortella e retornava para Araras aos finais de semana. Mas as eleições se aproximavam e a Juventude do Partido desejava ter Breno, com 19 anos, na disputa para a Câmara Municipal. Na época vice-prefeito e pré-candidato ao cargo de prefeito Nelson Dimas Brambilla também estimulou Breno a entrar na disputa pela vereança. 

Então Breno tranca a matrícula no Mackenzie e se dedica a campanha eleitoral. Apoiado por movimentos sociais, estudantis, da juventude e por setores do município que buscavam mudanças no Legislativo, é eleito vereador com 1.230 votos, o mais jovem vereador da cidade. Dr Brambilla fica em segundo lugar na disputa para o Executivo e Breno passa a ser o único representante do Partido na Câmara.

Já no ano seguinte retoma o curso de Direito, mas na Universidade Metodista de Piracicaba. Com deslocamentos diários, isso permite conciliar as atividades de vereador e o estudo universitário.

Nas eleições de 2008, Breno mais que dobra sua votação e é reeleito com 2.719 votos. Aos 23 anos, Breno é o segundo vereador mais votado de Araras, obtendo aproximadamente 4% dos votos válidos daquela eleição.

Em 2009, Dr Brambilla assume interinamente o cargo de prefeito municipal de Araras. Breno é o líder de uma Bancada de três vereadores e tem um papel muito importante na garantia de estabilidade política da cidade com sua atuação no Poder Legislativo. No final daquele biênio, Breno é eleito vice-presidente da Câmara. No mesmo ano de 2009 Breno concluiu a Faculdade de Direito e é aprovado em seguida logo no seu primeiro exame da Ordem dos Advogado do Brasil (OAB), passando a exercer também a advocacia.

No ano de 2010 candidata-se ao cargo de deputado Estadual carregando o desejo de Araras voltar a ter um representante na Assembleia Legislativa e levando a força da renovação jovem para aquela campanha eleitoral. Nessa disputa alcançou uma expressiva marca de de 28 mil votos por todo Estado, em sua maioria concentrados em Araras.

Nas eleições 2012, Breno amplia ainda mais sua votação e atinge 2.940 votos. Assim, com aprovação eleitoral crescente, é reeleito para o seu terceiro mandato consecutivo. Aos 29 anos de idade, em janeiro de 2013 foi eleito por unanimidade entre seus pares para assumir a presidência da Câmara Municipal de Araras. É até hoje o mais jovem presidente da Câmara da história de Araras.

A eleição por unanimidade dos votos também é um feito histórico, que não ocorria desde 1973, encerrando um jejum de 40 anos, difícil de ser repetido. 

Apesar de jovem, Breno passa a ser o vereador com mais tempo de mandato desta Legislatura (2013-2016). No exercício da presidência da Câmara coloca sua experiência e capacidade a serviço da comunidade. 

Breno modernizou e dinamizou a administração da Câmara. Valorizou os servidores oferecendo cursos de aprimoramento, readequação salariais, uniformes, melhorias na cesta básica, entre outros. Também criou novos cargos efetivos como de jornalista, historiador, pedagogo legislativo e analista financeiro-orçamentário, para darem suporte técnico aos trabalhos da Câmara.

Realizou obras de melhorias de acessibilidade e segurança no prédio, com a instalação do elevador, rampas, novo acesso e Átrio "Presidente Vereador Pedro Pessotto Filho". Criou programas importantes como a Câmara Participativa para ampliar a participação popular, democratizar o acesso às informações e aproximar o Poder Legislativo dos cidadãos. Instituiu o Espaço Artístico-Cultural para exposições e apresentações culturais. Fundou a Escola Legislativa de Araras que realiza cursos e atividades voltadas aos funcionários, parlamentares e a comunidade.

Também formulou e apresentou um novo Regimento Interno da Câmara, a segunda norma jurídica mais importante do município, que iniciou vigência em 2015. Foi autor e coordenou os trabalhos da Comissão da Verdade da Câmara.

Adquiriu equipamentos, construiu sala de edição e implantou a TV Câmara de Araras. Restaurou a antiga cela e criou a Biblioteca da Câmara. Ampliou a Galeria de Presidentes e valorizou a história da cidade. Organizou dezenas de visitas de estudantes que puderam conhecer o prédio da Câmara, seu trabalho e memória. Regulamentou o Serviço de Informação ao Cidadão e criou a Ouvidoria da Câmara. Encerrou seu mandato na presidência da Câmara em dezembro de 2014. 

Em outubro de 2015 foi apontado como o vereador mais atuante do município de Araras em pesquisa realizada pelo Instituto Tiradentes nos meses de agosto e setembro.

Breno foi vereador por três mandatos, nas 14ª, 15ª e 16ª legislaturas. Em 2016 foi candidato a prefeito, obteve 10.691 votos, não conseguindo se eleger.

 

 




Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!