O vereador Carlos José da Silva Nascimento - Zé Bedé (PT) está reivindicando, por meio de indicação à administração municipal, a implantação de mais casas de acolhimento para idosos em Araras.
Durante a sessão camarária de segunda-feira (9), o vereador explicou que vem sendo procurado por vários idosos, que estão enfrentando dificuldade por falta de moradias e por não estarem conseguindo pagar aluguel no município.
Segundo Zé Bedé, muitos desse idosos foram abandonados pela família ou tem familiares morando muito distantes até mesmo em outros estados e eles acabam ficando sozinhos em casas alugadas.
Apesar de realizar suas próprias tarefas, o dinheiro da aposentadoria, na maioria das vezes de um salário mínimo (R$ 788,00) não é suficiente para que possam ter uma vida digna, já que tem outras despesas como conta de água, energia, IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano), medicamentos e alimentação.
“Por isso, estou pedindo ao Executivo que estude a possibilidade de implantar no município mais casas para o acolhimento dessas pessoas, incluindo programas que garantam melhor qualidade de vida às essas pessoas com trabalhos de saúde preventiva, esporte e de lazer”, observou o vereador.
Zé Bedé, também lembrou que Araras já tem um projeto semelhante que é o Centro de Convivência do Idoso “Jesus de Nazaré”, na Vila Santo Antônio, que conta com 32 moradias de alvenaria com um dormitório, cozinha e banheiro individualizado, lavanderia, área de lazer social comunitário, salão de festa e quiosque.
“No entanto, esse local já está lotado e não consegue acolher mais nenhum idoso. E, como a demanda de procura vem aumentando esse é momento para que a administração pense em novos projetos como esse”, enfatizou.
Para o vereador, o município também pode buscar parcerias com os governos Federal e Estadual para que esse projeto seja realizado em Araras.
Um dos exemplos, citado pelo vereador é o Programa Vila Dignidade do Governo do Estado, que visa a construção de pequenas vilas voltadas à população acima dos 60 anos e com renda de até dois salários mínimos.
Nesse programa, o candidato deve ser independente para a realização das tarefas diárias, devem ser só ou não possuir vínculos familiares sólidos e morar a pelo menos dois anos no município.
O programa é uma ação conjunta das secretarias da Habitação, de Assistência e Desenvolvimento Social (Seads), de Economia e Planejamento, da Cultura, da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo (CDHU), do Fundo de Solidariedade e Desenvolvimento Social e Cultural do Estado de São Paulo (FUSSESP), em parceria com as prefeituras paulistas, o que é uma alternativa, se o município não tiver condições orçamentárias, como fez a cidade de Limeira, que inaugurou sua Vila da Dignidade no final de 2013.
Com informações da assessoria do vereador Carlos José da Silva Nascimento - Zé Bedé (PT)
Publicado em: 10 de fevereiro de 2015
Publicado por: Imprensa
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Notícias da Câmara
A Câmara Municipal de Araras informa que está, temporariamente, sem conexão à rede telefônica, por conta de instabilidades com a operadora contratada. Por este motivo, no momento, não é possível ef...
Os vereadores da Câmara Municipal de Araras aprovaram o Projeto de Lei nº 226/2025, de autoria do Poder Executivo, que dispõe sobre a concessão de abono de valorização dos Profissionais da Educação...
Na 9ª Sessão Extraordinária de 2025, ocorrida na segunda-feira (15), os vereadores aprovaram o Projeto de Lei Complementar nº 15/2025, de autoria do Poder Executivo. De acordo com a lei, poderá ser...
Os vereadores da Câmara Municipal de Araras aprovaram o Projeto de Lei Complementar nº 20/2025, de autoria do Poder Executivo, que altera a Lei Complementar n° 90, de 2 de dezembro de 2016 que disp...
Os vereadores da Câmara Municipal aprovaram na 46ª Sessão Ordinária, realizada na segunda-feira (15), a adesão do município de Araras ao Programa de Aquisição de Alimentos Municipal (PAAM), conform...
Os vereadores da Câmara Municipal de Araras aprovaram o Projeto de Lei nº 211/2025, que autoriza o Executivo Municipal a abrir crédito adicional suplementar ao orçamento vigente para a Secretaria M...
Copyright 2025 Todos os Direitos Reservados | Versão: 1.0.0.52 | Desenvolvido por: Sino Informática.