Notícias



Abertura do Programa “Avança Araras” reúne autoridades, estudantes e um grande público na plateia da Câmara Municipal

Os palestrantes foram o Defensor Público do Estado de São Paulo Bruno Bortolucci Baghin e o Capitão da PM Hellington Ilgges da Silva
Visualize fotos

Com o tema Cidadania foi aberta na última terça-feira (5) a série de palestras do Programa de Planejamento e Desenvolvimento Participativo denominado “Avança Araras” no Plenário Bruno Moysés Batistela na Câmara Municipal de Araras, conforme projeto de resolução nº 16 de 18 de setembro de 2018, de autoria do vereador Felipe Dezotti Beloto (PL) e aprovado por todos os parlamentares. (Clique aqui e assista)

O Programa “Avança Araras” consiste em debater o rumo da cidade de Araras até 2030 buscando exemplo de boas práticas e soluções para os desafios. No primeiro dia de evento, o palestrante Bruno Bortolucci Baghin discorreu sobre o tema: Cidadania e Direitos Humanos: O Papel do Poder Público e do Indivíduo na Defesa dos Mais Vulneráveis.

Natural de Araras-SP e atualmente residindo em Marilia-SP, Baghin é Defensor Público do Estado de São Paulo, ex-membro do Núcleo de Defesa da Diversidade e da Igualdade Racial da Defensoria Pública do Estado, Professor de Direito Penal e Processual Penal e Graduado em Direito pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP-Campus Franca). O ararense é especialista em Ciências Penais e Direito Constitucional, além de Mestre em Ciência Jurídica pela Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP).

O outro palestrante foi o Capitão da Polícia Militar do Estado de São Paulo, Hellington Ilgges da Silva, que falou sobre: Cidadania Sob a Ótica da Polícia Militar do Estado de São Paulo. Natural de Araras-SP, o Capitão Ilgges é Comandante da 2ª Companhia da PM de Araras. Bacharel em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública pela Academia do Barro Branco de São Paulo, também Bacharel em Ciências Jurídicas pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Foi Comandante de Pelotão do 1º Batalhão de Polícia de Choque Tobias de Aguiar – Rota -, em São Paulo e comandante da Força Tática e do Comando da Força de Patrulha em Rio Claro-SP, além de instrutor de procedimentos operacionais.

O vereador Felipe Dezotti Beloto (PL) e autor do Programa “Avança Araras” foi quem presidiu a cerimônia e destacou a importância do Poder Público em se preocupar com o futuro da cidade. “Para quem não sabe para onde vai, qualquer caminho serve e hoje começamos a discutir possíveis caminhos para o desenvolvimento sustentável de Araras. O objetivo deste trabalho é valorizar o ser humano e para isso temos que discutir políticas públicas voltadas nas áreas de segurança, saúde, educação, cultura, esporte, turismo, acessibilidade entre outras, tudo isso faz parte de uma gestão de uma cidade, isso gera um modelo de comportamento que deve ser aplicado ao longo do tempo pelo poder público, iniciativa privada e entidades não governamentais. Todos têm que trabalhar em conjunto, o poder público sozinho não consegue nada, todos têm que falar a mesma língua, esse é o nosso objetivo com o “Avança Araras”. O tema cidadania foi muito bem explanado pelos colegas palestrantes no primeiro dia do evento”, disse Felipe.

Para o Defensor Público, Bruno Bortolucci Baghin, todo o cidadão tem a prerrogativa de exigir seus direitos. “Cidadania é ter direito e ter acesso a esse direito, todo o cidadão deve lutar por isso, inclusive buscando mecanismos adequados, por isso, a importância de sabermos quais são os nossos direitos seja pela Lei Orgânica do Município, pela Constituição ou conhecendo as leis, enfim, temos que conhecer o papel das instituições e ferramentas que garantem que esses direitos serão respeitados”, discursa.

O Capitão da Polícia Militar do Estado de São Paulo, Hellington Ilgges da Silva falou da importância do PROERD - Programa Educacional de Resistência as Drogas e Violência - na vida dos jovens. “A palavra democratização é fundamental na nossa sociedade, o papel da Polícia militar é ajudar o próximo, por isso, quero aqui destacar a importância do PROERD na vida dos jovens, o qual tem o objetivo de levar cidadania, respeito, amor e amizade aos estudantes das escolas municipais, estaduais e particulares, destacando que a droga é maléfica, que a criança tem que ficar longe das drogas, por isso, a Polícia Militar, a escola e a família precisam caminhar juntos nesse propósito. Aqui em Araras mais de 30 mil jovens foram formados pelo PROERD”, disse.

O Secretário da Administração Municipal, Marcos Antônio Ferezini, a Secretaria Municipal de Assistência Social, Marilda Fachini, a Presidente da ALARA – Associação Laço Rosa de Araras -, Rosa Maria Scanavini e Presidente do Conselho da Mulher, Peróla Monteiro Quintiliano também participaram da cerimônia.

No final das palestras, o público interagiu com o vereador Felipe Dezotti Beloto e com os palestrantes, fizeram perguntas, reflexões e apontaram conjuntamente diretrizes para nortear políticas públicas da cidade a médio e longo prazo. Os participantes interessados receberão certificados digitais.

Vale ressaltar que no final do Programa “Avança Araras” será produzido um relatório pela Câmara Municipal de Araras com todas as diretrizes apresentadas nos eventos, que será entregue ao Poder Executivo com o objetivo de colaborar com um planejamento estratégico de gestão pública, visando um desenvolvimento sustentável para a cidade até 2030.

O primeiro dia de evento foi transmitido ao vivo pela TV Câmara no canal 4 da NET, no site, Facebook e Youtube da Câmara Municipal, onde o vídeo segue na íntegra para visualização (clique aqui e assista). As demais palestras também serão transmitidas ao vivo. Abaixo segue a sequência da programação com data, horário e os temas das palestras.

Programação “Avança Araras”:

DIA 12/11/2019 – 8h30 ÀS 12h

EIXO: PLANEJAMENTO URBANO

Palestrantes:

ESTER APARECIDA VIANA - “Planejamento Urbano e Governança”

Ex-Diretora Executiva da Agência Metropolitana de Campinas; Assistente Social, Secretária Municipal de Ação Regional em Campinas, Diretora de Promoção Social em Campinas, participou da elaboração dos planos diretores de Pirassununga e Louveira, foi vereadora em Campinas de 1997 a 2000, entre outras atribuições.

VANESSA G. BELLO FIGUEIREDO – “Planejamento Urbano no Século 21”

Arquiteta e urbanista, doutora e mestre em planejamento urbano e regional pela FAU/USP (Universidade de São Paulo). Docente na PUCC (Pontifícia Universidade Católica) de Campinas, conselheira CAU (Conselho de Arquitetura e Urbanismo) de São Paulo, coordenadora do Comitê Científico Nacional de Paisagens Culturais e do Núcleo São Paulo do ICOMOS – Internacional Council on Monuments and Sites. Parecerista ad hoc da Fapesp, foi subprefeita de Paranapiacaba e Área de Mananciais de Santo André/SP, entre outras atribuições.

19/11/2019 – 13H30 ÀS 17H

EIXO:  GOVERNANÇA

Palestrantes:

ADÃO LOPES – “Tecnologia em Prol da Governança nos Municípios”

Mestre em Tecnologia – Master Systèmes de dInformation et dOrganisation Specialitè – Universitè Pierre Mendes – França, com pós graduação pela FUNDACE/USP – Ribeirão Preto, em tecnologia e negócios eletrônicos, além de especialização pela Unicamp em orientação a objetos. Graduado em Administração de Empresas com ênfase em Análise de Sistemas, CEO e Fundador da Varitus Brasil, serviços de emissão, captura e gestão de documentos eletrônicos, entre outras atribuições.

MARCELO FERREIRA DA SILVA – “Governança Municipal”

Mestre em Controladoria e Contabilidade pela FEA-RP/USP, graduado em Ciências Contábeis pela Universidade de São Paulo. Contador em uma Câmara Municipal no interior do estado de São Paulo.  Atua como professor nas disciplinas de Contabilidade e Finanças dos cursos de Graduação de Núcleo de Negócios da FHO – Centro Universitário da Fundação Hermínio Ometto.

PARTICIPAÇÃO ESPECIAL – Professor Mestre Fernando da Silva Pereira, Coordenador do Curso de Ciências Econômicas da FHO – Fundação Hermínio Ometto.

26/11/2019 – 13H30 ÀS 17H

EIXO: MEIO AMBIENTE

Palestrantes:

ELIANA CARDOSO LEITE –  “Florestas Urbanas no Contexto do Meio Ambiente”

Graduada em Biologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – Unesp, e mestre em Biologia Vegetal pela Universidade Estadual de Campinas – Unicamp. É doutora em Biologia Vegetal pela Unicamp e parecerista da Sociedade de Investigações Florestais, professora adjunta da Universidade Federal de São Carlos – Sorocaba. Tem experiência na área de Ecologia, com ênfase em Ecologia de Ecossistemas, atuando principalmente nos temas: conservação da natureza, conservação e recuperação da biodiversidade florestal, unidades de conservação, mata atlântica, mata ciliar e floresta estacional.

LUCÉLIA SARTORI – “Cidades Sustentáveis – Desafios dos Municípios Brasileiros no Século 21”

Bacharel em Direito pela UNISO – Universidade de Sorocaba, com diversos cursos na área ambiental pela Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) e DNPM (Departamento Nacional de Proteção Mineral). Atua como perita em crimes ambientais há 14 anos e na condução de processos de licenciamentos ambientais de todos os tipos.

27/11/2019 – 13H30 ÀS 17H

EIXO: DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO

Palestrantes:

RICARDO BUSO – “Papel do Município no Desenvolvimento Econômico Local”

Economista, pós-graduado em Administração de Marketing, pelo ISCA (Instituto de Ciências Aplicadas) de Limeira/SP. Atuante em projeções e cenários macroeconômicos, também com experiência em acompanhamento de mercados de capitais. Articulista e comentarista convidado de jornais locais e de circulação regional e nacional, comentarista convidado de programas em emissoras de rádio, voluntário em clubes de serviço e organizações filantrópicas.

SIDNEI DE CARIA JÚNIOR – “Determinantes do Desenvolvimento Socioeconômico: teoria e prática”

Graduado em Ciências Econômicas pelo Centro de Ciências Sociais e Aplicadas da Universidade Presbiteriana Mackenzie (2012). Mestre em Economia pela Universidade Estadual Paulista - UNESP com bolsa da CAPES. Possui experiência com estudos econométricos setoriais e atualmente atua na área de Inovação, Competitividade Internacional, Mudança Econômica e Defasagem Tecnológica. É pesquisador do Grupo de Economia Industrial e Inovação da Universidade Estadual Paulista (GEEIN). Professor em tempo integral da graduação em Ciências Econômicas da FHO- Fundação Hermínio Ometto, coordena o Centro de Estudos e Pesquisas Econômicas (CEPE).

PARTICIPAÇÃO ESPECIAL – Professor Mestre Fernando da Silva Pereira, Coordenador do Curso de Ciências Econômicas da FHO – Fundação Hermínio Ometto. 

 




Publicado em: 05 de novembro de 2019

Publicado por: Nilsinho Zanchetta - Diretoria de Comunicação da CMA

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Notícias da Câmara

Fique por dentro

Outras Notícias

Pastor José Teixeira dará nome a Praça do Jardim Alto da Colina em Araras

20 de novembro de 2019

A Câmara aprovou por unanimidade, o projeto de lei do vereador Felipe Dezotti Beloto (PL), que denomina de Praça “Pastor José Teixeira”, o Sistema de Lazer nove, do Jardim Alto da Colina, no municí...

Leia Mais

Praça do Jardim Terra Nobre em Araras recebe o nome de Benício Lourenço

20 de novembro de 2019

Os vereadores aprovaram por unanimidade, na última segunda-feira (18), durante a 42ª sessão ordinária, o projeto de lei de autoria da vereadora Deise Aparecida Olimpio de Oliveira (PSC), que denomi...

Leia Mais

Câmara aprova moção de apelo que pede anulação da contratação de plano de saúde dos servidores municipais

20 de novembro de 2019

Foi aprovado por unanimidade, na última segunda-feira (18), durante a 42ª sessão ordinária, a moção de apelo de autoria do vereador Jackson de Jesus (PROS) e assinada por todos os parlamentares, ao...

Leia Mais

Especialistas em tecnologia e contabilidade realizam palestras sobre Governança na Câmara Municipal de Araras

19 de novembro de 2019

Estudantes, munícipes e integrantes do Executivo lotaram a plateia da Câmara Municipal de Araras, na última terça-feira (19), para participar das palestras com o tema “Governança” do Programa de Pl...

Leia Mais

Câmara de Araras aprova em 2º turno a Lei Orçamentária Anual – LOA – para o exercício de 2020

19 de novembro de 2019

Os vereadores aprovaram por unanimidade em 2º turno, durante a 42ª sessão ordinária, na última segunda-feira (18), o projeto de Lei Orçamentária Anual - LOA - do Executivo Municipal que estima a re...

Leia Mais

Câmara Municipal de Araras está temporariamente sem telefone fixo

19 de novembro de 2019

Informamos que em razão de problemas técnicos na Central da Telefônica, a Câmara Municipal de Araras, está temporariamente sem telefone fixo. O problema já está sendo solucionado e o serviço dever...

Leia Mais