Pressione Esc para fechar o menu.

Notícias

Internauta pede mais emprego em 2007


Com 659 votos a geração de emprego foi a resposta mais apontada pelos internautas do site da Câmara de Araras (www.camara-araras.sp.gov.br) quando perguntados na enquête sobre qual deveria ser a prioridade da administração municipal em 2007. Em segundo lugar ficou habitação, com 104 votos.
A pesquisa foi feita durante todo o mês de novembro, período em que o Projeto de Lei que define o Orçamento 2007 estava na Câmara para ser apreciado e votado pelos vereadores. Foram dez opções de resposta: cultura, educação, esporte, geração de emprego, habitação, meio ambiente, saúde, segurança, transporte e turismo.
O esporte foi o tema menos abordado, com apenas 3 votos, seguido de transporte (7 votos) e cultura (10 votos). Educação recebeu a indicação de 18 internautas, um voto a menos que saúde (19 votos). Na seqüência aparece segurança e turismo, com 28 votos cada, e meio ambiente, com 48 votos.
De acordo com o jornalista Rafael Faria, assessor de comunicação da Câmara, e responsável pela administração do site, por enquanto é possível que o mesmo internauta participe da enquête várias vezes em um único dia. “Foi por esse motivo que a resposta turismo chegou a apresentar até o dobro de votos da resposta geração de emprego”, apresenta. Com a ajuda do suporte técnico da empresa que criou o site foi possível mensurar as respostas e admitir um número médio para um assunto que naturalmente não é tão relevante como outras sugestões de respostas apresentadas. “Para a próxima enquête essa situação vai ser resolvida, mas não vejo que isso tenha atrapalhado essa pesquisa e nem mesmo as outras já realizadas”, completa.
 
Realidade Nacional
Sobre o resultado, o vereador Irineu Norival Maretto (PMDB), presidente da Câmara, disse não estar surpreso. “Esse é um problema social não apenas de Araras, mas do país”. Um estudo da Organização Internacional do Trabalho (OIT) divulgado nesta semana mostrou que a taxa de desemprego caiu em toda a América Latina, mas cresceu no Brasil. Apesar disso, o Panorama Laboral 2006, relatório do órgão sobre a situação do mercado de trabalho, mostrou avanços na diminuição das desigualdades dos rendimentos dos trabalhadores brasileiros e da renda. Os dados referem-se aos três primeiros trimestres deste ano em relação a igual período de 2005.
O desemprego entre os adolescentes de 15 a 17 anos, no Brasil, diminuiu para 33,1%, contra os 34,0% do terceiro trimestre do ano anterior; enquanto que entre os jovens de 18 a 24 anos a taxa elevou-se ligeiramente para 21,5%, em relação aos 21,1% de 2004, no mesmo período.
"Embora o país venha reduzindo suas taxas de informalidade, basicamente através da expressiva criação e formalização de postos de trabalho com carteira assinada, a informalidade no país atinge 46,6% dos homens e 52,4% das mulheres", diz o estudo.
O Panorama Laboral destaca ainda que, na América Latina, apesar dos avanços observados, a porcentagem de emprego no setor informal ainda é alta: corresponde a 48,5% do total de ocupados urbanos. Por sua vez, cinco de cada dez novas ocupações nas zonas urbanas da América Latina e do Caribe entre 2002 e 2005 foram geradas na economia informal.
A taxa de desemprego urbano no terceiro trimestre de 2006 diminuiu em quase todos os países da região. As maiores quedas ocorreram na Venezuela (12,9% a 10,4%), Honduras (7,1% a 5,2%), Panamá (12,1% a 10,4%), Argentina (12,1% a 10,7%), Colômbia (14,6% a 13,3%) e Peru (10,1% a8,8%). Os países que tiveram reduções modestas foram Equador (11,1% a 10,3%), México (4,9% a 4,6%) e Chile (8,4% a 8,3%). A taxa de desemprego urbano se manteve igual no Uruguai (12,2%).
“Atualmente existem políticas públicas no município para o desenvolvimento econômico. Temos um novo distrito industrial sendo criado na Rodovia Anhanguera. No entanto é preciso que também tenhamos mão de obra capacitada. O desenvolvimento deve acontecer em cadeia, e não depende apenas da Prefeitura”, completa Maretto.
 
Compras
            Encerrada mais uma enquête, a terceira desde que o novo site foi disponibilizado, uma nova pesquisa está no ar. A Câmara de Araras quer saber se o consumidor costuma fazer suas compras de natal no comércio local. Como opções de resposta são dadas apenas duas opções: sim e não. A expectativa da Assessoria de Comunicação é que essa enquête fique no ar até o final de dezembro.


Publicado em: 07 de dezembro de 2006

Publicado por: Imprensa

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Notícias da Câmara

Outras Notícias

Fique por dentro

Na noite de segunda-feira (28), a Câmara Municipal realizou a 13ª Sessão Ordinária de 2025, que foi online, devido ao andamento da reforma do Plenário “Vereador Bruno Moysés Batistela”. Diversos as...

Leia Mais

Na 13ª Sessão Ordinária, realizada remotamente na segunda-feira (28), foi aprovado o Projeto de Lei nº 21/2025, de autoria do vereador Gustavo Brambilla (PSD). É instituída a Semana Municipal da De...

Leia Mais

Os vereadores Marluce Lima (PL), Ana Júlia Casagrande (PSD) e Mário Corrochel Neto – Bonezinho (PP), que compõem a Comissão Temporária de Assuntos Relevantes (CAR) sobre a retirada do prêmio de ass...

Leia Mais

O Plenário “Vereador Bruno Moysés Batistela” está passando por reformas para oferecer adequações ao público. Por este motivo, a 13ª Sessão Ordinária, desta segunda-feira (28), será online, assim co...

Leia Mais

A Câmara Municipal de Araras entregou o Título de Cidadão Ararense ao juiz Rodrigo Peres Servidone Nagase, em sessão solene realizada na noite de sexta-feira (25), no Centro Cultural “Leny de Olive...

Leia Mais

A Câmara Municipal de Araras realizou, por meio da Frente Parlamentar da Pessoa com Deficiência e Pessoa com Espectro Autista, o evento Mosaico azul: unindo peças pela inclusão, na quarta-feira (24...

Leia Mais