Na semana do Meio Ambiente, vereadores também propõem leis que incentivam a prática do consumo sustentável
A 1ª Conferência de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Araras está confirmada para o mês de setembro. O anúncio oficial será feito nesta sexta-feira – 5 de junho, dia mundial do meio ambiente, pelo presidente da Câmara Municipal, Nelson Dimas Brambilla (PT). O vereador participa, a partir das 9 horas, na Praça Barão de Araras, das atividades programadas pelo Departamento de Meio Ambiente da Prefeitura, onde fará seu pronunciamento.
A 1ª Conferência de Meio Ambiente de Araras terá como sede o Unar – Centro Universitário “Dr. Edmundo Ulson”, de Araras. Acontecerá entre os dias 17 e 19 de setembro.
“Estamos numa semana propícia para confirmarmos nossa preocupação com o meio ambiente. Ficamos felizes pelos diversos atos realizados no município durante estes dias. São atos isolados, de empresas e do governo, mas que denotam a importância de pensarmos no futuro da nossa geração e pautarmos ações concretas desde agora”, reflete Brambilla.
Nessa iniciativa a Câmara de Araras não está sozinha. “Somos apenas o órgão provocador de um grande debate que deve envolver toda a sociedade local. Precisamos pensar o meio ambiente como responsabilidade de todos”, conclama o presidente.
Desta forma, da comissão organizadora, participam a Prefeitura de Araras com as secretarias de Educação, Planejamento, Gestão e Mobilidade e o Saema – Serviço de Água, Esgoto e Meio Ambiente do Município de Araras; Secretaria de Estado do Meio Ambiente; Cetesb - Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental; CBH-Mogi – Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Mogi; as instituições de ensino Unar, Uniararas, UFSCar e Centro Técnico “Paula Souza” – Escola “Alberto Feres”, APPA – Associação de Preservação e Proteção Ambiental, AJA – Associação Jequitibá de Agroecologia, além da Associação de Imprensa de Araras e Câmara Jovem.
Conforme já anunciado, nos dois primeiros dias de trabalhos, o período da manhã será composto de duas grandes plenárias, seguidas de debates. No período da tarde, a partir de inscrições, o público poderá escolher entre os grupos de trabalhos onde debaterão a realidade e apresentarão soluções. O resultado destes grupos será exposto no sábado, pela manhã, compondo uma carta compromisso.
Entre os objetivos do evento está a definição da Agenda 21, criação do Código Ambiental de Araras e a obtenção do selo Município Verde. Para isso, foram pré-definidos os temas que irão motivar os grupos de discussão: energias renováveis, recursos hídricos, gerenciamento de resíduos sólidos e efluentes líquidos, cobertura florestal, gestão ambiental no meio rural, diagnóstico ambiental, educação ambiental e municipalização da gestão ambiental.
A próxima reunião da comissão organizadora está marcada para o dia 17 de junho, no Unar, onde o grupo terá a oportunidade de visitar o local da conferência.
Pensamento comum
Na sessão ordinária desta semana, realizada na noite da última segunda-feira (1), Brambilla posicionou os vereadores sobre a realização da Conferência de Meio Ambiente e recebeu total apoio. Paralelo a isso, vários vereadores também apresentaram proposituras que mostram a preocupação dos legisladores locais com a sustentabilidade.
O vereador Breno Cortella (PT) apresentou um Projeto de Decreto Legislativo que institui o “Prêmio Cidade das Árvores” de preservação ambiental. A medida visa valorizar pessoas, ou entidades, que tenham realizado ações de preservação, proteção e recuperação do Meio Ambiente, bem como, ações de educação e conscientização ambiental.
Se aprovado, o prêmio será entregue anualmente pela Câmara. Em cada ano a honraria será concedida para até três homenageados, indicados à Mesa da Câmara pelos vereadores, associações e conselhos municipais.
Do mesmo vereador é o Projeto de Resolução que institui o Programa Carbono Zero para neutralizar as emissões de carbono geradas pela Câmara de Araras. “Trata-se de uma medida interna onde o Legislativo assume a sua parcela de responsabilidade pelo efeito estufa e busca, de modo efetivo, uma melhoria da situação”, apresenta Breno.
O primeiro passo é fazer o cálculo do inventário da Câmara de emissões geradas em suas dependências. Essa medida gerará uma previsão do tamanho de medidas que o Legislativo deverá tomar para implementar o programa. Entre essas medidas estão o desenvolvimento de políticas para racionar o uso de recursos não renováveis e a viabilização de parcerias, apoios e cooperação com entidades governamentais e não governamentais.neutralizando parte ou comprando cossestacados esforç
No formato de indicação, o vereador Derci Tófolo (DEM), vice-presidente da Câmara de Araras, sugere a colocação de tambores para coletar o lixo gerado pelas feiras livres. “Caberia a Prefeitura fornecer a cada feirante esse tambor. A medida é simples e impede que o lixo fique exposto e gere mau cheiro, além de facilitar a coleta”, apresenta ele.
O vereador José Roberto Rimério – Miqueira (PTB), indicou a inclusão de um programa de educação ambiental sobre água, saúde e qualidade de vida nas escolas municipais. “Atualmente o assunto só é lembrado durante a semana do meio ambiente. Não podemos mais agir dessa forma. Temos que ter uma preocupação constante. Principalmente na formação dos nossos alunos”, defende Miqueira.
Publicado em: 04 de junho de 2009
Publicado por: Imprensa
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Notícias da Câmara
A Câmara Municipal de Araras realizou, por meio da Frente Parlamentar da Pessoa com Deficiência e Pessoa com Espectro Autista, o evento Mosaico azul: unindo peças pela inclusão, na quarta-feira (24...
A Câmara Municipal de Araras recebeu, na quarta-feira (23), a visita de três vereadores de Corumbataí: Marco Antônio do Nascimento (União Brasil), Esdra Aparecido Afonso (Podemos) e Luan Felipe Ber...
Representantes da Câmara Municipal de Araras estiveram presentes no lançamento da Campanha do Agasalho 2025, que aconteceu nesta quarta-feira (23), no Centro Cultural “Leny de Oliveira Zurita”. O t...
Durante a 12ª Sessão Ordinária, a vereadora Marluce Lima (PL), que é presidente da Comissão Temporária de Assuntos Relevantes (CAR) sobre a retirada do prêmio de assiduidade e disciplina concedido...
Foi aprovado na 12ª Sessão Ordinária de 2025, realizada na terça-feira (22), o Projeto de Resolução nº 9/2025, de autoria da Mesa Diretora da Câmara. É alterado o artigo 5º da Resolução Municipal...
Os vereadores da Câmara Municipal de Araras aprovaram o Projeto de Lei nº 15/2025, que institui o Dia do Skatista em Araras, a ser comemorado anualmente no dia 5 de julho. A votação ocorreu na 12ª...
Copyright 2025 Todos os Direitos Reservados | Versão: 1.0.0.33 | Desenvolvido por: Sino Informática.