Para Leandro Cerbi não era novidade. Afinal o presidente da 6ª Legislatura da Câmara Jovem de Araras foi reeleito vereador e por diversas vezes conversou pessoalmente com o prefeito. Mas com os outros companheiros do projeto a expectativa era nítida no olhar.
Já na ante-sala, minutos antes do esperado encontro, os jovens demonstravam a euforia. Riam, falavam alto e não se aquietaram no sofá. Por vezes trocavam de ambiente, da rodinha. Com o cair da tarde a noite fria se aproximava, mas a ausência de blusa para uns não fazia qualquer diferença.
Finalmente o chefe de gabinete, professor José Odair Dahmen, fez o convite para que todos entrassem. Na companhia do vereador Marcelo de Oliveira (PMDB) acomodaram-se ao redor da imensa mesa de madeira que preenche boa parte da mais cogitada sala do Solar “Benedita Nogueira”. Mais alguns minutos de espera e finalmente um a um foram cumprimentados por Luiz Carlos Meneghetti, o prefeito de Araras.
A saudação típica não faltou: o beijo no rosto das meninas, o forte aperto de mão e alguns “tapinhas” nas costas. Gestos que causaram risos, mesmo que modestos, em alguns daqueles que pela primeira vez estavam diante da maior autoridade da cidade.
A conversa teve início com perguntas sobre educação. Logo os vereadores jovens mostraram a que vieram: questionar ainda mais o prefeito Luiz Carlos Meneghetti. Função que os jovens legisladores já cumprem quando enviam para o gabinete as indicações e requerimentos, o que na opinião de Meneghetti não deveria ser o foco da ação do vereador jovem. “É importante que vocês ajudem na fiscalização, mas entendo que o principal papel é o de conscientizar as pessoas na idade de vocês”, disse ele emendando que é preciso fazer palestras e até cursos de orientação política nas escolas.
Os meninos concordaram. Sinalizaram algumas atividades já programadas, como a visita que devem fazer à Justiça Eleitoral, ainda nesta semana, em busca de informações sobre a forma como abordar o jovem, com 16 anos, incentivando-o a “tirar” o Título Eleitoral.
Quanto aos questionamentos... claro que tiveram resposta. No quesito educação ouviram que o programa da ACF (Associação Pró-Cidadão de Futuro) deve ser ampliado. Que a Prefeitura pretende ainda incentivar o aumento dos cursos profissionalizantes e também o ensino da língua inglesa a partir dos seis anos de idade.
As meninas Lara Panarelli, Renata Vieira e Maiara da Silva dominaram a conversa. Eram delas quase todas as perguntas, e com argumentos. Uma boa discussão foi travada quando o assunto abordado foi desemprego. Para Meneghetti o número de pessoas sem colocação não é tão grande. Segundo ele o que assusta é a falta de qualificação profissional. Os vereadores jovens ficaram surpresos quando ouviram que 44% dos cadastrados no PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador) de Araras não possui o Ensino Médio.
O encontro durou pouco mais de uma hora, e sempre com Meneghetti enfatizando o papel da juventude. Da cabeceira da mesa o prefeito deu até uma aula de história aos presentes. Falou do poeta e escritor Castro Alves, que morreu aos 24 anos de idade. De Benjamin Franklin que aos 18 escreveu a Constituição dos Estados Unidos e ainda de Dom Pedro II, que herdou o império brasileiro aos seis anos de idade.
“Estes são exemplos de homens que marcaram a história e fizeram diferença na época em que viveram. Vocês têm hoje um compromisso com o futuro. Estudem e façam também a diferença”, opinou Meneghetti em tom entusiasmado.
Todas as características do prefeito foram muito bem observadas pelos presentes. Confidência feita pela vereadora jovem Renata. “A forma como ele se comporta e como fala. Achei tudo isso interessante. Ele é simples, mas tem firmeza em qualquer assunto”, declarou a garota.
Douglas Felipe dos Santos ficou encantado com os projetos, principalmente voltados para a educação. “Isso faz a diferença num governo. Ele quer envolver as pessoas”, concluiu.
O encontro terminou com uma sessão de fotos. Lara Panarelli pediu uma exclusiva com Meneghetti. Segundo ela, pretende colocar a imagem no Orkut, a página de relacionamentos na internet. O pedido foi copiado, sinal que o prefeito agradou.