Notícias



Câmara institui a “Semana de Conscientização, Combate e Prevenção à Meningite e Encefalite Viral” em Araras

O projeto visa desenvolver ações de conscientização, orientação e prevenção entre os dias 30 de agosto e 5 de setembro

Publicado por: Nilsinho Zanchetta - Diretoria de Comunicação da CMA


Os vereadores aprovaram por unanimidade, na noite da última segunda-feira (4), o projeto de lei de autoria da vereadora Deise Aparecida Olimpio de Oliveira (PSC), que institui em Araras a “Semana de Conscientização, Combate e Prevenção à Meningite e Encefalite Viral no Município de Araras”.

De acordo com a lei, fica a Secretaria Municipal de Saúde de Araras responsável por promover entre os dias 30 de agosto e 5 de setembro, a distribuição de material informativo da doença, bem como a realização de palestras, seminários e workshops com profissionais que trabalham na área da Saúde de Araras.

Também neste período, as escolas da rede pública e privada deverão realizar inúmeras atividades culturais voltadas à divulgação das causas e das providências a serem tomadas em caso de suspeita das doenças.

A autora da proposta, a vereadora Deise Olímpio explica a importância do projeto. “Este projeto visa desenvolver ações de conscientização, orientação e prevenção sobre a meningite e a encefalite viral no nosso município”, disse.

O que é meningite     

A doença Meningocócica Invasiva (DMI) é causada pela bactéria Neisseria meningitidis, que possui 12 soros de grupos diferentes. Segundo dados do Ministério da Saúde, em 2017, foram notificados 1.052 casos de doença meningocócica no país, sendo que as regiões Sudeste (563 casos) e Sul (215 casos) apresentaram os maiores números de notificações.

A doença meningocócica preocupa, pois pode levar a óbito, em média, uma pessoa a cada oito minutos no mundo morre vítima da doença. Estima-se que há pelo menos 500 mil casos da doença meningocócica por ano no mundo, com um total de 50 mil óbitos anualmente.

Geralmente a doença se manifesta como meningite, que é uma infecção das membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal. Uma outra forma mais grave da doença é uma infecção do sangue, chamada de meningococcemia. Ambas podem ocorrer concomitantemente. 

Prevenção

A vacinação é considerada a forma mais eficaz na prevenção da doença. A vacina para os sorogrupos A, C, W e Y pode ser utilizada a partir dos 2 meses de idade e, também, para adolescentes e adultos. Já a vacina para a proteção contra a doença meningocócica causada pelo meningococo B é indicada para indivíduos dos dois meses aos 50 anos de idade. Outras formas de prevenção são evitar aglomerações e manter os ambientes ventilados e limpos.

Sintomas e Diagnóstico

Os sinais e sintomas iniciais da doença meningocócica — incluindo febre, irritabilidade, dor de cabeça, perda de apetite, náusea e vômito — podem ser confundidas com outras doenças infecciosas. O paciente pode apresentar manchas arroxeadas na pele, rigidez na nuca e sensibilidade à luz. Após 15 horas, o quadro geralmente evolui para confusão mental, convulsão, sepse e choque, falência múltipla de órgãos e risco de morte. Essa rápida evolução e início abrupto, pode levar ao óbito em menos de 24 a 48 horas. Por isso, a importância da prevenção da doença.

 


Publicado em: 05 de novembro de 2019

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Notícias da Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

EMEF Profª Adalgisa participa do projeto Câmara Cidadã

25 de abril de 2024

A Escola Legislativa de Araras “Vereador Dr. Francisco Nucci Neto” recebeu, nesta quarta-feira (24), a visita de 43 alunos do 8º ano da EMEF Profª Adalgisa Perim Balestro Franzini, que participaram...



Novos vereadores da Câmara Jovem são instruídos em capacitação

25 de abril de 2024

Os novos vereadores jovens participaram de uma capacitação na manhã do último sábado (20), na Câmara Municipal de Araras. O objetivo foi instruí-los sobre os deveres do vereador jovem e as funções...



Título Policial Destaque é entregue aos homenageados

24 de abril de 2024

A Câmara Municipal de Araras realizou o Ato Solene de entrega do título “Policial Destaque” nesta segunda-feira (22), durante a 12ª Sessão Ordinária. Os homenageados foram o escrivão de polícia, Na...



Câmara aprova alteração no Conselho Municipal de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra

23 de abril de 2024

Os vereadores aprovaram na 12ª Sessão Ordinária desta segunda-feira (22) o Projeto de Lei nº 191/2023, vindo do Poder Executivo, que altera a redação da lei que criou o Conselho Municipal de Partic...



Câmara autoriza doação de terras para a duplicação da Rodovia Wilson Finardi

23 de abril de 2024

Durante a 12ª Sessão Ordinária, desta segunda-feira (22), os vereadores aprovaram o Projeto de Lei nº 43/2024, que autoriza a doação de áreas de terra ao Departamento de Estradas de Rodagem do Esta...



Aplicação das provas do processo seletivo de estágio ocorreu domingo

22 de abril de 2024

Na manhã do último domingo (21), ocorreu a aplicação das provas do Processo Seletivo de Estágio da Câmara Municipal de Araras, na Escola Estadual Dr. Cesário Coimbra. O gabarito oficial da prova p...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!