Os membros do Conselho Gestor da Escola Legislativa de Araras se reuniram nesta semana para traçar um plano de trabalho para o funcionamento da Escola. O Conselho Gestor é formado por parlamentares e funcionários da Casa que foram nomeados pelo Ato do Presidente nº 4, de 22 de abril de 2014.
Compõem o conselho o presidente da Câmara, vereador Breno Cortella (PT), os vereadores Marcelo de Oliveira (PRB) e Valdevir Carlos Anadão (PT), a chefe de gabinete da presidência, Taís Maciel Silva, a diretora legislativa Gleicy Kelly Marques da Silva, a historiadora Karen Leandro e as servidoras Leni Rios Corte e Marta Cristina Rubini.
Durante a reunião os membros definiram alguns critérios que irão nortear o projeto inicialmente. A Escola Legislativa desempenhará a função de núcleo de estudos, formação, aperfeiçoamento e capacitação de parlamentares, funcionários e munícipes. A iniciativa já vem sendo desenvolvida por algumas Câmaras Municipais de todo o país e o projeto segue o exemplo de ações de outros parlamentos como o Instituto do Legislativo Paulista (ILP), da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo e o Programa Interlegis do Senado Federal.
O Programa "Câmara Participativa", implementado no ano passado pela Câmara de Araras já previa a criação da Escola Legislativa. Por essa razão a Escola Legislativa segue as diretrizes e está inserida no programa Câmara Participativa.
Membros do Conselho Gestor visitaram outras Escolas Legislativas para buscar referências para o projeto em Araras. Na próxima semana, em Brasília, será realizado encontro da ABEL (Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e de Contas), a chefe de gabinete da presidência e a diretora legislativa estarão presentes. “Observamos que onde são instituídas, as escolas desempenham um importante papel na educação para a cidadania e na formação dos servidores”, apontou o presidente da Câmara e autor do projeto, vereador Breno Cortella.
De acordo com o presidente, o conselho zelará pelo funcionamento da Escola e o cumprimento de suas finalidades. "Agora iniciamos essa implantação, formataremos uma proposta de plano de trabalho e queremos também a participação da sociedade", disse Breno.
Para o vereador Marcelo de Oliveira (PRB) a escola será mais uma ferramenta para aqueles que buscam qualificação profissional. “A escola proporcionará grande conhecimento e dará oportunidade de formação gratuita”, afirmou.
O vereador Valdevir Carlos Anadão (PT) também ressaltou a importância do projeto para o fortalecimento da democracia participativa. “Vamos proporcionar inclusive cursos para os jovens de ensino médio sobre formação de grêmios estudantis. São ações para levar cidadania e conhecimento para população”, contou.
A Escola Legislativa de Araras será lançada oficialmente no dia 27 de maio. A cerimônia de lançamento será realizada às 19h no Plenário “Bruno Moysés Batistela”.
Clique e confira na íntegra a Resolução
Publicado em: 05 de maio de 2014
Publicado por: Imprensa
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Notícias da Câmara
A Câmara Municipal de Araras informa que está, temporariamente, sem conexão à rede telefônica, por conta de instabilidades com a operadora contratada. Por este motivo, no momento, não é possível ef...
Os vereadores da Câmara Municipal de Araras aprovaram o Projeto de Lei nº 226/2025, de autoria do Poder Executivo, que dispõe sobre a concessão de abono de valorização dos Profissionais da Educação...
Na 9ª Sessão Extraordinária de 2025, ocorrida na segunda-feira (15), os vereadores aprovaram o Projeto de Lei Complementar nº 15/2025, de autoria do Poder Executivo. De acordo com a lei, poderá ser...
Os vereadores da Câmara Municipal de Araras aprovaram o Projeto de Lei Complementar nº 20/2025, de autoria do Poder Executivo, que altera a Lei Complementar n° 90, de 2 de dezembro de 2016 que disp...
Os vereadores da Câmara Municipal aprovaram na 46ª Sessão Ordinária, realizada na segunda-feira (15), a adesão do município de Araras ao Programa de Aquisição de Alimentos Municipal (PAAM), conform...
Os vereadores da Câmara Municipal de Araras aprovaram o Projeto de Lei nº 211/2025, que autoriza o Executivo Municipal a abrir crédito adicional suplementar ao orçamento vigente para a Secretaria M...
Copyright 2025 Todos os Direitos Reservados | Versão: 1.0.0.52 | Desenvolvido por: Sino Informática.