Pressione Esc para fechar o menu.

Notícias

Câmara aprova lei que regulamenta o incentivo ao Esporte


Lei também instituiu a criação Conselho Municipal do Esporte e o Fundo Municipal de Apoio ao Esporte

 

A Câmara de Araras votou na 41ª Sessão Ordinária, realizada na segunda-feira (11) o projeto de lei do Executivo Municipal que dispõe sobre a Política Pública Municipal de Esporte, o Conselho Municipal do Esporte e o Fundo Municipal de Apoio ao Esporte. 

O projeto de lei tem como objetivo implementar em Araras as diretrizes da política pública do esporte, definindo seus princípios e objetivos. Além disso, institui o Conselho Municipal do Esporte, órgão colegiado e partidário, que assegura a participação da sociedade civil, com objetivo de consolidar as políticas públicas relacionadas ao esporte. O Conselho será constituído por 18 membros efetivos, com os respectivos suplentes, sendo nove representantes do poder público e nove da sociedade civil.

O projeto de lei também cria o Fundo Municipal de Apoio ao Esporte, o qual será destinado a dar suporte orçamentário e financeiro a programas, projetos, atividades, ações ou serviços de investimentos ou custeio de interesse social nas áreas de esporte, lazer e atividades motoras. O Fundo será administrado por um conselho gestor composto por três membros, sendo um representante da Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Atividades Motoras, um representante da Secretaria Municipal da Fazenda e um do Conselho Municipal do Esporte.

Durante a discussão do projeto alguns vereadores manifestaram suas opiniões e todos apoiaram o projeto. O vereador Marcelo de Oliveira (PRB) destacou o avanço da administração. Segundo ele, “a Secretaria de Esportes terá independência para fazer políticas públicas, cumprindo com seu papel de trabalhar com escolinhas e clubes para ter um esporte de qualidade”.

O vereador Valdevir Carlos Anadão – Profº Dê (PT) disse que “a cidade precisava dessa evolução e transformar a política de esporte em politica de estado, assim mesmo mudando a administração e o Conselho do Esporte é mantido”.

O vereador Francisco Nucci Neto (PMDB) ressaltou a importância do projeto visto que em 2016 acontecerão as Olimpíadas. “O esporte tem importância social e econômica e espero que esse projeto venha regulamentar todas as ações para não ouvir mais problemas de falta de auxilio e apoio ao atleta”.

O vereador Carlos José da Silva Nascimento - Zé Bedé (PT) registrou a satisfação em aprovar o projeto e lembrou que cada entidade precisa se formalizar para atender os requisitos do Fundo de Apoio ao Esporte.

O vereador Mário Corrochel Neto - Bonezinho (PP) contou que já recebeu inúmeras reclamações de esportistas que não recebem incentivos e também frisou a importância de politicas públicas na área de esporte.

O vereador Eder Muller (PROS) afirmou que o projeto vem de encontro com o desejo de muitas entidades e esportistas e por isso a entidades devem estar regulamentadas. “É preciso analisar bem como será a formação do conselho e colocar pessoas comprometidas com o futuro do esporte e assim evitar problemas”, declarou. 

O projeto foi aprovado por unanimidade e segue para sanção e promulgação do prefeito Nelson Dimas Brambilla.

 


Publicado em: 13 de novembro de 2013

Publicado por: Imprensa

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Notícias da Câmara

Outras Notícias

Fique por dentro

O presidente do Parlamento Metropolitano de Piracicaba (PMP), Rodrigo Soares (MDB), integrantes da Mesa Diretora eleita para o biênio 2025-2026 e demais membros do PMP tomam posse nesta quarta-feir...

Leia Mais

Na noite de segunda-feira (28), a Câmara Municipal realizou a 13ª Sessão Ordinária de 2025, que foi online, devido ao andamento da reforma do Plenário “Vereador Bruno Moysés Batistela”. Diversos as...

Leia Mais

Na 13ª Sessão Ordinária, realizada remotamente na segunda-feira (28), foi aprovado o Projeto de Lei nº 21/2025, de autoria do vereador Gustavo Brambilla (PSD). É instituída a Semana Municipal da De...

Leia Mais

Os vereadores Marluce Lima (PL), Ana Júlia Casagrande (PSD) e Mário Corrochel Neto – Bonezinho (PP), que compõem a Comissão Temporária de Assuntos Relevantes (CAR) sobre a retirada do prêmio de ass...

Leia Mais

O Plenário “Vereador Bruno Moysés Batistela” está passando por reformas para oferecer adequações ao público. Por este motivo, a 13ª Sessão Ordinária, desta segunda-feira (28), será online, assim co...

Leia Mais

A Câmara Municipal de Araras entregou o Título de Cidadão Ararense ao juiz Rodrigo Peres Servidone Nagase, em sessão solene realizada na noite de sexta-feira (25), no Centro Cultural “Leny de Olive...

Leia Mais