Antonio Lacerda Franco



Imagem do vereador

Antonio Lacerda Franco

BIOGRAFIA

Antônio de Lacerda Franco nasceu em Itatiba, 13 de junho de 1853, São Paulo, foi um político brasileiro, tendo sido senador da república entre 1924 a 1930. Filho do Bento Lacerda Guimarães( barão de Araras) e de sua prima Manuela Assis de Cássia Franco.

Transferindo-se muito jovem para Araras, aí se dedicou à agricultura e à política local. Ardoroso defensor das idéias republicanas fundou nessa cidade, o Partido Republicano, sendo eleito vereador e presidente da Câmara Municipal  empossado em 7 de janeiro de 1881, aos 27 anos, compondo a 3ª Legislatura Municipal (5 meses para completar 28).

Logo após proclamada a República veio para a capital paulista e fez parte da Comissão Permanente do Partido a que se filiara definitivamente.

Eleito senador estadual em 1892, conservou-se nesse posto por longos anos, só o deixando quando eleito para a senadoria federal. Fora da política agiu sempre com grande eficiência, fundando e presidindo o Banco União, a Companhia Telefônica Brasileira e cooperando para a fundação da Escola de Comércio Alvares Penteado e do Conservatório Dramático e Musical. Presidiu ainda várias companhias industriais e dirigiu o "Correio Paulistano". À Santa Casa de Misericórdia prestou notáveis serviços como mesário, escrivão e provedor, cargos que desempenhou sucessivamente desde 1894 até os últimos dias de sua vida.




Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!