Homenagem da Câmara Municipal aos profissionais da saúde de Araras!

Notícias



Planejamento Urbano foi tema de debate do Programa “Avança Araras” na Câmara Municipal

O evento contou com as palestrantes Ester Aparecida Viana e Dra. Vanessa Bello Figueiredo
Visualize fotos

Dando sequência nas palestras do Programa de Planejamento e Desenvolvimento Participativo “Avança Araras”, que tem como finalidade propor debates projetando a cidade até 2030, a Câmara promoveu na manhã de terça-feira (12), no Plenário Bruno Moysés Batistela, palestras sobre Planejamento Urbano com as especialistas na área, Ester Aparecida Viana, Ex-Diretora Executiva da Agência Metropolitana de Campinas e ex-vereadora de Campinas e com a mestre e doutora em Planejamento Urbano, Dra. Vanessa Bello Figueiredo.

O evento foi presidido pelo autor do projeto de resolução nº 16 de 18 de setembro de 2018, o vereador Felipe Dezotti Beloto (PL) e contou com a presença de autoridades, representantes do Executivo e de um grande público na plateia, que ao final da cerimônia interagiu com o parlamentar e as palestrantes. Os interessados irão receber um certificado digital do Poder Legislativo de Araras sobre as palestras.

A Assistente Social, Ex-Diretora Executiva da Agência Metropolitana de Campinas e ex-vereadora de Campinas, Ester Aparecida Viana falou sobre “Planejamento Urbano e Governança”. “É importante projetar o futuro, isso já fazemos no nosso dia-dia e uma cidade também precisa pensar lá na frente e tem instrumentos para isso, especialmente nas áreas de mobilidade urbana e resíduos sólidos. Sugiro um planejamento de forma regionalizada dentro da cidade e políticas públicas com a criação de um conselho administrativo com visão de futuro”, discursa.

Ester Aparecida Viana tem uma vasta experiência na vida pública, é formada em Assistente Social, sendo Secretária Municipal de Ação Regional em Campinas e Diretora de Promoção Social também em Campinas. Na sua trajetória profissional, possui ainda participação na elaboração dos projetos de Plano Diretor das cidades de Pirassununga e Louveira, além de ter sido vereadora em Campinas e Diretora Executiva da Agência Metropolitana de Campinas.

A também palestrante, formada em Arquitetura e Urbanismo, mestre e doutora em planejamento urbano, Dra. Vanessa Bello Figueiredo, falou sobre o “Planejamento Urbano no Século 21”. “Temos que pensar globalmente e agir localmente. A criação de um plano diretor atrelado com o uso de ocupação e parcelamento do solo dará um norte para o desenvolvimento de uma cidade sustentável. O desenho da mobilidade tem que estar no plano diretor, a municipalidade precisa reivindicar a aplicação deste plano. O futuro se faz agora, os governantes precisam entender que políticas públicas de mobilidade urbana, habitação e meio ambiente precisam começar imediatamente, sempre projetando o futuro”, explica.

Vanessa Bello Figueiredo é especialista em arquitetura e urbanismo, mestre e doutora em Planejamento Urbano e Regional pela USP (Universidade de São Paulo) e atua como docente na PUCC (Pontifícia Universidade Católica) de Campinas, integra o Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo e foi Subprefeita de Paranapiacaba em Santo André-SP, na grande São Paulo.

O vereador Felipe Dezotti Beloto elogiou o discurso das palestrantes e ressaltou que todos os presentes receberam uma aula sobre Planejamento Urbano. “Nós tivemos o privilégio de receber essas duas brilhantes palestrantes que nos deram uma verdadeira aula sobre o tema. De fato, precisamos pensar no futuro com responsabilidade e o nosso município precisa ser restruturado, traçar um plano a longo prazo, isso é fundamental. A municipalidade organizada precisa entender que estamos num processo democrático e isso é importante para que políticas públicas de interesse da população sejam colocadas em prática”, disse.  

O evento foi transmitido ao vivo pela TV Câmara no canal 4 da NET, no site, Facebook e Youtube da Câmara Municipal de Araras e o vídeo segue disponível na íntegra para quem quiser acompanhar, basta clicar aqui.

Durante o evento, o vereador Felipe Beloto ratificou que ao final do Programa “Avança Araras” será produzido um relatório pela Câmara Municipal de Araras com todas as diretrizes debatidas nas palestras, o qual será entregue ao Poder Executivo com o objetivo de colaborar com um planejamento estratégico de gestão pública para a cidade de Araras nos próximos 11 anos.

Na próxima terça-feira (19), às 13h30, o tema a ser abordado no Programa “Avança Araras” será “Governança” com o empresário e mestre em tecnologia, Adão Lopes, que discorrerá sobre “Tecnologia em Prol da Governança nos Municípios”. Também haverá palestra com o mestre em controladoria e contabilidade, Marcelo Ferreira da Silva, que falará sobre “Governança Municipal”. O Professor e Coordenador do Curso de Ciências Econômicas da FHO/UNIARARAS, Fernando da Silva Pereira, confirmou presença no evento.

 

 




Publicado em: 12 de novembro de 2019

Publicado por: Nilsinho Zanchetta - Diretoria de Comunicação da CMA

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Notícias da Câmara

Fique por dentro

Outras Notícias

Câmara Municipal de Araras estabelece novas regras para retomada gradual de funcionamento

01 de junho de 2020

O presidente da Câmara Municipal de Araras, o vereador Carlos Alberto Jacovetti (REDE), divulgou um ato na tarde de segunda-feira (01), estabelecendo novos procedimentos, condições e diretrizes par...

Leia Mais

Câmara aprova dispensa de apreciação e votação de requerimentos direcionados ao prefeito municipal

27 de maio de 2020

Na 16ª sessão ordinária realizada na última terça-feira (26), os vereadores aprovaram por 10 votos favoráveis e um contrário do presidente da Câmara, o vereador Carlos Alberto Jacovetti (REDE), o p...

Leia Mais

Câmara aprova sessão de cinema para pessoas com autismo em Araras

27 de maio de 2020

Os vereadores aprovaram por unanimidade na 16ª sessão ordinária, na última terça-feira (26), o projeto de lei de autoria da vereadora Regina Noêmia Geromel Corrochel (PTB) que prevê nas salas de ci...

Leia Mais

Tonin Superatacado recebe homenagem da Câmara de Araras pela doação de 250 cestas básicas ao FUSS

22 de maio de 2020

A Câmara Municipal de Araras aprovou por unanimidade, na 13ª sessão ordinária, no último dia 4 de maio, uma moção de congratulações de autoria do vereador, Romildo Benedito Borelli – Baiano da Farm...

Leia Mais

Antecipação do feriado de 9 de julho adia sessão ordinária para terça-feira (26) em Araras

22 de maio de 2020

A 16ª sessão ordinária que seria na segunda-feira, 25 de maio, foi adiada para terça-feira, dia 26 de maio, às 19h, no Plenário Bruno Moysés Batistela, na Câmara Municipal de Araras. A mudança da...

Leia Mais

Ações da Secretaria Municipal da Saúde e de combate ao novo coronavírus foram temas da Tribuna Livre da sessão

19 de maio de 2020

O Secretário Municipal da Saúde de Araras, o médico Dr. Itacil Luiz Zurita Filho, ocupou a Tribuna Livre da Câmara, na noite da última segunda-feira (18), e discorreu sobre o trabalho da Pasta e as...

Leia Mais