A implantação de instrumentos que garantam a transparência no Poder Legislativo, em todas as instâncias, foi o foco da conversa entre o presidente da Câmara Municipal de Araras, Nelson Dimas Brambilla (PT), e o senador Eduardo Suplicy (PT), durante encontro de dirigentes do PT no Estado, realizado no último sábado (27), na cidade de Porto Ferreira/SP.
Os dois parlamentares defenderam medidas para deixar mais transparentes os atos administrativos em todas as casas de leis, desde o Senado até as Câmaras Municipais. “Nossa função é de legislar e de fiscalizar os atos do Executivo. Portanto, nada mais justo do que darmos o exemplo dentro de nossa própria instituição”, disse Suplicy.
Desde que assumiu a presidência do Legislativo em Araras, Brambilla vem adotando medidas voltadas a uma atuação parlamentar mais transparente. Entre estes atos, destacam-se a publicação no site da Câmara das despesas relativas às viagens dos vereadores, incluindo destinos e objetivos das mesmas, além da transmissão das sessões via rádio, recentemente aprovada por processo licitatório vencido pela rádio Araras FM 101,7.
Na mesma direção, a Câmara Municipal estreou na última sexta-feira, o programa “Casa Leis”, aproveitando o espaço cedido pela Araras FM. O programa traz notícias sobre o legislativo, entrevistas com os vereadores e a participação dos cidadãos. “Além dos já mencionados, estamos trabalhando em outros processos para tornar públicos os atos do legislativo como, por exemplo, as transmissões pela TV e via internet”, destaca Brambilla.
Entusiasmado com a determinação de Brambilla, Suplicy se comprometeu em elaborar uma agenda para a Câmara Municipal de Araras, onde pretende expor seu projeto de transparência e o programa renda mínima cidadã, um dos principais projetos políticos de sua trajetória.
Também participou do encontro o deputado federal Arlindo Chinaglia (PT). Recentemente ele cumpriu agenda política em Araras e anunciou a criação de uma rede de TV Legislativa para divulgação dos atos da Câmara dos Deputados e das Câmara Municipais.
Caravana em Sumaré
Os vereadores petistas Breno Cortella e Léo Gurnhak acompanhados de diversos militantes do PT de Araras estiveram sábado (26) em Sumaré participando da Caravana do Diretório Estadual do PT. A atividade reuniu mais de 700 pessoas e as principais lideranças do partido em São Paulo.
A maioria da Executiva estadual e grandes nomes do PT marcaram presença no evento. Contribuíram para os debates sobre conjuntura os senadores Aloizio Mercadante e Eduardo Suplicy, a ex-prefeita e ministra Marta Suplicy, o deputado federal e ex-presidente da Câmara dos Deputados, Arlindo Chinaglia, os deputados federais José Genoino, José Mentor e Carlos Zaratinni, os deputados estaduais Roberto Felício, Antonio Mentor, Vicente Cândido, Ana Perugini, e o prefeito de Osasco, Emídio de Souza. Os prefeitos petistas das cidades de Sumaré, Hortolândia, Cosmópolis, Arthur Nogueira, Amparo, Elias Fausto e Itirapina participaram da Caravana. O ex-deputado estadual e membro da Comissão Executiva Nacional do PT, Renato Simões, também debateu sobre conjuntura nacional.
Além dos debates de conjuntura, militantes e representantes de movimentos sociais se reuniram para a discussão da organização partidária, por meio dos Setoriais e Núcleos de base do PT. “As Caravanas têm sido um sucesso devido a compreensão dos dirigentes e da militância sobre a importância desse processo”, disse Edinho Silva, presidente do PT-SP.
Segundo ele, as Caravanas têm por objetivo mobilizar e preparar o partido para a disputa de 2010. “Mas a Caravana não se resume a esse ato político. O objetivo será totalmente cumprido se a Macro permanecer mobilizada, debatendo os problemas regionais de saúde, educação, segurança pública, desenvolvimento regional para que a gente possa ter a base de construção de um programa de governo alternativo que seja viável e que tire o Estado de São Paulo desse estado de abandono”, reforçou o dirigente.
Breno Cortella, presidente municipal do PT e secretário de formação da Macrorregião de Campinas, destacou a importância da Caravana. “Araras está entrosada com a direção estadual, nossa presença foi importante para reforçar esse laço político e nosso papel local na organização do partido e na campanha eleitoral de 2010 com Dilma presidente”, afirmou.
A Macrorregião Campinas do PT reúne 69 municípios, uma das 19 que serão visitadas pela Caravana. O objetivo da Caravana é organizar o partido, por meio da militância e dos movimentos sociais, para os desafios atuais e para a disputa de 2010, com uma oposição mais intensa ao governo estadual do PSDB-DEM.
As visitas de membros da Executiva às regionais do partido servirão à construção de um programa alternativo para o estado. Segundo a resolução aprovada pelo Diretório Estadual, as Caravanas cumprirão um importante papel de organização partidária, e de entrosamento das instâncias partidárias.