Na próxima sexta-feira, dia 25 de maio, o senador Eduardo Suplicy (PT) estará em Araras para visita e palestra. A palestra será aberta a toda comunidade e encerrará a programação da 1ª Semana Municipal de Adoção.
O vereador Breno Cortella (PT) é um dos organizadores da visita do senador Suplicy. “É uma grande honra para a cidade receber o senador Suplicy e podermos compartilhar suas ideias e propostas para o Brasil", ressalta o vereador.
Antes da palestra o senador conhecerá o Campus de Ciências Agrárias da USFCAR. Acompanhado da direção do campus, do prefeito Nelson Dimas Brambilla, do vereador Breno Cortella e outras lideranças da cidade, serão tratados assuntos como ampliações e demandas da Universidade Federal de São Carlos no município.
Às 18h30 tem início a palestra no Centro Universitário "Dr Edmundo Ulson" - UNAR. O senador Eduardo Suplicy falará sobre o tema "Política Nacional de Adoção e a Renda Básica de Cidadania". A palestra tem entrada franca para todos os interessados. “Tem grande relevância que nesse sesquicentenário de fundação de Araras tenhamos a experiência enriquecedora dos ensinamentos do senador Suplicy”, aponta Breno.
O Senador
Primeiro senador eleito da história do Partido dos Trabalhadores, do qual é um dos fundadores, Eduardo Suplicy conquistou, na segunda candidatura (1998/2006), a maior votação para o cargo no País e a segunda maior da história de São Paulo, com 6.718.463 votos (43.07% dos votos válidos). Na terceira candidatura ao Senado para o mandato (2007 -2014) Eduardo Suplicy obteve 8.986.803 votos, 47,82% dos votos válidos.
Foi deputado estadual, pelo extinto MDB (1979/83), eleito com mais de 70 mil votos. Em 1983 foi eleito deputado federal. Em 1985, foi candidato à Prefeitura de São Paulo e, no ano seguinte, candidatou-se ao governo do Estado. Em 1988 foi o vereador mais votado para a Câmara Municipal de São Paulo, com 201.549 votos. Presidiu a Câmara Municipal, no período de 1989/90. Em 1992, concorreu novamente à Prefeitura de São Paulo.
Entre seus principais projetos de lei, destaca-se o que institui o Programa Renda Básica de Cidadania, sendo sancionado pelo presidente Luís Inácio Lula da Silva como a lei 10.835 em 8 de janeiro de 2004. A Renda Básica de Cidadania será implantada começando pelos mais necessitados, até atingir a totalidade da população brasileira.
Eduardo Matarazzo Suplicy nasceu em São Paulo, Capital, em 21 de junho de 1941. É filho de Paulo Cochrane Suplicy e Filomena Matarazzo Suplicy. Foi casado com a ex-prefeita de São Paulo, Marta Suplicy, e é pai de Supla, André e João. Administrador de Empresas e Economista, foi aprovado por concurso, em 1966, para o cargo de professor no Departamento de Economia da Escola de Administração de Empresas em São Paulo da Fundação Getúlio Vargas, onde leciona até hoje.
Escreveu vários livros: "Os Efeitos das Minidesvalorizações na Economia Brasileira" (Editora da Fundação Getúlio Vargas - 1975); "Política Econômica Brasileira e Internacional" (Editora Vozes - 1977); "Compromisso" (Editora Brasiliense - 1978); "Investigando o Caso Coroa-Brastel" (editado pela Câmara dos Deputados - 1985); "Da Distribuição de Renda e dos Direitos à Cidadania" (Editora Brasiliense - 1988); "Programa de Garantia de Renda Mínima" (editado pelo Senado Federal - 1992); “Renda de Cidadania - A Saída e pela Porta” (Cortez Editores e Fundação Perseu Abramo - 2001), e “Renda Básica de Cidadania - A Resposta dada pelo Vento” (L&PM, 2006, edição de bolso).