Notícias



Câmara institui a “Semana de Conscientização, Combate e Prevenção à Meningite e Encefalite Viral” em Araras

O projeto visa desenvolver ações de conscientização, orientação e prevenção entre os dias 30 de agosto e 5 de setembro
Visualize fotos

Os vereadores aprovaram por unanimidade, na noite da última segunda-feira (4), o projeto de lei de autoria da vereadora Deise Aparecida Olimpio de Oliveira (PSC), que institui em Araras a “Semana de Conscientização, Combate e Prevenção à Meningite e Encefalite Viral no Município de Araras”.

De acordo com a lei, fica a Secretaria Municipal de Saúde de Araras responsável por promover entre os dias 30 de agosto e 5 de setembro, a distribuição de material informativo da doença, bem como a realização de palestras, seminários e workshops com profissionais que trabalham na área da Saúde de Araras.

Também neste período, as escolas da rede pública e privada deverão realizar inúmeras atividades culturais voltadas à divulgação das causas e das providências a serem tomadas em caso de suspeita das doenças.

A autora da proposta, a vereadora Deise Olímpio explica a importância do projeto. “Este projeto visa desenvolver ações de conscientização, orientação e prevenção sobre a meningite e a encefalite viral no nosso município”, disse.

O que é meningite     

A doença Meningocócica Invasiva (DMI) é causada pela bactéria Neisseria meningitidis, que possui 12 soros de grupos diferentes. Segundo dados do Ministério da Saúde, em 2017, foram notificados 1.052 casos de doença meningocócica no país, sendo que as regiões Sudeste (563 casos) e Sul (215 casos) apresentaram os maiores números de notificações.

A doença meningocócica preocupa, pois pode levar a óbito, em média, uma pessoa a cada oito minutos no mundo morre vítima da doença. Estima-se que há pelo menos 500 mil casos da doença meningocócica por ano no mundo, com um total de 50 mil óbitos anualmente.

Geralmente a doença se manifesta como meningite, que é uma infecção das membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal. Uma outra forma mais grave da doença é uma infecção do sangue, chamada de meningococcemia. Ambas podem ocorrer concomitantemente. 

Prevenção

A vacinação é considerada a forma mais eficaz na prevenção da doença. A vacina para os sorogrupos A, C, W e Y pode ser utilizada a partir dos 2 meses de idade e, também, para adolescentes e adultos. Já a vacina para a proteção contra a doença meningocócica causada pelo meningococo B é indicada para indivíduos dos dois meses aos 50 anos de idade. Outras formas de prevenção são evitar aglomerações e manter os ambientes ventilados e limpos.

Sintomas e Diagnóstico

Os sinais e sintomas iniciais da doença meningocócica — incluindo febre, irritabilidade, dor de cabeça, perda de apetite, náusea e vômito — podem ser confundidas com outras doenças infecciosas. O paciente pode apresentar manchas arroxeadas na pele, rigidez na nuca e sensibilidade à luz. Após 15 horas, o quadro geralmente evolui para confusão mental, convulsão, sepse e choque, falência múltipla de órgãos e risco de morte. Essa rápida evolução e início abrupto, pode levar ao óbito em menos de 24 a 48 horas. Por isso, a importância da prevenção da doença.

 




Publicado em: 05 de novembro de 2019

Publicado por: Nilsinho Zanchetta - Diretoria de Comunicação da CMA

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Notícias da Câmara

Fique por dentro

Outras Notícias

Câmara Municipal de Araras promove solenidade em comemoração pelo “Dia da Consciência Negra”

21 de novembro de 2019

O Poder Legislativo de Araras promoveu na noite de quinta-feira (21), no Plenário Bruno Moysés Batistela, a cerimônia de homenagem em comemoração pelo “Dia da Consciência Negra”, que foi celebrado...

Leia Mais

Telefone fixo da Câmara Municipal de Araras já está restabelecido

21 de novembro de 2019

  Informamos que o problema técnico no telefone fixo da Câmara Municipal de Araras já foi resolvido pela Central da Telefônica e o mesmo voltou a funcionar normalmente na manhã desta quinta-feira,...

Leia Mais

Pastor José Teixeira dará nome a Praça do Jardim Alto da Colina em Araras

20 de novembro de 2019

A Câmara aprovou por unanimidade, o projeto de lei do vereador Felipe Dezotti Beloto (PL), que denomina de Praça “Pastor José Teixeira”, o Sistema de Lazer nove, do Jardim Alto da Colina, no municí...

Leia Mais

Praça do Jardim Terra Nobre em Araras recebe o nome de Benício Lourenço

20 de novembro de 2019

Os vereadores aprovaram por unanimidade, na última segunda-feira (18), durante a 42ª sessão ordinária, o projeto de lei de autoria da vereadora Deise Aparecida Olimpio de Oliveira (PSC), que denomi...

Leia Mais

Câmara aprova moção de apelo que pede anulação da contratação de plano de saúde dos servidores municipais

20 de novembro de 2019

Foi aprovado por unanimidade, na última segunda-feira (18), durante a 42ª sessão ordinária, a moção de apelo de autoria do vereador Jackson de Jesus (PROS) e assinada por todos os parlamentares, ao...

Leia Mais

Especialistas em tecnologia e contabilidade realizam palestras sobre Governança na Câmara Municipal de Araras

19 de novembro de 2019

Estudantes, munícipes e integrantes do Executivo lotaram a plateia da Câmara Municipal de Araras, na última terça-feira (19), para participar das palestras com o tema “Governança” do Programa de Pl...

Leia Mais