Pressione Esc para fechar o menu.

Notícias

Estatuto do servidor será discutido novamente em audiência pública na Câmara dia 20


A Câmara Municipal de Araras realiza no próximo dia 20 de agosto, terça-feira, às 19h, mais uma audiência pública para discutir o projeto de lei de autoria do Poder Executivo que trata da reforma do Estatuto dos Servidores Públicos Municipais de Araras. Essa será a segunda audiência que o Legislativo realiza para debater com os servidores municipais e autoridades o estatuto. A última aconteceu no dia 13 junho e contou com a participação de 100 pessoas.

A data foi definida pelo presidente da Câmara, vereador Breno Cortella, nesta sexta-feira (9). "Todo esse período regimental tem servido para análise da Câmara e dos próprios servidores, que poderão participar e expor novas opiniões nessa audiência pública", disse o presidente.

O presidente também explicou que antes de marcar a audiência pública manteve contato com o Poder Executivo para que pudessem trazer esclarecimentos e decisões sobre as questões da audiência pública anterior. "A nova audiência pública poderá sanar alguns temas controvertidos que foram apontados anteriormente", afirmou Breno.

O projeto que dispõe sobre o regime jurídico dos servidores públicos integrantes dos quadros de pessoal da administração pública direta ou indireta dos Poderes Executivo e Legislativo de Araras foi protocolado na Câmara no final do mês de maio pelo prefeito Nelson Dimas Brambilla, acompanhado por secretários. Desde então o projeto seguiu para análise da Diretoria Jurídica da Câmara e também das Comissões Permanentes.

O projeto recebeu parecer favorável de todas as Comissões Permanentes. Serão convidados a participar da audiência pública, o prefeito municipal, secretários, sindicatos e associações que representam a categoria. O debate é aberto para toda população, principalmente os servidores públicos municipais que poderão tirar dúvidas sobre o projeto, formular críticas e sugestões. A discussão será filmada e transmitida ao vivo no site da Câmara. A íntegra do projeto e toda tramitação pode ser consultada na página inicial do Legislativo.

Conforme justificativa do Executivo a propositura foi resultado do trabalho realizado pela Comissão Paritária para Reforma do Estatuto do Servidor Público Municipal de Araras, instituída pelo decreto nº 5.706, de 16 de dezembro de 2009. O novo estatuto foi submetido à avaliação técnica de empresa de consultoria, contratada a pedido da própria comissão. Essa empresa não participou da audiência pública anterior mas deverá participar da próxima.

Parte da comissão foi escolhida em eleição pelos próprios servidores públicos e a outra foi indicada pelo Poder Executivo. No total, a comissão foi formada por 64 membros, sendo 32 suplentes de várias repartições da Prefeitura e autarquias, inclusive da Câmara Municipal e do Sindsepa (Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Araras).

De acordo com a Prefeitura, o novo estatuto assegura diversos direitos aos servidores públicos municipais, como o retorno do Adicional por Tempo de Serviço (quinquênio) e da Sexta-Parte. Além disso, acrescentou-se o Adicional de Risco de Vida, os Auxílios Natalidade e Funeral, bem como aumentou o valor do Adicional de Insalubridade. Foram mantidos o Prêmio de Assiduidade e Disciplina (antiga “Progressão Salarial”), e Licença Prêmio, as Férias, o Décimo Terceiro Vencimento, o Auxílio aos Servidores que tenham filhos portadores de deficiência, Adicional Noturno, Adicional pela prestação de Horário Extraordinário e as Gratificações.

Foram disciplinados alguns assuntos com a reforma, como o Concurso Público, que garante vagas às pessoas com deficiência, as formas de provimento e de vacância dos cargos públicos, os afastamentos, as licenças, o Estágio Probatório, a Avaliação de Desempenho Funcional, as modalidades de Faltas e os Horários Especiais para Amamentação e para o Servidor Público Estudante.

Houve a atualização das normas relativas à sindicância e ao processo administrativo disciplinar com a incorporação de importantes preceitos, a fim de garantir um procedimento célere, seguro e eficaz, assegurando uma apuração isenta e cabal, sem se olvidar do contraditório e da ampla defesa.

O Executivo assegurou ainda no documento que aos servidores públicos efetivos que sejam empossados em outro cargo público, mediante aprovação em concurso público, a manutenção de todo o tempo de serviço prestado ao Município e as vantagens pecuniárias adquiridas ao longo do período de labor à Administração Pública.

A Data-Base da categoria ficou mantida para o dia 1º de março de todo ano e o estatuto também manteve o dia 28 de outubro dedicado ao servidor público municipal.

 

Foto

Legenda 1 : Primeira audiência pública de discussão do estatuto realizada no mês de junho.

Legenda 2: Público presente na primeira audiência pública sobre o Estatuto de Servidor.  


Publicado em: 09 de agosto de 2013

Publicado por: Imprensa

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Notícias da Câmara

Outras Notícias

Fique por dentro

O presidente do Parlamento Metropolitano de Piracicaba (PMP), Rodrigo Soares (MDB), integrantes da Mesa Diretora eleita para o biênio 2025-2026 e demais membros do PMP tomam posse nesta quarta-feir...

Leia Mais

Na noite de segunda-feira (28), a Câmara Municipal realizou a 13ª Sessão Ordinária de 2025, que foi online, devido ao andamento da reforma do Plenário “Vereador Bruno Moysés Batistela”. Diversos as...

Leia Mais

Na 13ª Sessão Ordinária, realizada remotamente na segunda-feira (28), foi aprovado o Projeto de Lei nº 21/2025, de autoria do vereador Gustavo Brambilla (PSD). É instituída a Semana Municipal da De...

Leia Mais

Os vereadores Marluce Lima (PL), Ana Júlia Casagrande (PSD) e Mário Corrochel Neto – Bonezinho (PP), que compõem a Comissão Temporária de Assuntos Relevantes (CAR) sobre a retirada do prêmio de ass...

Leia Mais

O Plenário “Vereador Bruno Moysés Batistela” está passando por reformas para oferecer adequações ao público. Por este motivo, a 13ª Sessão Ordinária, desta segunda-feira (28), será online, assim co...

Leia Mais

A Câmara Municipal de Araras entregou o Título de Cidadão Ararense ao juiz Rodrigo Peres Servidone Nagase, em sessão solene realizada na noite de sexta-feira (25), no Centro Cultural “Leny de Olive...

Leia Mais