Augusto Cincinato de Almeida Lima



Imagem do vereador

Augusto Cincinato de Almeida Lima

BIOGRAFIA

Conforme levantamento realizado em livros de Atas do Legislativo Ararense, a primeira eleição para vereadores foi realizada no dia 7 de setembro de 1872, data do cinquentenário da Independência do Brasil. De acordo com os registros, o primeiro presidente da Câmara Municipal de Araras foi Augusto Cincinato de Almeida Lima com posse no dia 7 de janeiro 1873, nesta sessão camarária fui instituído um Juiz de Paz, que competia fazer as conciliações, processar o julgar as causas cíveis, processar e julgar as infrações de posturas municipais, conceder fianças provisórias, obrigar a assinar termo de segurança ou de bem viver.

No mês de novembro, em seu mandato de presidente, em sessão camarária no mês de novembro, resolveu que fosse criado o Mercado Municipal e instituiu o cargo de inspetor de mercado. 

Pela organização municipal do Império, inicialmente as funções executivas eram exercidas pelo presidente da Câmara. O termo "prefeito" só passou a ser usado a partir da proclamação da República em 1889. Presidente: período de 1873 a 1875. 

Segundo dados históricos, até meados de 1880 a Câmara funcionou em um prédio da Rua dos Lacerda (entre as casas de Bento Lacerda Guimarães - Barão de Araras e José Lacerda Guimarães - Barão de Arary).




Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!