O vereador Carlos José da Silva Nascimento (Zé Bedé) do Partido dos Trabalhadores se reuniu com a secretária municipal da Educação, Elisabeth de Carvalho Cilindri na quinta-feira (3) para discutir a implantação do Projeto “Saber Consumir” nas escolas municipais de Araras.
O projeto é realizado pela Fundação Procon, órgão vinculado à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania do Estado de São Paulo, em parceria com as secretarias municipais de Educação.
A iniciativa já foi realizada em algumas cidades do Estado de São Paulo, inclusive na região, como Limeira, Iracemápolis e Santa Bárbara D’Oeste.
O projeto visa promover a reflexão sobre questões de consumo nas escolas, capacitando educadores para desenvolver ações com as crianças, jovens e toda comunidade escolar, colaborando assim para a formação de consumidores conscientes.
A capacitação é realizada por especialistas do Procon-SP junto a educadores das escolas e inclui ainda distribuição de kits do projeto especialmente elaborados para uma efetiva compreensão por parte dos alunos.
Com o projeto Saber Consumir os educadores desenvolvem atividades práticas nas escolas, onde os participantes possam reconhecer as relações de consumo que estabelecem no seu cotidiano e os interesses e influências do mercado produtor sobre suas escolhas.
Segundo os representantes do Procon São Paulo, o ato de consumo vai além da simples compra ou venda produtos e serviços, abrangendo questões relativas à segurança, saúde, proteção da vida, ética, finanças, entre outras.
“Achei muito interessante esse projeto e vamos estudar a possibilidade de implantar já no próximo ano”, comentou a secretária de Educação, Elisabeth Cilindri.
Para o vereador, o projeto é forma de promover por meio da educação a formação de uma geração mais consciente sobre relação de consumo.
Também participaram da reunião, o coordenador do Procon de Araras, Kleber Aparecido Luzetti, a professora Eliana Aparecida Perisatto e Luiza Helena Viana, que é diretora de Coordenadoria de Formação Continuada e Apoio Técnico Pedagógico.
Indicação
Zé Bedé também já fez uma indicação pedindo a implantação do projeto nas escolas municipais. “É preciso assumir a responsabilidade de educar para que nossas crianças e jovens sejam conscientes e saibam dar o valor para o essencial da vida, sem comprometer a saúde financeira da família pelo consumo exagerado com produtos supérfluo“, completou o coordenador do Procon de Araras, Kleber Luzetti.
FOTO:
Vereador participa de reunião na Secretaria Municipal de Educação para discutir a implantação do Projeto “Saber Consumir” - Crédito: Divulgação
Assessoria do vereador Carlos José da Silva Nascimento (Zé Bede) PT
Publicado em: 08 de julho de 2014
Publicado por: Imprensa
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Notícias da Câmara
A Câmara Municipal entregou na noite de quinta-feira (6) o Título de Cidadã Ararense a Camila Santos Dias, em sessão solene. A entrega do título foi aprovada pelos vereadores em sessão ordinária e...
Na segunda-feira (10), o Parlamento Metropolitano de Piracicaba recebe o ministro do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte do Brasil, Márcio França, em reunião temática, q...
A Câmara Municipal de Araras realizou audiência pública, na terça-feira (4), no Plenário “Vereador Bruno Moysés Batistela” para discutir a Lei Orçamentária Anual (LOA) 2026 do município. A aprese...
Na noite de segunda-feira (3), os vereadores da Câmara Municipal de Araras se reuniram para a 7ª Sessão Extraordinária de 2025. Na pauta, estava o Projeto de Lei Complementar nº 17/2025, de autoria...
Durante a 40ª Sessão Ordinária, que aconteceu na segunda-feira (3), no Plenário “Vereador Bruno Moysés Batistela, os vereadores da Câmara Municipal receberam o orador Geraldo Aparecido Tofolo, a co...
O orador Fábio Rafael Ramos esteve na Tribuna Livre durante a 40ª Sessão Ordinária, realizada nesta segunda-feira (3). Os temas de sua fala foram repasses financeiros para a saúde e IFA (Incentivo...
Copyright 2025 Todos os Direitos Reservados | Versão: 1.0.0.50 | Desenvolvido por: Sino Informática.