Pressione Esc para fechar o menu.

Notícias

População debate sobre instalação da FMC em audiência na Câmara


 

A Câmara Municipal de Araras realizou na sexta-feira (14) audiência pública sobre a instalação da FMC Agricultural Solutions no município. O evento lotou o Plenário “Bruno Moysés Batistela” e o público teve oportunidade de se manifestar e tirar dúvidas com diretores da empresa.  

Entre o público presente estavam estudantes de ensino técnico, universitários, professores e profissionais em engenharia, agronomia e agroecologia, ambientalistas, secretários municipais e presidentes de partidos.

A audiência pública foi convocada pelo presidente da Câmara Municipal, vereador Breno Cortella (PT) que presidiu o debate. A mesa de discussão foi composta pelo diretor de operações André Cordeiro, o gerente de operações Octávio Gerbasi e a diretora de  regulamentação Maria de Lourdes Setten Fustaino.  Também integrou a mesa o prefeito Nelson Dimas Brambilla e o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Geração de Emprego e Renda, Leonardo Dias. 

Do Legislativo estivam presentes os vereadores Carlos José da Silva Nascimento – Zé Bedé (PT), Eduardo Elias Dias – Du Segurança (PHS), Marcelo de Oliveira (PRB), Mário Corrochel Neto – Bonezinho (PP), Valdevir Carlos Anadão – Prof. Dê (PT) e a vereadora Anete Monteiro dos Santos Casagrande (PSDB).

Logo de início o presidente da Casa passou a palavra para os representantes da FMC.  A diretora de regulamentação Maria de Lourdes Setten Fustaino fez uma apresentação inicial sobre a empresa e sobre o agronegócio brasileiro.  Ela comentou sobre dados revelados no Fórum Mundial de Alimentação que afirmam que até 2050 o Brasil será responsável pela alimentação do mundo.  “O agronegócio vem crescendo 15% ao ano e nós estamos crescendo junto com a agricultura do Brasil. Para isso temos que ter cada vez mais responsabilidades, como tecnológica, ambiental e com a saúde dos nossos funcionários e das nossas comunidades”, disse.  

A FMC possui ao todo seis fábricas pelo mundo, sendo duas localizadas no país matriz, Estados Unidos. De acordo com a diretora a FMC de Araras seguirá os mesmos rigores e padrões de qualidade seguidos pelas fábricas localizadas em outros países.

O diretor de operações André Cordeiro falou sobre os procedimentos de operação na fábrica. Ele informou que os funcionários passam por treinamentos e qualificações continuamente. Além disso, segundo Cordeiro, a fábrica também promove treinamentos de segurança contra incidentes e segue inúmeras normas de conduta, como da (Abiquim) Associação Brasileira de Indústria Química. “Esses procedimentos de segurança já nos garantiram diversos prêmios para a fábrica de Uberaba, que hoje é modelo para toda a organização da FMC. Por isso queremos seguir o mesmo modelo de operação aqui em Araras”, afirmou Cordeiro.

O gerente de operações Octávio Gerbasi contou sobre o processo de escolha do município para instalação da fábrica. “Fizemos estudo profundo e concluímos que o Estado de São Paulo tinha as melhores condições de receber nosso projeto. Dentro do Estado fizemos parceria com a Investe São Paulo e começamos avaliar os munícipios. Precisávamos de um terreno que estivesse dentro de uma área industrial e fora do eixo de expansão demográfica de residências, próximo de rodovia e aeroporto. Dentro desses critérios chegamos cidades finais, entre elas Araras, que ofereceu um terreno mais adequado tecnicamente. Com o término de estudo nós concluímos a compra da área em julho de 2013. Após a compra fizemos um estudo de engenharia e planejamento. Com a aprovação do projeto iniciamos a divulgação para os meios de comunicação”, explicou Gerbasi.

Na sequência foi aberto espaço para manifestação do público presente. A população fez diversos questionamentos aos diretores e gerente da FMC sobre normas de operações, segurança contra incidentes, impactos no solo, água e ar, sobre armazenagem de produtos, grau de toxidade e alternativas de produção mais sustentável.

O prefeito Nelson Dimas Brambilla declarou que a prefeitura vem realizando um profundo trabalho no setor de desenvolvimento e que ao negociar com a FMC buscou o máximo de informação sobre a fábrica. “Após a audiência iremos buscar mais informações junto a Cetesb e Ministério Público e se for necessário iremos promover outro debate para retomar a questão com esses órgãos”, falou o prefeito.

Durante a audiência o presidente da Câmara, Breno Cortella, leu ofícios encaminhados ao Poder Legislativo com justificativa de ausências dos representantes da Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental)  e do Ministério Público. O promotor e curador na área de meio ambiente, Dr. Leonardo Augusto Gonçalves, ressaltou em seu ofício a necessidade de viabilização por parte da empresa do EIA (Estudo de Impacto Ambiental) e RIMA (Relatório de Impacto ao Meio Ambiente).

Diante dos questionamentos levantados durante a audiência o presidente encaminhou ofício na segunda-feira (17) ao prefeito municipal, subscrito também por todos os parlamentares, para que novos estudos, análises e discussões sobre o tema.


Publicado em: 18 de março de 2014

Publicado por: Imprensa

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Notícias da Câmara

Outras Notícias

Fique por dentro

O presidente do Parlamento Metropolitano de Piracicaba (PMP), Rodrigo Soares (MDB), integrantes da Mesa Diretora eleita para o biênio 2025-2026 e demais membros do PMP tomam posse nesta quarta-feir...

Leia Mais

Na noite de segunda-feira (28), a Câmara Municipal realizou a 13ª Sessão Ordinária de 2025, que foi online, devido ao andamento da reforma do Plenário “Vereador Bruno Moysés Batistela”. Diversos as...

Leia Mais

Na 13ª Sessão Ordinária, realizada remotamente na segunda-feira (28), foi aprovado o Projeto de Lei nº 21/2025, de autoria do vereador Gustavo Brambilla (PSD). É instituída a Semana Municipal da De...

Leia Mais

Os vereadores Marluce Lima (PL), Ana Júlia Casagrande (PSD) e Mário Corrochel Neto – Bonezinho (PP), que compõem a Comissão Temporária de Assuntos Relevantes (CAR) sobre a retirada do prêmio de ass...

Leia Mais

O Plenário “Vereador Bruno Moysés Batistela” está passando por reformas para oferecer adequações ao público. Por este motivo, a 13ª Sessão Ordinária, desta segunda-feira (28), será online, assim co...

Leia Mais

A Câmara Municipal de Araras entregou o Título de Cidadão Ararense ao juiz Rodrigo Peres Servidone Nagase, em sessão solene realizada na noite de sexta-feira (25), no Centro Cultural “Leny de Olive...

Leia Mais