Luiz Narciso Gomes



Imagem do vereador

Luiz Narciso Gomes

BIOGRAFIA

Dr. Luiz Narciso Gomes nasceu em 1.857, na Bahia. Estabeleceu-se ainda jovem em Araras-SP. Casado com a filha de italianos, D. Carolina, com ela teve 13 filhos. Como médico, não fazia distinção entre ricos e pobres, com estes praticando a caridade, merecendo a denominação de “Pai da Pobreza”. No atendimento, não tinha dia, noite e hora.

 

Dr. Luiz Narciso Gomes teve a iniciativa de propor a fundação da Santa Casa de Misericórdia, rejeitando a ideia de que lhe fosse dado o nome ao Hospital, sugerindo que fosse denominado de Hospital São Luiz, o que foi feito.

Dedicou-se muito à colônia italiana, que, em reconhecimento, lhe fez a doação da residência em que morava, até então alugada. Pouco tempo teve para frequentar a sociedade de Araras, não obstante muitas vezes fosse convidado para assistir ao teatro, saraus artísticos, casamento, reuniões familiares.

Nas poucas vezes que pode ir, chegou a abandonar o recinto para atendimento dos enfermos.

Aos 50 anos, Dr. Narciso Gomes ingressou no PRP (Partido Republicano Paulista). A carreira de político começou a ganhar força quando foi eleito vereador em 1910. Alguns meses depois, ocupou o cargo de vice-presidente da Câmara Municipal, e em 1912, ocupou o cargo de presidente da casa. Reeleito em 1915, ficou como presidente da Câmara por 15 anos.

Em 1919, foi eleito deputado estadual ocupando o posto na Assembleia por dois anos. Em 1922, atingiu o cargo máximo no governo do município, o de prefeito de Araras. Faleceu no dia 24 de agosto de 1923, aos 65 anos de idade, vítima de uma gripe pneumônica que contraiu de um paciente. O último parente vivo da família Gomes, a filha Leila, faleceu aos 92 anos, em fevereiro de 1999.




Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!