Notícias



Emoção marca entrega de título de cidadania ararense ao Professor Abelardo em cerimônia na Câmara de Araras

O evento foi conduzido pelo Presidente do Poder Legislativo de Araras, o vereador Carlos Alberto Jacovetti
Visualize fotos

A emoção tomou conta dos presentes na sessão solene de entrega do título de cidadão ararense ao Professor de Química, o paulistano, Abelardo Elias Brazil, na noite da última sexta-feira (11), no Plenário Bruno Moysés Batistella, na Câmara Municipal de Araras, conforme decreto legislativo nº 02 de 12 de fevereiro de 2019.

A comenda foi de indicação do vereador licenciado e atual Secretário Municipal da Saúde, Romildo Benedito Borelli – Baiano da Farmácia – e protocolizada pelo Presidente da Câmara Municipal de Araras, o vereador Carlos Alberto Jacovetti (REDE).

O evento foi conduzido pelo Presidente do Poder Legislativo de Araras, o vereador Carlos Alberto Jacovetti e contou com as presenças do Vice-Prefeito, José Carlos Carleto Denardi (PSDB), que esteve representando o Prefeito Municipal de Araras, Rubens Franco Junior (DEM), do Secretário Municipal da Saúde, Romildo Benedito Borelli - Baiano da Farmácia -, dos vereadores Cláudio de Souza (REDE) e Marcelo de Oliveira (PRB), além de parentes, amigos e ex-alunos do Professor Abelardo.

A filha Elza Cristina Brazil se emocionou ao falar dos ensinamentos do pai. “Meu pai sempre foi uma pessoa muito querida e sempre me ensinou muito, segundo ele os ensinamentos a gente nunca perde, isso é o nosso maior tesouro”, discursa.

As ex-alunas Erika Masson e Tamara Leão de Lima e os amigos Norival Guadaghin e Matheus Felipe Martins também discursaram na cerimônia. “Eu tive a honra de ter sido aluna do Professor Abelardo e do filho dele, o Marcio, que não está mais entre a gente, e foi meu professor de Basquete, isso muito me deixa orgulhosa”, comenta Tamara. 

O filho do Professor Abelardo, Marcio Dozinete Francisco, faleceu em 1999, vítima de acidente de carro na Rodovia que liga a cidade de Cordeirópolis com a Rodovia Anhanguera. “Meu filho está com Deus, ele salvou a vida de sete pessoas, ele foi um dos primeiros ararenses a ser doador de órgãos”, disse.

Nascido no bairro do Braz, em São Paulo, no dia 9 de abril de 1942, Abelardo Elias Brasil é casado com a senhora Antônia Elza de Moares Brazil. Tem três filhos: Maurício, Elza Cristina e Márcio Donizetti (in memorian).

Formado em Ciências Química pela Faculdade de Mogi das Cruzes, o Professor Abelardo passou a lecionar na Escola Estadual Vila Zilda no bairro de Tatuapé, em São Paulo, onde desenvolveu técnicas pedagógicas, na teoria e na prática, as quais envolviam os alunos com o meio ambiente, em seu cotidiano, isso um marco no início de sua carreira.

O sucesso no início de sua trajetória como docente, fez com que o ingressasse no Instituto de Energia Atômica da USP – Universidade de São Paulo -. A relação do Professor Abelardo com a cidade de Araras começou no ano de 1971. Foi quando ele recebeu um convite para ser professor na FHO/Uniararas – Fundação Hermínio Ometto – para os cursos de Biologia e Biomedicina.

Considerado um dos mais competentes professores de Química do interior de São Paulo, passou a ser requisitado por outras escolas da cidade, foi então, que atuou por longos anos na Escola Estadual Dr. Cesário Coimbra, na Escola Técnica Estadual Prefeito Alberto Feres e na Escola Técnica de Comércio de Araras. Professor Abelardo, aposentou-se em 2005 e ao longo de sua carreira lecionou para mais de 15 mil alunos.   

Fora da sala de aula, o Professor Abelardo se dedica a religião católica, na capital foi acólito, coroinha e colaborador nas quermesses. Em Araras, atua como voluntario na Paróquia do Senhor Bom Jesus da Pirapora, onde é Ministro da Eucaristia e prioriza visita aos doentes. É catequista na igreja, onde participa da formação de pais e padrinhos dos futuros membros da igreja. 

 A solenidade foi transmitida ao vivo pela TV Câmara no Canal 4 da NET. O vídeo segue disponível do internauta no site, Facebook e Youtube da Câmara Municipal de Araras.

 




Publicado em: 11 de outubro de 2019

Publicado por: Nilsinho Zanchetta - Diretoria de Comunicação da CMA

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Notícias da Câmara

Fique por dentro

Outras Notícias

Pastor José Teixeira dará nome a Praça do Jardim Alto da Colina em Araras

20 de novembro de 2019

A Câmara aprovou por unanimidade, o projeto de lei do vereador Felipe Dezotti Beloto (PL), que denomina de Praça “Pastor José Teixeira”, o Sistema de Lazer nove, do Jardim Alto da Colina, no municí...

Leia Mais

Praça do Jardim Terra Nobre em Araras recebe o nome de Benício Lourenço

20 de novembro de 2019

Os vereadores aprovaram por unanimidade, na última segunda-feira (18), durante a 42ª sessão ordinária, o projeto de lei de autoria da vereadora Deise Aparecida Olimpio de Oliveira (PSC), que denomi...

Leia Mais

Câmara aprova moção de apelo que pede anulação da contratação de plano de saúde dos servidores municipais

20 de novembro de 2019

Foi aprovado por unanimidade, na última segunda-feira (18), durante a 42ª sessão ordinária, a moção de apelo de autoria do vereador Jackson de Jesus (PROS) e assinada por todos os parlamentares, ao...

Leia Mais

Especialistas em tecnologia e contabilidade realizam palestras sobre Governança na Câmara Municipal de Araras

19 de novembro de 2019

Estudantes, munícipes e integrantes do Executivo lotaram a plateia da Câmara Municipal de Araras, na última terça-feira (19), para participar das palestras com o tema “Governança” do Programa de Pl...

Leia Mais

Câmara de Araras aprova em 2º turno a Lei Orçamentária Anual – LOA – para o exercício de 2020

19 de novembro de 2019

Os vereadores aprovaram por unanimidade em 2º turno, durante a 42ª sessão ordinária, na última segunda-feira (18), o projeto de Lei Orçamentária Anual - LOA - do Executivo Municipal que estima a re...

Leia Mais

Câmara Municipal de Araras está temporariamente sem telefone fixo

19 de novembro de 2019

Informamos que em razão de problemas técnicos na Central da Telefônica, a Câmara Municipal de Araras, está temporariamente sem telefone fixo. O problema já está sendo solucionado e o serviço dever...

Leia Mais