O depoimento emocionado de Roberto Xavier, presidente da Casa Dia de Araras, sobre a sua luta para manter pessoas longe das drogas chamou a atenção de todos os presentes na 4ª Sessão Ordinária da Câmara Jovem de Araras, realizada na tarde desta terça-feira. Xavier falou da história de uma criança que pediu para ser retirada de um dos morros do Rio de Janeiro, onde morava, para se distanciar da realidade do tráfico e do vício a que estava sujeita. “Mas não tive tempo de salvá-la. Na noite seguinte em um tiroteio o menino foi morto”, contou.
Por histórias como essa e pelo trabalho social que também desenvolve em Araras, Roberto Xavier foi um dos homenageados na sessão recebendo das mãos do presidente Mário Corrochel Neto uma moção de congratulações.
Outras homenagens também aconteceram e marcadas pelo mesmo tom emotivo. José Mário Pavan, presidente do União São João de Araras, foi homenageado pelos seus 25 anos à frente do clube. Ele relembrou as relembrou as conquistas importantes do clube, em Especial o Brasileiro série B e disse que foi o presidente mais novo na elite do futebol paulista e brasileiro. Na época em que assumiu o cargo tinha apenas 30 anos.
Zé Mario disse que o União não vive um bom momento. “Mas prometo muita garra para levar o União a novas conquista , assim levando o nome da cidade para todo o Brasil”, concluiu ele.
Também foram entregues moções à Rádio Gospel FM pelos seus 10 anos de atuação em Araras; Marcelo Fachini foi homenageado pelos 10 anos da Rádio Fraternidade AM; a secretária Silvia Zuntini, recebeu uma moção em nome da Secretaria de Educação, pela implantação do Cursinho Pré-Vestibular gratuito, além de outros homenageados.
Durante a sessão o plenário não se manteve vazio. Grande parte estava tomada por alunos do Ensino Médio da E.E. “Carlota Fernandes de Souza Rodini”, além de parte dos estudantes beneficiados pelo cursinho gratuito.
O projeto Câmara Jovem foi criado pelo vereador Irineu Norival Maretto (PMDB) quando ele também exercia a presidência na Legislatura passada e destina-se aos alunos do 1º ao 3º ano do Ensino Médio com o objetivo de esclarecer os estudantes sobre os procedimentos usados para a elaboração de uma lei sobre a fiscalização do município.
Na prática, a Câmara Jovem segue os mesmos moldes da Câmara oficial, com vereadores eleitos, sessões ordinárias e possibilidade de elaboração de indicações e moções. Os jovens vereadores só não podem interferir na legislação municipal através de votações, mas podem indicar ao Executivo e à própria Câmara a criação de leis que possam vir a beneficiar o município. O mandato é pelo prazo de um ano com dois recessos que devem coincidir com as férias escolares.
O projeto foi inspirado no Parlamento Jovem Paulista e no caso de Araras as escolas estaduais ou de ensino privado, e entidades participantes, indicam três jovens, sendo um titular e dois suplentes. A forma de escolha dentro da unidade de ensino fica a critério de cada escola e o número de vereadores deve ser sempre igual ao número de Vereadores da Câmara Municipal de Araras.
A próxima reunião ordinária da Câmara Jovem de Araras está marcada para a terça-feira, 5 de setembro, também às 15 horas, no Plenário “Bruno Moisés Batistella”, da Câmara Municipal de Araras.