Pressione Esc para fechar o menu.

Notícias

VIVO reembolsa Câmara por cobranças indevidas de telefonia móvel


  

A Câmara Municipal de Araras recebeu neste início do mês de setembro o reembolso de valores pela empresa VIVO (Telefônica do Brasil S/A) referente às linhas de telefonia móvel que eram usadas pela legislatura anterior e que não foram canceladas pela empresa de telefonia conforme solicitado pelo Legislativo Municipal.

O pedido do cancelamento ocorreu no final de 2012, porém, a Câmara continuou recebendo cobranças indevidas nos primeiros meses de 2013. Já no primeiro semestre do ano a Câmara solicitou o cancelamento integral de todos os lançamentos de utilização em 2013.

Inicialmente a VIVO realizou um cancelamento parcial e a Câmara insistiu no valor total. Agora a empresa reembolsou R$ 2.093,13 por meio de desconto em fatura de serviço prestado. 

No final de agosto, o presidente da Câmara, vereador Breno Cortella (PT), atendeu recomendação da Diretoria Jurídica e instaurou sindicância para apurar o ocorrido. Não há nenhum servidor como sindicado, pois o objetivo é analisar os procedimentos administrativos na gestão do contrato e os pagamentos efetuados. A sindicância administrativa ainda não foi concluída e tem prazo de funcionamento de 30 dias, podendo ser prorrogada.

 A Câmara também estava preparando ações judiciais para cobrar a VIVO, mas segundo a Diretoria Jurídica após a recomposição e o reembolso de todos os valores não há mais o que ser reclamado juridicamente.

Em 2010 o serviço de telefonia móvel foi disponibilizado para dois motoristas, para o gabinete da presidência e para os 11 vereadores e vereadora. No final do mandato da 15ª Legislatura, no dia 31 de dezembro de 2012 aquela gestão da Câmara havia solicitado o pedido de cancelamento das linhas à VIVO. Entretanto, apenas 7 linhas foram canceladas e outras 7 linhas permaneceram indevidamente ativas, quando a atual gestão solicitou novamente e estas então foram também canceladas. 

A utilização do serviço de telefonia móvel foi regulamentada este ano pela Resolução nº 01/2013. Nos termos da Resolução a Câmara pode disponibilizar aparelhos celulares como ferramentas de trabalho, que são de uso exclusivo em serviço, para atender as necessidades do desempenho da função pública e dos interesses da coletividade, com fiel observância aos princípios da administração pública, em especial da moralidade, da razoabilidade, da proporcionalidade e da economicidade.

A Câmara considera que o sistema de telefonia móvel tornou-se uma importante ferramenta de contato rápido e com a tecnologia de transmissão de dados passou a ser um grande facilitador para a execução de tarefas fora do ambiente de trabalho. Em razão disso, este ano a Câmara disponibilizou aparelhos com pacotes de dados, para aproximar ainda mais os parlamentares da população.

Por meio dos celulares, os vereadores e a vereadora passaram a contar com acesso ao correio eletrônico, redes sociais e aplicativos de mensagens. Conforme estabelece a resolução, aplicável também a todos os equipamentos de informática do Legislativo, o uso é permitido para atender a necessidade de interlocução com a sociedade, com utilização sempre vinculada a função pública, vedado o uso para interesse particular.

 

 

 

 


Publicado em: 06 de setembro de 2013

Publicado por: Imprensa

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Notícias da Câmara

Outras Notícias

Fique por dentro

O presidente do Parlamento Metropolitano de Piracicaba (PMP), Rodrigo Soares (MDB), integrantes da Mesa Diretora eleita para o biênio 2025-2026 e demais membros do PMP tomam posse nesta quarta-feir...

Leia Mais

Na noite de segunda-feira (28), a Câmara Municipal realizou a 13ª Sessão Ordinária de 2025, que foi online, devido ao andamento da reforma do Plenário “Vereador Bruno Moysés Batistela”. Diversos as...

Leia Mais

Na 13ª Sessão Ordinária, realizada remotamente na segunda-feira (28), foi aprovado o Projeto de Lei nº 21/2025, de autoria do vereador Gustavo Brambilla (PSD). É instituída a Semana Municipal da De...

Leia Mais

Os vereadores Marluce Lima (PL), Ana Júlia Casagrande (PSD) e Mário Corrochel Neto – Bonezinho (PP), que compõem a Comissão Temporária de Assuntos Relevantes (CAR) sobre a retirada do prêmio de ass...

Leia Mais

O Plenário “Vereador Bruno Moysés Batistela” está passando por reformas para oferecer adequações ao público. Por este motivo, a 13ª Sessão Ordinária, desta segunda-feira (28), será online, assim co...

Leia Mais

A Câmara Municipal de Araras entregou o Título de Cidadão Ararense ao juiz Rodrigo Peres Servidone Nagase, em sessão solene realizada na noite de sexta-feira (25), no Centro Cultural “Leny de Olive...

Leia Mais