Pressione Esc para fechar o menu.

Notícias

Orquestra Pé de Moleque encanta última sessão de 2007


Com temas natalinos a Orquestra Pé de Moleque encantou o público presente na 42ª Sessão Ordinária da Câmara de Araras, realizada na noite desta segunda-feira. Os músicos, acompanhados do Maestro Ednelson da Silva, prestigiaram a sessão para receber Moção de Congratulações pelos 10 anos de existência do grupo. Propositura apresentada pelo vereador Breno Cotella (PT).
Após o recebimento da homenagem o presidente José Roberto Rimério – Miqueira (PTB) interrompeu a sessão e convidou o público a seguir para o pátio da Câmara onde os músicos da Orquestra já aguardavam para tocar.
Além dos 10 anos de existência da Orquestra, a homenagem também foi pelo lançamento do 1º CD e de uma revista em comemoração aos seus 10 anos. Segundo Breno, conforme ele apresenta na justificativa da Moção, o significado da “Orquestra Pé de Moleque” pode ser resumido na frase de seu criador, Maestro Ednelson: “Eu sempre acreditei que muitos talentos estão escondidos por falta de oportunidade. E era isso que eu queria despertar”.
O lançamento da Revista Edição Especial 10 Anos Orquestra Pé de Moleque aconteceu no dia 31 de outubro de 2007. A revista é resultado do trabalho de diversos profissionais, que voluntariamente se dispuseram a contar a história da Orquestra nesses seus 10 anos de existência.
Na revista ao apresentar a história da Orquestra, é narrado: “Era julho de 1997, o mês era propício em função das férias escolares. Como percebera que muitos presentes também tinham interesse por instrumentos, reuniu suas limitações e começou a dar aulas para próprio pessoal do coral. Foi emprestado alguns instrumentos. Tinha duas violas, comprou alguns violinos até chegar a um total de cinco. Estava feito a base da primeira formação da Orquestra Pé de Moleque com jovens da Zona Leste da cidade, região que até então era conhecida por abrigar uma população menos privilegiada. Até então... porque muita novidade viria pela frente e os pequenos músicos teriam um papel importante nesse processo.”
Um dos incentivadores da Orquestra, Osvair Cabrini Junior, Diretor de Marketing da Rede Tiradentes falou sobre o Maestro Ednelson: “A dedicação, tão essencial em todos os aspectos humanos, parece obra de poucos abnegados que têm um perfil em comum: não desanimam, não desistem e encontram forças para perseverar. Pessoas prestativas que percebem o ambiente à sua volta e quando vêem necessidades são incapazes de ignorá-las, como a maioria das pessoas faz. Gente de iniciativa, que não espera... faz! O maestro Ednelson é uma destas pessoas. Maestro de grandes obras que mudam vidas.”
 O jornalista Vanderlei Nascimento apontou a transformação social e cidadã gerada pela Orquestra: “A capacidade de transformar pessoas é a essência da Orquestra Pé de Moleque. Ao potencializar a veia musical em jovens carentes, o maestro Ednelson da Silva vem contribuindo para a formação de cidadãos que tinham a vulnerabilidade como caminho a seguir, via mais comum para quem vive nas periferias de qualquer cidade.”
Vale destacar relato do Maestro Ednelson: “A música conseguiu mudar a vida desta gente que até então era desacreditada e nunca tinha pensado em tocar um violão, um violino... em executar uma obra de Bach, Mozart ou até um brasileiro Villa-Lobos, que eles achavam ser apenas o nome de um bairro da cidade”.
Sobre a revista destacou sua produtora executiva Maria Eliza, a Magui: “Resultado da dedicação voluntária de muitos profissionais (jornalistas, designers, fotógrafos, amigos, empresários) que dispuseram de seu tempo e talento individual, esta revista nos possibilitou prestar uma homenagem e reconhecer o valor do trabalho do maestro junto à crianças e adolescentes (basicamente da Zona Leste) de Araras.”
O lançamento do CD, gravado nos estúdio Mosh (São Paulo), ocorreu no dia 13 de novembro conjuntamente a histórica apresentação da Orquestra no Teatro Estadual “Maestro Francisco Paulo Russo”.
Sobre o CD afirmou seu produtor, Eduardo Kusdra: “Este não é um CD para ser apenas ouvido. Ele é um registro de solidariedade, de dedicação, de companheirismo, de perseverança e, com certeza absoluta, o mais importante de tudo: o registro do dom e do talento descoberto (e às vezes despertado) nesses músicos pelas mãos do Ednelson.”
Todas essas citações, presentes na Revista da Orquestra são simultaneamente um relato do que é a Orquestra Pé de Moleque e um reconhecimento ao apoio desses profissionais.
Colaboraram com a Revista na Produção Editorial, Eduardo Kusdra, Edelson Archangelo, Osvair Cabrini Junior e Maria Eliza Melare (Magui). Na Direção de Arte, Projeto Gráfico e Criação da Logomarca da Orquestra, João Mauro de Assis (Johnny Mau). Na Criação de Arte Publicitária, Ivo Leonardo Patrezi. Na revisão, Maria Cirlene de Souza e Djalma Rebellatto de Gouveia. Nos textos, Rafael Faria, Vanderlei Nascimento, Djalma Rebellatto de Gouveia, Osvair Cabrini Junior, Eduardo Kusdra e Mário Castelar. E nas fotos, Murilo Góes.
Participaram na elaboração do CD Eduardo Kusdra (Produtor e Engenheiro de áudio), Silas de Godoy (Engenheiros de áudio), Fernando Molinari (Assistente de estúdio), Marcos Oliveira (Auxiliar técnico), Alexandre Villegas (Auxiliar técnico), João Mauro de Assis - Johnny Mau (Layout), Murilo Góes (Fotos) e Maria Eliza Melare – Magui (Produção Executiva).
Todas as homenagens merecem os músicos da Orquestra que participaram da gravação do CD. Violinos: Franciely Moreira, Eliel dos Santos Silva, Bruna Rafaela Moreira, Leandro Henrique dos Santos, Marcelos Zago, Nícolas R. Chinaglia, Rodolfo Albertini, Mateus Melo de Souza, Tais Silva, Talita Cristina da Silva, Kathllen Kimberly, Adão Manzolli e Karen Domiciano da Silva. Violas: Tamires Karina da Silva, Keila Christina de Souza, Luan Augusto Domingos, Jéferson Carvalho e Melkizedeque Domiciano da Silva. Cellos: Cristiani dos S. Silva, Priscilla Moreira Saldanha e José Diego Alves Gomes. Sopros: Natália Moitinho Cíngano (flauta), Mayara Custódio (clarinete), Daniela de Souza (clarinete), Douglas S. Batista (sax alto), Armando Panini (sax alto), Rosana A. Ferreira (sax tenor), Erick Custódio (trompete), Gabriel H. E. Barbosa (trompete) e Igor Gonçalves (trombone). E que contaram com o apoio de Alfredo Graff Jr. (baixo) e Davis Silveira da Silva (bateria). E com a ilustre regência e violão do Maestro Ednelson da Silva.
“Assim, esta Câmara Municipal tem o dever de homenagear a Orquestra Pé de Moleque. Toda a sua trajetória, dedicação à valorização da cultura e à transformação da vida de muitos jovens merece o devido aplauso desta Casa”, conclui o vereador.
 
 


Publicado em: 11 de dezembro de 2007

Publicado por: Imprensa

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Notícias da Câmara

Outras Notícias

Fique por dentro

A Câmara Municipal de Araras realizou, por meio da Frente Parlamentar da Pessoa com Deficiência e Pessoa com Espectro Autista, o evento Mosaico azul: unindo peças pela inclusão, na quarta-feira (24...

Leia Mais

A Câmara Municipal de Araras recebeu, na quarta-feira (23), a visita de três vereadores de Corumbataí: Marco Antônio do Nascimento (União Brasil), Esdra Aparecido Afonso (Podemos) e Luan Felipe Ber...

Leia Mais

Representantes da Câmara Municipal de Araras estiveram presentes no lançamento da Campanha do Agasalho 2025, que aconteceu nesta quarta-feira (23), no Centro Cultural “Leny de Oliveira Zurita”. O t...

Leia Mais

Durante a 12ª Sessão Ordinária, a vereadora Marluce Lima (PL), que é presidente da Comissão Temporária de Assuntos Relevantes (CAR) sobre a retirada do prêmio de assiduidade e disciplina concedido...

Leia Mais

Foi aprovado na 12ª Sessão Ordinária de 2025, realizada na terça-feira (22), o Projeto de Resolução nº 9/2025, de autoria da Mesa Diretora da Câmara. É alterado o artigo 5º da Resolução Municipal...

Leia Mais

Os vereadores da Câmara Municipal de Araras aprovaram o Projeto de Lei nº 15/2025, que institui o Dia do Skatista em Araras, a ser comemorado anualmente no dia 5 de julho. A votação ocorreu na 12ª...

Leia Mais