Pressione Esc para fechar o menu.

Notícias

Câmara de Araras se prepara para avaliar Plano Diretor


Os vereadores da Câmara Municipal de Araras receberam nesta semana um guia prático, elaborado pelo Cepam - Centro de Estudos e Pesquisas de Administração Municipal, para orientar o poder público nas ações de governo e no planejamento urbano e orçamentário de suas cidades. Com 208 páginas, a publicação explica o que é um plano diretor, como ele deve ser elaborado e qual é a sua finalidade.
A solicitação dos exemplares foi feita pela Secretaria Jurídica da Câmara. De acordo com o advogado Jorge Roberto Vieira Aguiar Filho, responsável pelo departamento, é preciso que os vereadores tenham subsídios necessários para que de maneira fácil e eficiente entendam o que será analisado.
“O guia vai enfatizar quais as responsabilidades dos vereadores e o que deve ser feito durante o processo Legislativo, que inclui as audiências públicas. A nós da Secretaria Jurídica cabe dar o suporte legal e avaliar se o que consta no texto é constitucional, mas são as comissões permanentes e a discussão com a comunidade que vão dar a forma final para o documento, a partir da primeira parte já cumprida pela Prefeitura”, explica Jorge Aguiar Filho.
Na Câmara de Araras o Plano Diretor foi protocolado na tarde de quarta-feira pelo Poder Executivo. O documento, que agora será analisado pelos vereadores, tem prazo até 10 de outubro deste ano para aprovação final. O último Plano Diretor de Araras data de 1972, com algumas revisões posteriores, mas nada tão abrangente e profundo quanto o trabalho realizado nos últimos 12 meses, envolvendo audiências públicas com a participação de secretários municipais, munícipes e especialistas em cada tema.
O Plano Diretor é o instrumento básico traçado para a política de desenvolvimento do município. Deve-se pensar globalmente e agir localmente. Reflete os anseios da comunidade e indica os caminhos para uma cidade melhor. Sua principal finalidade é orientar a atuação do poder público e da iniciativa privada na construção dos espaços urbano e rural na oferta dos serviços públicos essenciais, visando assegurar melhores condições de vida para a população.
Ele é elaborado por iniciativa do prefeito, devendo ser discutido com a comunidade, para ser transformado em lei pela Câmara Municipal. De sua implantação, espera-se que proponha meios para garantir e incentivar a participação popular na gestão do município. Que aponte rumos para um desenvolvimento local e regional economicamente viável, socialmente justo e ecologicamente equilibrado.
A Constituição Federal de 1988 previu a importância da criação e elaboração dos Planos Diretores e sua relevância para o desenvolvimento sustentado regional e local e o Estatuto das Cidades, finalizado em 2001, estabeleceu as normas, regras e diretrizes específicas da elaboração dos planos diretores municipais.
 
Passo a Passo
O guia elaborado pelo Cepam atende a uma demanda dos municípios com mais de 20 mil habitantes que, segundo determina a Constituição Federal, são obrigados a apresentar o plano diretor de suas cidades até outubro de 2006.
Dividido em capítulos que funcionam como um passo a passo simples e didático, o guia mostra todas as etapas necessárias para o desenvolvimento de um Plano Diretor que garanta o desenvolvimento econômico e social do município, o bem estar e uma melhor qualidade de vida da população. Política urbana, moradia, transporte público, saneamento básico, saúde, educação, lazer e trabalho são alguns dos itens analisados pela publicação.
O projeto envolveu técnicos de diferentes áreas do Cepam: o advogado e mestre em direito urbanístico José Carlos Macruz, o contador Marcos José de Castro, a arquiteta urbanista Maria Aparecida Aguiar Soares, a geógrafa e mestre em Geografia Humana Maria Niedja Leite de Oliveira, a socióloga Silvia Maura Trazzi Seixas e a advogada e mestre em direito urbanístico Mariana Moreira, coordenadora do grupo.
Segundo Mariana Moreira, o guia Plano Diretor Passo a Passo é uma ferramenta útil e de fácil compreensão para auxiliar os técnicos responsáveis pela elaboração desse instrumento de planejamento urbano, esclarecendo as principais dúvidas sobre o assunto.
Além do passo a passo do Plano Diretor, a publicação traz, ainda, anexos como o Estatuto da Cidade, instituído pela Lei Federal 10.257, de 10/07/2001.


Publicado em: 01 de agosto de 2006

Publicado por: Imprensa

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Notícias da Câmara

Outras Notícias

Fique por dentro

O presidente do Parlamento Metropolitano de Piracicaba (PMP), Rodrigo Soares (MDB), integrantes da Mesa Diretora eleita para o biênio 2025-2026 e demais membros do PMP tomam posse nesta quarta-feir...

Leia Mais

Na noite de segunda-feira (28), a Câmara Municipal realizou a 13ª Sessão Ordinária de 2025, que foi online, devido ao andamento da reforma do Plenário “Vereador Bruno Moysés Batistela”. Diversos as...

Leia Mais

Na 13ª Sessão Ordinária, realizada remotamente na segunda-feira (28), foi aprovado o Projeto de Lei nº 21/2025, de autoria do vereador Gustavo Brambilla (PSD). É instituída a Semana Municipal da De...

Leia Mais

Os vereadores Marluce Lima (PL), Ana Júlia Casagrande (PSD) e Mário Corrochel Neto – Bonezinho (PP), que compõem a Comissão Temporária de Assuntos Relevantes (CAR) sobre a retirada do prêmio de ass...

Leia Mais

O Plenário “Vereador Bruno Moysés Batistela” está passando por reformas para oferecer adequações ao público. Por este motivo, a 13ª Sessão Ordinária, desta segunda-feira (28), será online, assim co...

Leia Mais

A Câmara Municipal de Araras entregou o Título de Cidadão Ararense ao juiz Rodrigo Peres Servidone Nagase, em sessão solene realizada na noite de sexta-feira (25), no Centro Cultural “Leny de Olive...

Leia Mais