Pressione Esc para fechar o menu.

Notícias

Maretto encerra 2º mandato na presidência da Câmara


Mais um ciclo se encerra para a Câmara Municipal de Araras. Nos últimos dois anos o Legislativo foi presidido pelo vereador Irineu Norival Maretto (PMDB), que agora, regimentalmente, deixa a função. O empresário do ramo de laminação, com 50 anos de idade, trouxe profissionalização à casa. Muita coisa mudou.
 “Estar a frente de uma cidade, no exercício de um cargo público, é trabalhar pelo desenvolvimento de toda uma comunidade. Para isso o olhar humano é imprescindível e tudo o que houve entre 2005 e 2006 me ajudou a cumprir essa missão”, reflete o vereador.
Maretto foi eleito vereador pela quarta vez, e pela segunda teve a oportunidade de presidir a Câmara. Entre os anos 2001 e 2002 foi o idealizador da Câmara Jovem, projeto que deu aos alunos do Ensino Médio de Araras a oportunidade de conviverem mais perto com os vereadores da cidade, e até de agirem, com a apresentação de projetos, indicações e moções, como faz um real legislador.
O projeto continua até hoje e está em sua 5ª edição. No caso da Câmara Jovem o mandato dos vereadores é renovado anualmente, sempre na semana do município, no mês de março.
E o propósito de aproximar a Câmara da Comunidade continuou nesse mandato como presidente. Maretto teve aprovado o Programa “Câmara Cidadã”. Na prática o projeto prevê a realização de palestras, campanhas, sejam elas quais forem, e que poderiam ser de iniciativa própria ou de qualquer instituição ou entidade, desde que trouxesse benefícios à população de Araras sendo o tema de abordagem social, assistencial, cultural, educativo, filantrópico ou na área de saúde. O que foi feito.
Várias entidades, clubes de serviços, partidos políticos, órgãos públicos e outros grupos utilizaram o Plenário “Vereador Bruno Moisés Batistella” para seus eventos.
No entanto, a menina dos olhos desse programa, foi o Projeto “To Ligado na Câmara” que trouxe 1.670 alunos da rede municipal de ensino para dentro do Legislativo. Todos participarem de visitas monitoradas, receberam uma cartilha sobre as funções da Câmara, assistiram vídeo e palestra sobre política.
“Foi um trabalho de conscientização que se multiplicou dentro de casa. A cartilha que foi entregue tem uma linguagem fácil para leitura de toda a família”, apresenta Maretto.
O próprio vereador, sempre que possível, acompanhou algumas dessas visitas e lembrou do seu início na política. “Eu era muito jovem e tinha pouco conhecimento numa época em que a política era feita a base da força pelos militares. Eu vi meu pai sendo acusado de comunista. Mas política é sinônimo de democracia e o Câmara Cidadã veio para ensinar isso à crianças, jovens e adultos”, relata.
 
Administração
Em agosto de 2005 um concurso público abriu espaço para que o profissionalismo ganhasse ainda mais força na Câmara. A portaria foi publicada em 10 de junho de 2005 para o preenchimento das vagas de Contador (1), Assistentes Legislativos (4), Oficiais Legislativos (3), Técnico de Informática (1), Operadores de Som (2), Recepcionistas (2), Assistente Financeiro (1), Zeladores (2), Serventes (4) e Motoristas (2).
Mas em virtude das necessidades funcionais, para que a Casa pudesse trabalhar, em ritmo moderno e eficiente, foram solicitadas de imediato as nomeações de 1 Contador, 3 Serventes, 2 Motoristas, 1 Zelador, 1 Recepcionista, 1 Assistente Legislativo e 1 Assistente Financeiro.
Além disso, com a redução do número de vereadores e a sobrecarga de trabalho para cada um, foram criados, pela Mesa Diretora, 11 cargos de Assessor de Vereador. Foram eles, que durante todos esses meses ajudaram cada um dos representantes do povo em funções burocráticas e que chegavam a tomar boa parte do tempo do legislador.
O mesmo ano de 2005 foi marcado pela criação da Assessoria da Comunicação. Um jornalista graduado foi chamado para ocupar o cargo, como determinado na portaria de criação da função. “Era fundamental que tivéssemos um profissional para atender a imprensa. Eu percebi que a Câmara estava crescendo e precisa se comunicar”, justifica Maretto.
Com o tempo outras funções foram repassadas à Assessoria de Comunicação, que também é responsável por todo cerimonial da Câmara e também pela comunicação com a população e outros órgãos públicos.
Essa medida também possibilitou a modernização do site oficial da Câmara Municipal de Araras. Muito mais completo, o endereço www.camara-araras.sp.gov.br é hoje uma ferramenta de pesquisa sobre os atos do legislativo e sobre a história da Câmara e da Cidade. E a cada mês o número de acessos aumenta. A média é de 400 visitas diárias.
 
Adequação do Prédio
O prédio da Câmara Municipal de Araras também passou por mudanças nesta gestão. O principal objetivo foi dar maior privacidade aos vereadores e seus assessores nos trabalhos do dia-a-dia. Até então, pelo menos oito vereadores dividiam salas, eram quatro salas para cada dois. E apenas três ocupavam salas individuais.
Com a adequação, cada vereador passou a ter uma sala individual, sendo que 10 ficaram no pavimento superior do prédio, e o vereador Walter Alves de Oliveira (PPS), continuou ocupando uma sala no térreo, conforme seu desejo.
A Sala da Presidência foi dividida para abrigar também a Vice-Presidência. As duas salas estão ao lado da sala da Diretoria Geral, com acesso para a Presidência passando por um espaço que foi transformado em Sala de Reuniões. Já a Secretaria da Mesa também ganhou uma sala individual e mais ampla, em função do volume dos trabalhos.
No Plenário a parede frontal ganhou uma nova cor para iluminar mais o espaço. Foram adquiridos novos equipamentos de áudio e vídeo. Um telão permite que os vereadores, e outras pessoas que solicitam o plenário, tenham acesso à modernidade em suas apresentações.
Na mesa de cada vereador está um microfone que facilita na hora de manifestações evitando a locomoção até a tribuna. A mesa diretora ganhou mais dois espaço, necessários para as sessões solenes.
Também foram comprados equipamentos que permitem fazer o registro áudio-visual das sessões. Todos os encontros de 2006 já estão registrados em DVD. E para melhor servir os vereadores em suas funções legislativas, fora do prédio, foram comprados dois novos carros.
A hemeroteca foi criada entre a passagem de 2005 e 2006. São jornais que contam a história da cidade e podem ser utilizados como fonte de pesquisa por qualquer pessoa. O acervo é um dos mais conservados e completos da cidade.
E mesmo com todas essas mudanças, o atual presidente deixa a função marcado como uma das administrações que mais devolveu a verba remanescente do seu período de presidência. Só neste ano o saldo devolvido foi de R$ 216.530,54, num total de R$ 1.682.013,60.
“Todas essas adequações e a vinda de novos funcionários foram necessárias. E sempre agindo com muito respeito com o dinheiro público. A cidade de Araras pode se orgulhar por ter um Poder Legislativo atuante e econômico. Apesar de tudo isso ainda somos uma das Câmaras que menos gasta neste país”, declara Irineu Maretto.
 
Democracia
Projetos polêmicos, manifestações conturbadas, pressão durante as sessões. Não há como ignorar esses fatos. A democracia que Maretto tanto prezou durante esses dois anos como presidente se fez com muita participação.
Ao falar sobre o chamado grupo da oposição o vereador diz que as idéias contrárias são necessárias. “Travamos vários diálogos e que ajudam os dois lados a crescer”, completa.
Quanto ao povo, Maretto frisa que nem sempre um vereador pode fazer tudo o que a população deseja e às vezes até precisa. “Barramos em verba, em leis federais e nas atribuições que não competem a um legislador. Mas tudo isso é superado com entendimento e diálogo”.
O vereador se orgulha pelos vários momentos que deixou a presidência da Câmara, durante as sessões, para conversar com grupos de munícipes descontentes com alguma situação. “Muitos desses casos foram resolvidos enquanto outros não competiam à Câmara, mas sempre encontramos um jeito de encaminhar essas pessoas”, completa.
“Eu deixo a presidência certo que a missão foi muito bem cumprida. Minha consciência está tranqüila. O que tenho agora é meu trabalho como vereador. A mesma dedicação pode ser esperada por mais estes dois anos”, conclui Maretto.


Publicado em: 29 de dezembro de 2006

Publicado por: Imprensa

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Notícias da Câmara

Outras Notícias

Fique por dentro

Na noite de segunda-feira (28), a Câmara Municipal realizou a 13ª Sessão Ordinária de 2025, que foi online, devido ao andamento da reforma do Plenário “Vereador Bruno Moysés Batistela”. Diversos as...

Leia Mais

Na 13ª Sessão Ordinária, realizada remotamente na segunda-feira (28), foi aprovado o Projeto de Lei nº 21/2025, de autoria do vereador Gustavo Brambilla (PSD). É instituída a Semana Municipal da De...

Leia Mais

Os vereadores Marluce Lima (PL), Ana Júlia Casagrande (PSD) e Mário Corrochel Neto – Bonezinho (PP), que compõem a Comissão Temporária de Assuntos Relevantes (CAR) sobre a retirada do prêmio de ass...

Leia Mais

O Plenário “Vereador Bruno Moysés Batistela” está passando por reformas para oferecer adequações ao público. Por este motivo, a 13ª Sessão Ordinária, desta segunda-feira (28), será online, assim co...

Leia Mais

A Câmara Municipal de Araras entregou o Título de Cidadão Ararense ao juiz Rodrigo Peres Servidone Nagase, em sessão solene realizada na noite de sexta-feira (25), no Centro Cultural “Leny de Olive...

Leia Mais

A Câmara Municipal de Araras realizou, por meio da Frente Parlamentar da Pessoa com Deficiência e Pessoa com Espectro Autista, o evento Mosaico azul: unindo peças pela inclusão, na quarta-feira (24...

Leia Mais