Boa parte da história de Araras está registrada na Câmara Municipal. Não apenas por suas leis e outros atos que competem ao Poder Legislativo, mas também por uma hemeroteca, que está a serviço da população.
Numa prateleira montada para esse fim estão os principais jornais do passado e também da atualidade do município.
De acordo com vereador e presidente da Câmara Municipal de Araras, Nelson Dimas Brambilla (PT), este espaço é útil, principalmente para os estudantes. “Queremos cada vez mais incentivar o seu uso. Os jornais são fontes ricas de informação na mesma proporção que os documentos que o Legislativo arquiva”, opina Brambilla.
Os jornais atuais, Tribuna do Povo, Opinião Jornal e Jornal de Àgora, possuem seu espaço. O Opinião Jornal tem edições desde em que era conhecido como Revista Opinião. O primeiro exemplar foi publicado em junho de 1965. Na época custava Cr $ 300 (Trezentos Cruzeiros). Como destaque dessa edição se apresenta uma entrevista com o então prefeito Ivan Estavam Zurita, onde declarava que não seria candidato a deputado estadual. A cada edição, as capas vinham ilustradas com o trabalho do, hoje historiador, professor Alcyr Matthiesen.
No formato em que circula nos dias atuais, é possível ler uma homenagem ao Monsenhor Quércia, pároco da Igreja Matriz da cidade, que completava 49 anos de sacerdócio. Exemplar nº 12, de 31 de março de 1969.
O acervo do Jornal Tribuna do Povo não é completo. A primeira edição dessa hemeroteca é de 1960. Publicada em 3 de janeiro, anunciava o fim da administração do prefeito Alberto Feres, e início do mandato de Milton Severino e seu vice, Vicente Ferreira dos Santos.
História
Araras já teve sua Imprensa Oficial. É o que mostra os dois volumes que reúnem exemplares dos anos de 1975 e 1976. O objetivo era publicar os atos oficiais da administração do prefeito Jair Della Coletta.
A primeira edição circulou em 15 de agosto de 1975, dia da Padroeira da Araras, Nossa Senhora do Patrocínio, e anunciava a entrega do Centro Comunitário do bairro Vila Dona Rosa Zurita.
Folheando essas páginas, em 7 de novembro de 1976, é possível encontrar as obras do início da construção do atual Ginásio Municipal de Esportes.
A mesma façanha de editar a Imprensa Oficial foi repetida pelo prefeito Valdemir Zuntini, durante seu mandato, a partir de 1981 e durou até 1984, com o então prefeito Milton Severino. São quatro encadernações que também registram esses momentos.
No acervo, ainda é possível encontrar exemplares do Jornal A Cidade (1978 – 1995), Jornal de Araras (1951 – 1964), Jornal A Verdade (1995 – 2000), Jornal de Hoje (2001 – 2004), Folha de Araras, Liderança, Compasso e Gazeta Regional.
A Hemeroteca da Câmara Municipal de Araras tem acesso pela recepção do prédio, e está localizada em uma pequena sala logo atrás do plenário “Bruno Moysés Batistela”. O horário de consulta é, de segunda à sexta-feira, das 8 horas às 17 horas, conforme o expediente da Câmara.