Pressione Esc para fechar o menu.

Notícias

Comissão apresenta conclusão sobre estudo do aeroporto


Vai ser apresentado nesta quarta-feira as conclusões feitas pela comissão formada para realizar um estudo detalhado sobre o aeroporto da cidade. Essa comissão foi formada a partir de uma decisão de vereador Marcelo de Oliveira (PMDB), presidente da Comissão de Obras, Serviços Públicos, Educação, Saúde, Assistência Social, Juventude, Agricultura e Ecologia e responsável pela realização das Audiências Públicas no Poder Legislativo para análise do Plano Diretor, após as discussões na audiência que tratou especificamente sobre o assunto.
A reunião acontece às 10 horas na Câmara Municipal de Araras, e além dos membros da comissão, formada pelos vereador Antonio Carlos Assumpção – Dr Caio (PL), Nelson Barbosa (PSB), Romildo Benedito Borelli – Baiano da Farmácia (PTB), e pelo empresário Fernando Fernandes Álvares Leite, já confirmou presença o diretor da Dumont Engenharia Aeroportuária, Cláudio Borges. Foi ele o responsável pelo laudo sobre o aeroporto que hoje está no Plano Diretor.
O promotor da 4ª Vara da Comarca de Araras, Vanderlei César Honorato, e o engenheiro Paulo Henrique do Nascimento, da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Araras também confirmaram presença.
 
Nova audiência
            Também já foi marcada mais uma audiência pública na Câmara Municipal para a discussão de assuntos que ficaram pendentes, ou que não foram tratados, nos outros encontros sobre o Plano Diretor.
            Segundo o vereador Marcelo de Oliveira (PMDB), a reunião de quinta-feira, às 19h30, deve ser uma das últimas oportunidades para a população se manifestar antes da aprovação final do documento, que deve acontecer até o término deste mês, uma vez que o Plano Diretor deve estar em vigência em meados de outubro. O futuro do cemitério e a cadeia pública devem ser inclusos nessas discussões.
O Plano Diretor é o instrumento básico traçado para a política de desenvolvimento do município. Deve-se pensar globalmente e agir localmente. Reflete os anseios da comunidade e indica os caminhos para uma cidade melhor. Sua principal finalidade é orientar a atuação do poder público e da iniciativa privada na construção dos espaços urbano e rural na oferta dos serviços públicos essenciais, visando assegurar melhores condições de vida para a população.
Ele é elaborado por iniciativa do prefeito, devendo ser discutido com a comunidade, para ser transformado em lei pela Câmara Municipal. De sua implantação, espera-se que se proponham meios para garantir e incentivar a participação popular na gestão do município. Que aponte rumos para um desenvolvimento local e regional economicamente viável, socialmente justo e ecologicamente equilibrado.
Para a realização das audiências públicas foi criado um regimento interno que determina as normas dessa sessão, inclusive o tempo de explanação dos técnicos que serão convidados a debater o assunto. O regimento esclarece que a audiência pública é considerada um evento livre, permitindo a presença de qualquer pessoa ou entidade interessada no assunto objeto da discussão.
Antes mesmo das audiências públicas a população já vem participando da discussão do Plano Diretor. A comissão responsável pela sua redação final na Câmara de Araras colocou à disposição um e-mail (imprensa@camara-araras.sp.gov.br), e um formulário disponível na recepção da Câmara.


Publicado em: 12 de setembro de 2006

Publicado por: Imprensa

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Notícias da Câmara

Outras Notícias

Fique por dentro

Na noite de segunda-feira (28), a Câmara Municipal realizou a 13ª Sessão Ordinária de 2025, que foi online, devido ao andamento da reforma do Plenário “Vereador Bruno Moysés Batistela”. Diversos as...

Leia Mais

Na 13ª Sessão Ordinária, realizada remotamente na segunda-feira (28), foi aprovado o Projeto de Lei nº 21/2025, de autoria do vereador Gustavo Brambilla (PSD). É instituída a Semana Municipal da De...

Leia Mais

Os vereadores Marluce Lima (PL), Ana Júlia Casagrande (PSD) e Mário Corrochel Neto – Bonezinho (PP), que compõem a Comissão Temporária de Assuntos Relevantes (CAR) sobre a retirada do prêmio de ass...

Leia Mais

O Plenário “Vereador Bruno Moysés Batistela” está passando por reformas para oferecer adequações ao público. Por este motivo, a 13ª Sessão Ordinária, desta segunda-feira (28), será online, assim co...

Leia Mais

A Câmara Municipal de Araras entregou o Título de Cidadão Ararense ao juiz Rodrigo Peres Servidone Nagase, em sessão solene realizada na noite de sexta-feira (25), no Centro Cultural “Leny de Olive...

Leia Mais

A Câmara Municipal de Araras realizou, por meio da Frente Parlamentar da Pessoa com Deficiência e Pessoa com Espectro Autista, o evento Mosaico azul: unindo peças pela inclusão, na quarta-feira (24...

Leia Mais