A Semana do Idoso foi aberta oficialmente na manhã desta segunda na Câmara Municipal de Araras durante uma homenagem proposta pelo vereador Irineu Norival Maretto (PMDB), presidente do legislativo local.
A programação teve início às sete da manhã com a presença de cerca de 150 idosos numa ginástica de integração. A atividade que é realizada todos os dias de manhã na praça em frente ao Ginásio Municipal de Esportes foi transferida para o pátio da Câmara com a coordenação da professora Reiza Venâncio, responsável pelo projeto AtivaIdade, da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo.
Ao som de música, nos mais variados ritmos, o grupo se alongou e exercitou o corpo, mostrando muita disposição. Às 8h30 a programação continuou no Plenário “Vereador Bruno Moysés Batistella”, com a entrega de Moções às pessoas que estão envolvidas com as atividades praticadas por esse público.
“Foi uma forma de agradecer essas pessoas pela história que ajudaram a construir em Araras e pelo que elas fazem ainda hoje”, disse o vereador Irineu Maretto ao abrir a sessão.
Em sua fala, Maretto chegou a questionar os presentes se viver mais, é uma conquista ou um problema? E lembrou que o Brasil caminha para ser o sexto país em população de idosos. “Hoje existem leis com o objetivo de garantir todos os direitos necessários para que vocês tenham uma vida com dignidade. Temos a Política Nacional do Idoso e também o Estatuto do Idoso. Mas não se pode apenas esperar as políticas públicas e o cumprimento das leis. É fundamental criarmos uma consciência coletiva através da nossa participação”, destacou ele colocando-se à disposição para fazer com que a integração do idoso com a sociedade se cumpra a cada dia.
O momento foi animado pelo som do Coral Soneto da Alegria, formado por integrantes da melhor idade. O grupo antecedeu a entrega das moções direcionadas à Cecília Zorel Meneghetti, presidente do Fundo Social de Solidariedade; Eduardo de Moraes, secretário de Promoção Social; Márcia Bento de Moraes, coordenadora dos projetos da Melhor Idade em Araras; e aos professores Reiza Venâncio, Fernanda Kyr, Clauber Antikadjian e Maria Eugênia Girardi Marques, responsáveis por atividades de lazer e esportivas.
De cada um dos grupos da terceira idade mantidos pela Promoção Social, as duas coordenadoras também receberam Moções.
A Câmara também homenageou a Associação dos Aposentados e Pensionistas de Araras e o Conselho Municipal do Idoso. Pelo conselhor, Wilson Daroz recebeu a moção e disse que seu trabalho é fazer um resgate dos direitos dos idosos perdidos ao longo dos anos, e destacou o papel da Câmara de Araras no desenvolvimento das atividades feitas na cidade. “Foram os vereadores que aprovaram a criação do nosso conselho e nosso regimento. Isso mostra que é real a preocupação que a Câmara tem conosco”.
Para Eduardo de Moraes os integrantes dos projetos da Secretaria de Promoção Social são apenas a semente de um ideal muito maior. “Ainda é grande o número de idosos que não participam destas ações”.
De acordo com Cecília Zorel Meneghetti, que incentiva essas ações pelo Fundo Social de Solidariedade, o grupo da terceira idade é uma grande família. “O entrosamento e a cooperação de uns com os outros têm resultado em alegrias e muitas conquistas nos nossos projetos. Na música, artesanato, culinária, dança, esporte, beleza e tantos outros, sem nunca perder de vista o espírito solidário”, disse ao discursar.
A cerimônia foi encerrada com o vereador Irineu Maretto chamando a senhora Armantina Antonio para um abraço. “É um gesto em homenagem todas as pessoas que estão aqui hoje e também aquelas que não puderam comparecer”, disse ele ao cumprimentar essa senhora que tem mais de 90 anos de idade e participa sempre de todas as atividades propostas.