Diante de autoridades, alunos da rede pública de ensino e população, o presidente da Câmara de Araras, Nelson Dimas Brambilla (PT), oficializou a realização da 1ª Conferência de Meio Ambiente e Sustentabilidade. O anúncio foi feito na manhã desta sexta-feira (5), durante as comemorações preparadas pelo Poder Executivo para celebrar o Dia Mundial do Meio Ambiente.
“Nossa Conferência será um grande momento de discussão das nossas obrigações com o futuro do planeta. Embora as leis existam, precisamos de ações efetivas, principalmente por parte dos nossos governantes. Porém, cuidar do meio ambiente é uma tarefa que começa dentro de casa e passa também por nossas escolas”, reafirmou Brambilla.
O anúncio foi um dos momentos marcantes desta sexta-feira que contou ainda com a posse da diretoria do Comdema (Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente de Araras), assinatura do convênio com a Fundação SOS Mata Atlântica e o plantio de uma muda da árvore Óleo Copaíba, na Praça Barão de Araras.
“São mobilizações importantes que demandam, na verdade, uma discussão muito mais profunda. De nada adianta plantar árvores se eu não penso no lixo que estou gerando dentro de casa e nos poluentes emitidos por nossos veículos. Um ato não pode simplesmente compensar o outro. E essa é uma das discussões que a nossa Conferência quer realizar”, completou o presidente Brambilla, muito citado e elogiado por essa iniciativa pelas outras pessoas que discursaram durante a solenidade.
A Conferência
A 1ª Conferência de Meio Ambiente de Araras terá como sede o Unar – Centro Universitário “Dr. Edmundo Ulson”, de Araras. Acontecerá entre os dias 17 e 19 de setembro.
Nos dois primeiros dias de trabalhos, o período da manhã será composto de duas grandes plenárias, seguidas de debates. No período da tarde, a partir de inscrições, o público poderá escolher entre os grupos de trabalhos onde debaterão a realidade e apresentarão soluções. O resultado destes grupos será exposto no sábado, pela manhã, compondo uma carta compromisso.
Entre os objetivos do evento está a definição da Agenda 21, criação do Código Ambiental de Araras e a obtenção do selo Município Verde. Para isso, foram pré-definidos os temas que irão motivar os grupos de discussão: energias renováveis, recursos hídricos, gerenciamento de resíduos sólidos e efluentes líquidos, cobertura florestal, gestão ambiental no meio rural, diagnóstico ambiental, educação ambiental e municipalização da gestão ambiental.
A próxima reunião da comissão organizadora está marcada para o dia 17 de junho, no Unar, onde o grupo terá a oportunidade de visitar o local da conferência.
Além da Câmara, integram a comissão organizadora representantes da Prefeitura de Araras com as secretarias de Educação, Planejamento, Gestão e Mobilidade e o Saema – Serviço de Água, Esgoto e Meio Ambiente do Município de Araras; Secretaria de Estado do Meio Ambiente; Cetesb - Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental; CBH-Mogi – Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Mogi; as instituições de ensino Unar, Uniararas, UFSCar e Centro Técnico “Paula Souza” – Escola “Alberto Feres”, APPA – Associação de Preservação e Proteção Ambiental, AJA – Associação Jequitibá de Agroecologia, Associação de Imprensa de Araras e Câmara Jovem.