Homenagem da Câmara Municipal aos profissionais da saúde de Araras!

Notícias



Napoleão Delbem recebe a cidadania ararense em cerimônia na Câmara Municipal de Araras

O Araçatubense, Napoleão Delbem, recebeu a comenda do vereador Jackson de Jesus (PROS)
Visualize fotos

O aposentado Napoleão Delbem recebeu a outorga de título de cidadão ararense por indicação do vereador Jackson de Jesus (PROS), na última sexta-feira (13), em cerimônia realizada na Câmara Municipal de Araras.

A parlamentar Regina Noêmia Geromel Corrochel (PTB) foi quem presidiu a sessão solene, que contou com a presença do Prefeito Municipal de Araras, Rubens Franco Junior (DEM), dos irmãos do homenageado, Leonardo da Vince Delbem e Maria Inez Delbem, das filhas Valéria Conte Delbem e Danielle Conte Delbem e da ex-esposa, Rose Conte Delbem, além de demais parentes e amigos.

Napoleão Delbem chegou em Araras com três anos de idade, no ano de 1946, vindo da cidade de Araçatuba-SP. “Esse título de cidadão ararense, dentre as honrarias, é a maior que o município pode oferecer, sinta-se um privilegiado com essa homenagem, o senhor é um homem muito honrado e merecedor desse título”, disse o proponente da comenda, o vereador Jackson de Jesus.

Napoleão Delbem, agradeceu a homenagem e disse que sempre se sentiu um ararense. “Quero agradecer o vereador Jackson de Jesus que está me propondo essa outorga e todos os demais vereadores que aprovaram esse título. Estou muito feliz e agora posso dizer que sou ararense de papel passado, pois eu sempre me considerei um ararense, cheguei aqui muito criança, com três anos de idade, em 1946, de lá para cá, acompanhei o crescimento e a evolução da cidade”, disse.

A vereadora Regina Noêmia Geromel Corrochel parabenizou o vereador Jackson de Jesus pela indicação e elogiou a trajetória de vida do homenageado. “Este título de cidadania ararense se reveste de agradecimento e reconhecimento de todos nós vereadores ao senhor Napoleão Delbem que sempre foi um homem muito trabalhador. Aqui em Araras constituiu sua família e é um voluntário atuante na recuperação de pessoas que sofrem com o alcoolismo”, discursa.

O Prefeito Rubens Franco Junior (DEM), disse que o senhor Napoleão Delbem é um homem honrado e merecedor da homenagem. “Eu sempre achei que o Napoleão Delbem fosse nascido aqui em Araras, pois, eu o conheço desde criança, nossas famílias cresceram juntas, na Rua 13 de Maio, no Centro aqui de Araras. Ele é o tipo da pessoa que merece esse título de cidadão ararense, é um homem lutador, vitorioso e um exemplo de pessoa para todos nós, eu como Prefeito, estou muito feliz em participar deste grande evento nesta noite”, discursa.

Napoleão Delbem está aposentado, porém, ainda trabalha na confecção de doces caseiros e há mais de 30 anos atua como voluntário na recuperação de pessoas que sofrem com a doença do alcoolismo.

Trajetória de Napoleão Delbem

A família de Napoleão Delbem é de Barbacena-MG, onde tinha uma fábrica de doces caseiros. Filho de Irio Dário Delbem e Celsina Honório Delbem, o casal deixou o interior mineiro para morar em Araçatuba-SP, cidade onde nasceu Napoleão Delbem, no dia 18 de março de 1943.

Três anos mais tarde, em 1946, a família veio à Araras visitar a Mariquinha, irmã de Irio Dalbem, tia de Napoleão, que também tinha uma fábrica de doces caseiros na Rua Sofia Delamain, no bairro Belvedere. Vislumbrando uma oportunidade de comércio, Irio Delbem entrou como sócio e mudou-se com a família para Araras.

Mais tarde, Irio Delbem assumiu o Bar do Clube Ararense. Com 11 anos de idade, Napoleão, então, passou a ajudar o pai no bar. Alguns anos depois, a família adquiriu o antigo Bar Palácio, que ficava na Praça Barão de Araras, onde hoje se localiza a agência do Banco Itaú. Na época, o bar era uma espécie de rodoviária, no local havia embarque e desembarque de passageiros de ônibus intermunicipais.  

Paralelo ao trabalho no comércio, Napoleão Delbem foi jogador de futebol, atuou como zagueiro no Campeonato Amador de Araras, defendendo as equipes do Esporte Clube Circulista, Fazenda Santa Cruz, Usina São João, ACD, Comercial, São Benedito e por último, o time da Vila Dona Rosa.

Estudou nas escolas Justiniano, Cesário Coimbra e Escola de Comércio, onde formou-se em técnico em contabilidade.

 

  




Publicado em: 16 de dezembro de 2019

Publicado por: Nilsinho Zanchetta - Diretoria de Comunicação da CMA

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Notícias da Câmara

Fique por dentro

Outras Notícias

Câmara aprova dispensa de apreciação e votação de requerimentos direcionados ao prefeito municipal

27 de maio de 2020

Na 16ª sessão ordinária realizada na última terça-feira (26), os vereadores aprovaram por 10 votos favoráveis e um contrário do presidente da Câmara, o vereador Carlos Alberto Jacovetti (REDE), o p...

Leia Mais

Câmara aprova sessão de cinema para pessoas com autismo em Araras

27 de maio de 2020

Os vereadores aprovaram por unanimidade na 16ª sessão ordinária, na última terça-feira (26), o projeto de lei de autoria da vereadora Regina Noêmia Geromel Corrochel (PTB) que prevê nas salas de ci...

Leia Mais

Tonin Superatacado recebe homenagem da Câmara de Araras pela doação de 250 cestas básicas ao FUSS

22 de maio de 2020

A Câmara Municipal de Araras aprovou por unanimidade, na 13ª sessão ordinária, no último dia 4 de maio, uma moção de congratulações de autoria do vereador, Romildo Benedito Borelli – Baiano da Farm...

Leia Mais

Antecipação do feriado de 9 de julho adia sessão ordinária para terça-feira (26) em Araras

22 de maio de 2020

A 16ª sessão ordinária que seria na segunda-feira, 25 de maio, foi adiada para terça-feira, dia 26 de maio, às 19h, no Plenário Bruno Moysés Batistela, na Câmara Municipal de Araras. A mudança da...

Leia Mais

Ações da Secretaria Municipal da Saúde e de combate ao novo coronavírus foram temas da Tribuna Livre da sessão

19 de maio de 2020

O Secretário Municipal da Saúde de Araras, o médico Dr. Itacil Luiz Zurita Filho, ocupou a Tribuna Livre da Câmara, na noite da última segunda-feira (18), e discorreu sobre o trabalho da Pasta e as...

Leia Mais

Moção de Apelo aprovada na Câmara cobra a retomada dos recursos da alimentação aos alunos da Rede Estadual de ensino

12 de maio de 2020

Os vereadores da Câmara Municipal de Araras aprovaram por unanimidade na última segunda-feira (11), uma Moção de Apelo que será encaminhada ao Governo do Estado, à Presidência da Assembleia Legisla...

Leia Mais