O presidente da Câmara Municipal, vereador Breno Cortella (PT) esteve em São Paulo na quarta-feira (12) em reunião com o presidente da São Paulo Previdência (SPPrev), José Roberto de Moraes, para retomar o diálogo sobre o prédio que sedia o Poder Legislativo Municipal. O vereador licenciado e secretário municipal de Governo e Relações Institucionais, Eduardo de Moraes também participou da reunião.
Desde 2009 a Câmara tem mantido contato com o órgão estadual que é proprietário do imóvel. Breno explicou que essa reunião teve o objetivo de retomar o trabalho que foi realizado pelo presidente anterior, ex-vereador Irineu Norival Maretto. "O presidente Maretto e o vereador Eduardo vinham se empenhando bastante e fomos lá para tentar agilizar aquilo que ainda está pendente", disse o presidente Breno.
Eduardo de Morares, que é também perito imobiliário, acompanhou o caso na legislatura passada, por determinação do então presidente Maretto e continua colaborando a pedido do presidente Breno.
A SPPrev é a unidade gestora do regime próprio previdenciário de todos os servidores públicos estaduais de todos os órgãos e poderes. Criada no ano de 2007 é a sucessora do extinto Instituto de Previdência do Estado de São Paulo (Ipesp) e recebeu todo o patrimônio do antigo instituto. O Ipesp foi quem recebeu o terreno em doação pelo Município em 1961 para a construção do prédio que abrigou o Fórum e hoje está a Câmara.
A intenção da Câmara é garantir a propriedade do imóvel, visto que mesmo a concessão vigente gera certa preocupação pelo Legislativo não ter um prédio próprio.
Também já foi cogitada a compra com o pagamento pela Câmara à SPPrev. No entanto, essa saída tem sido evitada, buscando-se o entendimento entre os órgãos públicos. "O Município sempre tem se disposto a firmar parcerias e ajudar os órgãos estaduais, não queremos onerar o orçamento municipal sem buscar uma saída negociada. É uma questão de grande relevância que interessa a toda a cidade que o Poder Legislativo tenha uma sede própria", disse Breno.
A Câmara Municipal funciona no mesmo prédio da confluência entre as avenidas Zurita e Padre Atílio desde 1991, em caráter de concessão. No final da década de 80 o município apresentou o pedido ao Governo de São Paulo para ocupar o prédio.
O Legislativo então foi transferido após inauguração do novo Fórum no Jardim Universitário, também em terreno cedido pela Prefeitura.
O presidente da Câmara afirmou que percebeu o interesse da SPPrev em colaborar. "Vimos que eles têm preocupação com o caso e que irão nessas próximas semanas nos ajudar a dar seguimento aos processos que já foram iniciados", conclui.
Publicado em: 13 de junho de 2013
Publicado por: Imprensa
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Notícias da Câmara
Na Tribuna Livre da 41ª Sessão Ordinária, realizada na segunda-feira (10), os vereadores da Câmara Municipal de Araras receberam o advogado da operadora de planos de saúde Salusmed, Leonardo Henriq...
Na 41ª Sessão Ordinária, os vereadores da Câmara aprovaram o Projeto de Resolução nº 25/2025, que institui, no calendário oficial do Município de Araras, o Dia D de Intensificação do Combate à viol...
Foi aprovado, durante a 41ª Sessão Ordinária, o Projeto de Decreto Legislativo nº 34/2025, que dispõe sobre a criação da Medalha Músico de Sucesso “Ana Eufrosina da Silva” (Inhana). A medalha deve...
Os vereadores da Câmara Municipal aprovaram, na 41ª Sessão Ordinária, o Projeto de Lei nº 179/2025, que institui o Dia Municipal dos Surdos no município de Araras. O dia em questão deve ser celebr...
Os vereadores da Câmara Municipal de Araras votaram contrário ao Projeto de Lei nº 159/2025, que revoga o artigo 6º, da Lei Municipal nº 4.780, de 20 de julho de 2015, que dispõe sobre o recolhimen...
O ministro do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte do Brasil, Márcio França, anunciou, durante reunião temática do Parlamento Municipal de Piracicaba, o ‘Fundo Clima’. O...
Copyright 2025 Todos os Direitos Reservados | Versão: 1.0.0.50 | Desenvolvido por: Sino Informática.