Pressione Esc para fechar o menu.

Notícias

Anete visita delegada responsável pela DDM


A vereadora Anete Monteiro dos Santos Casagrande visitou na manhã dessa segunda-feira, dia 23, a nova delegada de Araras, Amanda Galviano Vieira de Matos, que assumiu o comando da Delegacia de Defesa da Mulher (DDM).

Na oportunidade, Amanda comentou sobre o trabalho que pretende desenvolver no município. A vereadora Anete, preocupada com o tema, irá propor nos próximos dias a criação da Procuradoria Especial da Mulher no âmbito da Câmara Municipal de Araras, que tem o objetivo de receber e encaminhar denúncias de violência e discriminação, monitorar e acompanhar a execução de programas voltados às mulheres, fiscalizar a execução de políticas públicas no âmbito executivo, legislativo e judiciário, produzir relatórios, realizar campanhas, entre outras atividades, que certamente contribuirão com esse novo momento em defesa das mulheres no município de Araras.

Outra ação da vereadora é o insistente pedido para que a Prefeitura Municipal viabilize a implantação da “Casa Abrigo para mulheres vítimas de violência”, a qual tem a finalidade de acolher e a orientar social, psicológica e juridicamente as mulheres vítimas de qualquer espécie de violência, em especial a doméstica e a sexual. Esse pedido é feito por Anete desde 2009, época em que substituiu por 30 dias o ex-vereador Irineu Norival Maretto, pauta essa que foi retomada em 2014.

“Acredito que seja possível fazer um incisivo trabalho entre a Câmara Municipal, a Prefeitura e a DDM para que as mulheres de nossa cidade recebam todo suporte necessário”, destaca Anete.

 

Histórico da delegada

 

É nascida em Ituverava/SP, região de Ribeirão Preto. Formou-se pela Faculdade de Direito de Franca/SP e trabalhou naquela cidade como escrivã da Polícia Civil, onde exerceu a atividade por um curto período de tempo. Atuou também como plantonista no 64º Distrito Policial da zona leste de São Paulo/SP, região da 7ª Seccional de Itaquera.

Antes de ser designada para Araras, fato em que se deu em 6 de junho, Amanda chefiava, até então, a Polícia Civil de Iracemápolis.  A cidade de Araras estava há 10 anos sem uma delegada específica para o atendimento às mulheres. A vinda de Amanda se concretizou após convite feito pelo delegado titular de Araras, Sydney Sully Urbach, e pelo delegado da Seccional de Limeira, Miguel Wil Cornacchioni Escrivão.

 

A DDM em Araras

 

A DDM funcionava em um prédio único na Rua Senador Lacerda Franco, no Centro, mas há cerca de cinco anos o serviço foi integrado no prédio da Delegacia Participativa, no Jardim São João, hoje Central de Polícia Judiciária. A DDM passará a funcionar agora no antigo prédio do 1º Distrito Policial, que fica na Rua Tiradentes, no Centro.

O Governo do Estado reformou e equipou o distrito, destinou uma delegada para o município e a Prefeitura contratou quatro estagiárias do curso de direito do Centro Universitário de Araras “Dr. Edmundo Ulson”, o UNAR, para realizar um atendimento exclusivo, feito de mulher para mulher.

A DDM irá fazer um atendimento especializado e separado para as mulheres vítimas de violência doméstica e sexual, como era oferecido até a unidade ser desativada em Araras, em 2008.

Além disso, a nova unidade expande o seu atendimento aos jovens e idosos que foram vítimas de maus tratos. Em Araras, de acordo com levantamentos da Polícia Civil de Araras, um terço das ocorrências envolvem violência contra a mulher.

 

Legenda: Dra. Amanda e Anete durante reunião na manhã de hoje

Crédito Texto e Foto: Thiago Marquezin – Assessor da vereadora

 


Publicado em: 23 de junho de 2014

Publicado por: Imprensa

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Notícias da Câmara

Outras Notícias

Fique por dentro

O presidente do Parlamento Metropolitano de Piracicaba (PMP), Rodrigo Soares (MDB), integrantes da Mesa Diretora eleita para o biênio 2025-2026 e demais membros do PMP tomam posse nesta quarta-feir...

Leia Mais

Na noite de segunda-feira (28), a Câmara Municipal realizou a 13ª Sessão Ordinária de 2025, que foi online, devido ao andamento da reforma do Plenário “Vereador Bruno Moysés Batistela”. Diversos as...

Leia Mais

Na 13ª Sessão Ordinária, realizada remotamente na segunda-feira (28), foi aprovado o Projeto de Lei nº 21/2025, de autoria do vereador Gustavo Brambilla (PSD). É instituída a Semana Municipal da De...

Leia Mais

Os vereadores Marluce Lima (PL), Ana Júlia Casagrande (PSD) e Mário Corrochel Neto – Bonezinho (PP), que compõem a Comissão Temporária de Assuntos Relevantes (CAR) sobre a retirada do prêmio de ass...

Leia Mais

O Plenário “Vereador Bruno Moysés Batistela” está passando por reformas para oferecer adequações ao público. Por este motivo, a 13ª Sessão Ordinária, desta segunda-feira (28), será online, assim co...

Leia Mais

A Câmara Municipal de Araras entregou o Título de Cidadão Ararense ao juiz Rodrigo Peres Servidone Nagase, em sessão solene realizada na noite de sexta-feira (25), no Centro Cultural “Leny de Olive...

Leia Mais